gbranquinho Publicado Setembro 27, 2004 Publicado Setembro 27, 2004 após ter procurado varias soluções para ter mais luz no meu aqua decidi fazer eu próprio. como o resultado ultrapassou as minhas expectativas vou partilhar com os respantes participantes do forum 1 calha da "iboco" (pode ser da legrand ) com 4 cms de altura e 4cms de largura duas lampadas T5 da osram ou philips muito baratas 4 euros cada 1 balastro electrónico 2x39w para lampadas T5 compra-se em qualquer loja de mat. electrico eu arranjo a preços convidativos ( 25 euros ) 4 suportes para as respectivas lampadas compra-se na SIME não sei o preço pois a mim foram-me oferecidos fio 1mm ou de 0,5mm cabo 3x1 mm e voilá é só montar segue-se o esquema de ligação que vem no balastro mete-se tudo na calha e temos uma calha de 2 lampadas de 39w ou duas calhas de uma lampada cada de 39w sugiro esta ultima para poder ter a luz espalhada pelo aqua vou por aqui uma foto do resultado final se tiverm duvidas mandem por mp p.s eu só sei que com 35 euros tenho iluminação igual á que é vendida nas lojas por 170 euros Citar
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 28, 2004 Publicado: Setembro 28, 2004 Olá boas. Parabéns. :D Se puderes, coloca uma fotografia com as lâmpadas já colocadas no aquário, para que possamos ter uma ideia geral de como fica e de como é feita a colocação no mesmo. Obrigado pela ideia. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
paulo duarte Publicado: Setembro 29, 2004 Publicado: Setembro 29, 2004 Parece-me uma boa ideia. Só falta mesmo uma foto da calha já montada Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
jonas63 Publicado: Outubro 21, 2004 Publicado: Outubro 21, 2004 tb estou a estudar uma solução de iluminação para o meu aquario, originalmente tinha pensado em T8's mas se calhar vou para as T5 e o teu post ajudou muito. No entanto tenho duas questões: Ainda arranjas os balastros ou então podes dizer onde os posso comprar? Onde fica a SIME? Obrigado Citar
xlifes Publicado: Novembro 7, 2004 Publicado: Novembro 7, 2004 Oi! gbranquinho não arranjas uma foto das lampadas montadas no aqua? Também ando a pensar em fazer uma calha e gostava de ver como ficou a tua! Citar Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Luis Queiroga Publicado: Novembro 7, 2004 Publicado: Novembro 7, 2004 Pessoal, se aguardarem, amanhã acabo a minha: - 2 T8 de 58 W ; - 4 T5 de 80 W . Só que já me está em € 250 e ainda faltam os suportes (casquilhos) para as T5. Quando estiver pronta peço uma máquina e envio foto. Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
xlifes Publicado: Novembro 9, 2004 Publicado: Novembro 9, 2004 wow! 250€ é muito! Também não vou querer tantos watts como tu, estou a pensar em no máximo, 150w... mas com esses preços Pensei que compensasse mais fazermos nós... Citar Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Luis Queiroga Publicado: Novembro 9, 2004 Publicado: Novembro 9, 2004 Também não vou querer tantos watts como tu, estou a pensar em no máximo, 150w 2 lâmpadas de 80 W = € 25 2 balastros = € 75 Só faltam suportes para as lâmpadas (baratos) e uma calha. Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Recommended Posts