tamanho de aquario


joaooneill

Recommended Posts

boas tardes a todos os membros,

 

 

tenho lido por aqui que o pessoal gosta dos cubos de 50 cm de aresta sem decoração para a criação, mas gostava de saber até que ponto esta medida é "sagrada", se um cubo de 45 cm de aresta irá influenciar, e se sim, se muito ou pouco, o sucesso da criação

 

 

gostava de saber opiniões e se possivel factos sobre estas medidas

 

 

criei este tópico porque:

 

1).tenho um casal red marlboro lindissimo, a desovar quase todas as semanas, os pequenitos nascem, primeiro e segundo dia tudo muito bem porque estão colados ao vidro ou aos tubos mas mal começam a nadar puff.. desaparecem (comunitários têm destas coisas não é verdade)

 

2).encontrei uns aquarios de 45 cm de aresta a um preço bastante razoavel, silicone transparente, material do bom

 

3).gostava de tentar levar uma postura avante, ficar com dois exemplares e vender o restante/trocar por material ou outras estirpes, mas isso tambem é um assunto a ser discutido se conseguir manter o que digo lolol

 

 

 

vá pessoal, opinem ;)

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes a todos os membros,

 

 

tenho lido por aqui que o pessoal gosta dos cubos de 50 cm de aresta sem decoração para a criação, mas gostava de saber até que ponto esta medida é "sagrada", se um cubo de 45 cm de aresta irá influenciar, e se sim, se muito ou pouco, o sucesso da criação

 

 

gostava de saber opiniões e se possivel factos sobre estas medidas

 

 

criei este tópico porque:

 

1).tenho um casal red marlboro lindissimo, a desovar quase todas as semanas, os pequenitos nascem, primeiro e segundo dia tudo muito bem porque estão colados ao vidro ou aos tubos mas mal começam a nadar puff.. desaparecem (comunitários têm destas coisas não é verdade)

 

2).encontrei uns aquarios de 45 cm de aresta a um preço bastante razoavel, silicone transparente, material do bom

 

3).gostava de tentar levar uma postura avante, ficar com dois exemplares e vender o restante/trocar por material ou outras estirpes, mas isso tambem é um assunto a ser discutido se conseguir manter o que digo lolol

 

 

 

vá pessoal, opinem :)

 

 

cumps

 

 

Ora viva.

Não será por um diferença de 5cm, que o casal irá deixar de criar.

Eu tenho cubos de 50.50.50 e tenho tambem um com 65.50.50, e tenho tido exito em todos.

Claro que no comunitário não vais conseguir.

Assim que, muda la esse casalito para um cubo e pode ser esse de 45...claro desde que seja um cubo. ;)

 

Abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa ajuda, obrigado :medieval_mace:

 

mas como se diz "quem estuda é quem tem duvidas" deixaste-me agora com outra duvida.. o porque do "desde que seja um cubo" ?

 

será por conseguir ter altura e largura suficiente para a procriação mas mais economico pela falta de comprimento (comparando com um prisma rectangular) ou haverá outro motivo ?

 

 

pelo que sei, os discus, pela sua morfologia, necessitam de um aquario bastante alto, comparando com outras especies de água doce,

 

 

para criação, qual o tamanho minimo ? e o recomendável ?

 

 

outra duvida, poderão dois casais desovar e levar uma ninhada com sucesso até à fase independende dos juvenis no mesmo aquário ( 120x65x65) ?

Editado por joaooneill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa ajuda, obrigado ;)

 

mas como se diz "quem estuda é quem tem duvidas" deixaste-me agora com outra duvida.. o porque do "desde que seja um cubo" ?

 

será por conseguir ter altura e largura suficiente para a procriação mas mais economico pela falta de comprimento (comparando com um prisma rectangular) ou haverá outro motivo ?

 

 

pelo que sei, os discus, pela sua morfologia, necessitam de um aquario bastante alto, comparando com outras especies de água doce,

 

 

para criação, qual o tamanho minimo ? e o recomendável ?

 

 

outra duvida, poderão dois casais desovar e levar uma ninhada com sucesso até à fase independende dos juvenis no mesmo aquário ( 120x65x65) ?

 

Ora viva.

Os discos necessitam de espaço, claro que sim.

O minimo será 50 litros por cada disco adulto.

Mas como estamos a falar de criação, como se diz na giria popular, cada macaco no seu galho.

Assim que cada casal em seu cubo, pois dois casais a repartirem o mesmo aquario, mesmo com essas dimensões que referiste, é sempre um risco, e vai haver disputas entre eles.

Claro que não tem que ser necessariamente um cubo, podes optar por 50.50.40, esses .40 de fundo.

Eu penso que os criadores optam por 50.50.50, pelo motivo de, quandos os alevins se soltarem e começarem a nadar sozinhos, é para não se perderem pelo aquario, por isso mesmo costuma-se baixar o nivel da agua.

 

Espero ter ajudado.

 

Um abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais