Recommended Posts

Publicado

Eu estou a fazer uma calha para 5 lampadas, para um aqua de 80cm e 96L, gostava de saber a opinião dos mestres para saber que lampadas colocar.

Eu já tenho 1.flora-glo, 1.sun-glo e 1.aqua-glo todas de 60cm 20W, e estava a pensar colocar mais 2.power-glo.

 

acham que estou a exagerar.

Cuidem-se (peixes)

Publicado:

Eu apostava em 2 daylight baratinhas que compras no hyper...porque mudar esssas lampadas todas de 6 em 6 meses...ainda dói na carteira...se ao menos 2 delas só custarem 1 euro...ainda é uma poupança!

 

Como já tens um espectro muito variado...eu faria desta maneira!

 

Já agora...para 96 litros brutos...só precisas de 100W se fores manter plantas exigentes!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

tens razão custa na carteira.

Essa de mudar as lapadas de 6 em 6 meses é que não percebo.

 

 

Tens razão a estupidez humana não tem limites!!!!!

Cuidem-se (peixes)

Publicado:

O principio de funcionamento das fluorescentes é o seguinte:

 

Existe um tubo com um gás e com fósforo (não é so fosforo e tem dopantes) e nos terminais é aplicada uma diferença de potencial que obriga a uma descarga no gás á frequencia da rede (50Hz).

 

Essa descarga liberta fotões com energia e portanto comprimento de onda no UV. Esses fotões atingem o fósforo e os dopantes no tubo e regem com estes libertando fotões com menor energia (espectro do visivel). Conforme os dopantes do fósforo assim tem a emissão nos diferentes espectros.

 

Com o tempo tanto o fósforo como os dopantes reagem e deixam de fazer essa "transformação" ou fazem-na mas com emissões em comprimentos de onda diferentes e portanto o espectro muda.... Para além disso emitem cada vez menos radiação visivel e mais nos infra-vermelhos...e dai o mudar de lampadas de X em X tempo dependendo das lampadas!

 

Eu tenho muito bons resultados apenas com lampadas daylight...(economizadoras).

 

Pedro Alves

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.