Dúvida sobre Quarentena


João M Monteiro

Recommended Posts

Boas,

 

Comprei este Sábado um C.Loriculus numa loja que reputo de confiança e cujos sócios e funcionários são, reconhecidamente, sabedores.

O peixe já estava há pelo menos uma semana na loja, a comer perfeitamente e sem apresentar qq sinal exterior de doença, embora, com sumps comuns a mtos aquarios há sempre possibilidade de um outro peixe doente o estar a afectar.

 

Quando, em conversa, disse que lhe ia fazer uma quarentena de 2 semanas, disseram-me que isso era um exagero, que já tinham feito uma desparasitação e que não adiasse tanto a entrada de peixe no aqua principal onde as condições e o ambiente são melhores que no de quarentena. Assim, sugeriram que, se a quisesse fazer, 1 semana de quarentena chegava perfeitamente.

 

Embora reconheça validade a este argumento (condições do aqua principal), recordo-me de ter lido (já lá vão mais de 10 anos..) que o período bom para quarentena era de 15 dias para deixar passar o tempo de incubação dos principais parasitas e aclimatar e fortalecer o peixe antes da entrada na competição e "picardias" do aqua principal.

 

Isto é assim ? Está ultrapassado? Uma semaninha chega ?

 

Como calculam, estou cheio de vontade de por o peixe no aqua principal... mas sem correr riscos desnecessários.

 

p.s.: o peixe é espectacular, espero que não seja malandro e não comece a petiscar o que não deve...

 

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pterois nao vale a pena por em risco o seu aqua.

Mais val esperar 2 semanas do que depois esperar 2 meses ou mais para tratar qulquer duenca que o paixe possa trazer, calma e muita calma devagae se vai ao longe :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

concordo plenamente com o OLemos, pensa como será depois se o peixe fica doente no aqua principal... eu tive um grave problema com Z. scopas por não lhe ter feito uma boa quarentena, perdi 3 em vez de apenas 1.

 

Cumps

 

Bruno

Save the sharks...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos V. contributos

Bem sei que a prudência é a melhor atitude e tenciono ser prudente.

Gostava, porém, de saber se, cientificamente, há alguma razão específica para a questão das 2 semanas em vez de 1, ou se apenas é para dar mais um tempo de recyuperação ao peixe, no argumento que, quanto mais, melhor (sem exageros, claro). Neste último caso, porque não ir aos 20 dias ou mais um pouco até?

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Desejavelmente, apenas comida, excepto se o peixe revelar sintomas de alguma doença.

Eu não faço nenhum "tratamento preventivo" - acho até contraproducente -, embora haja quem o faça.

A ideia é fortalecer o peixe o mais possível depois do stress da viagem, aqua de loja, etc. e antes da entrada no aqua principal, por um lado, e poder curar algo que apareça sem estar a introduzir produtos químicos no aqua principal, por outro.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Desejavelmente, apenas comida, excepto se o peixe revelar sintomas de alguma doença.

Eu não faço nenhum "tratamento preventivo" - acho até contraproducente -, embora haja quem o faça.

A ideia é fortalecer o peixe o mais possível depois do stress da viagem, aqua de loja, etc. e antes da entrada no aqua principal, por um lado, e poder curar algo que apareça sem estar a introduzir produtos químicos no aqua principal, por outro.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para reforçar a importância da quarentena: introduzi recentemente um discu juvenil no meu tanque principal. Vinha de uma loja com óptima reputação, e decidi queimar etapas. Perdi esse discu, outro juvenil e um médio. Os dois sobreviventes estão agora a voltar ao normal...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando à questão que coloquei: há algum fundamento cientifico para o período de 2 semanas (p.ex., ciclo do parasita sem - novo - hospedeiro ou algo do género), ou é apenas um período considerado prudente ?

E já só faltam cinco dias....

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Existem de facto fundamentos científicos para a quarentena e também o bom senso de não por em risco toda a população do aquário. A explicação ás perguntas que fazes encheriam muitas páginas pelo que acho preferível deixar aqui um link para consultares http://www.wetwebmedia.com vale bem a pena navegar pelo site.

 

Como pequena nota refiro que a quarentena é válida a partir da data da introdução do último peixe no aquário de onde foi retirado o que se compra, ou seja pode estar na loja há 1 ano, mas se foi introduzido no aquário 1 peixe há 1 dia, o que já lá estava tem 1 dia de quarentena. A ideia de que 1 semana é válida prende-se a meu ver com o facto de se realizarem importações semanais para os mesmos aquários. É só fazer as contas e ver quantos dias de quarentena terá um peixe adquirido :wink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela resposta.

Li um bom artigo sobre quarentena no site que me enviaste (http://www.wetwebmedia.com/QuarMarFishes.htm), que defende um período mínimo de 21 dias. Os procedimentos são os que tenho vindo a usar.

Todavia, a questão permanece: não está em causa - pelo menos para mim - fazer ou não fazer quarentena; a questão é: por quantos dias e, especialmente, porquê esse determinado número de dias e não outro (superior ou inferior).

Vou tentar investigar mais um pouco.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A principal conclusão a que cheguei ( ou melhor outros chegaram) é a de que a maioria das doenças contagiosas que um peixe pode sofrer se manifesta nesse período.

 

abraço

 

Dias Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais