Ajuda Echinodorus muricatus/...grandiflorus


Visitante

Recommended Posts

Olá,

Alguem tem ou já teve a planta Echinodorus muricatus/...grandiflorus?

As que eu tenho são da produzidas pela Lucanas.

 

Foi fácil mante-la ?

agradeço informações sobre a v/experiencia c/esta planta.

:lol:

Obrigado. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho uma Echinodurus Major, apesar das folhas terem uma forma diferente o seu comportamento e manutenção não deve ser muito diferente da muricatus.

Pelo q sei são plantas q absorvem a maior parte dos nutrientes pelas raizes e por isso necessitam de um substrato fertil.

Quanto a iluminação a minha é um pouco fraca (40W para 100L) e por isso as suas folhas têm tendencia a crescer até à superficie em busca de luz. Tenho folhas estreitas e compridas com cerca de 60-70cm (da superficie do areão até à ponta da folha).

Quando tem falta de ferro as suas folhas ficam amareladas.

Faço podas regulares, retirando as folhas exteriores (mais velhas) q estiverem amareladas cortando-as junto à raiz.

Quando a adquiri nascia 1 folha a cada 2/3 dias. Actualmente o seu crescimento é mais lento.

Curiosamente quando a adquiri as suas folhas eram pequenas e lisas, a partir do momento que a coloquei no aquario as folhas q nascem são onduladas e muito maiores. Não sei qual a razão de isto acontecer, talvez por as primeiras folhas serem da forma emersa? Mas por outro lado algumas das folhas antigas mantem-se actualmente na forma submersa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das echinodorus só tive uma bleheri, (que ainda mantenho fora do aquário), deverás tratar essa como qualquer echinodorus, como disse o joão_m_gil terá de ser alimentada pelas raízes (embora coma qualquer coisa pelas folhas), não requer grande luz para se aguentar, 0.5W por litro chega perfeitamente.

 

Eu costumava usar barras de ferilizante para plantas terrestres, mas aconselho poucas barras, já que geralmente essas barras tem grandes quantidades de ureia/amónia, eu uso barras para plantas de flor, estas costumam ter menos nitratos e mais fosfatos.

 

Esta proporção é fácilmente identificada na embalagem (N-P-K), geralmente o P nas barras para plantas de flor é mais alto. assim terás menos problemas com possiveis ureias e amónia subsequente.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antonio Vitor, colocas fertelizante de plantas de vaso/jardim no aquario? e não são perigosas para os peixes?

 

Os fertelizantes de bonsais costumas ter altos valores de NPK.... é possivel utilizalos em aquarios? euapernas costumo usar o fertelizante da Sera (comprei um garrafão de 5lts :D já dá para uns tempos :!:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antonio Vitor, colocas fertelizante de plantas de vaso/jardim no aquario? e não são perigosas para os peixes?

 

Os fertelizantes de bonsais costumas ter altos valores de NPK.... é possivel utilizalos em aquarios? euapernas costumo usar o fertelizante da Sera (comprei um garrafão de 5lt

:D já dá para uns tempos  :!:

 

o NPK que estava a falar era a proporção relativa dos elementos

 

um exemplo:

NPK 5.7.10

 

Isto quererá dizer 5% de N (compostos azotados), 7% fosfatos e 10% potássio.

 

ok...

como eu tinha referido pode ser prejudicial para os peixes, este fertilizante que aqui tenho tem como substâncias azotadas uma forma de ureia.

MAU!

 

mas como costumo ter nitratos a 0, fosfatos a 0 (seja qual for o comer que dou, ou os fertilizntes que meto), não estou no meu caso (...no meu caso) a prejudicar o aquário...antes pelo contrário.

 

outra coisa de notar é que apenas uso fertilizantes para plantas na forma sólida, este demoram imenso tempo a se dissolver, tempo suficiente para o aquário converter a ureia em nitratos, se este não tiver sido consumido à priori pelas plantas...

 

é como se eu tivesse acrescentado um grupo de peixes...

:D

 

não oferece problemas de maior, consequência das deficiências relatadas a nivel de nutrientes provocadas pela grande intensidade luminosa.

 

já cheguei a colocar nitrato potássio até atingir 10 mg/l de nitrato... este evaporou-se em 1-2 dias, o mesmo acontece para os fosfatos.

Como queria referir o meu aquário não serve de exemplo para o padrão do vulgar aquário plantado...

 

Posso afirmar que uma barra destas junto a uma echinodorus fazem maravilhas....

 

Se o aquário for grande, não trazem problemas alguns, mesmo com um aquário com menor iluminação. Isto se for apenas 1,2 barras colocadas (não abusem)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado, joão Gil, António,Nc pela ajuda.

:oops: São umas "barras" nisto. :P

 

Eu tb utilizo barras de fertizante solido para plantas e tenho me dado bem.

 

António,

"Das echinodorus só tive uma bleheri, (que ainda mantenho fora do aquário), ..."

como é que fizeste a transição ?

 

Fiquem bem, :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que ainda não foi feita a transição, demora tempo...

 

esta está num balde com algumas folhas semi-emersas, outras dento de água, estou à espera que as folhas novas sejam mais resistentes á falta de humidade, mas os bocados emersos recusam-se a ficar saudáveis secando...

 

de seguida deverei colocar numa micro-estufa (caixa com plástico transparente em volta) com bastante terra humida, para ver se consigo realizar a transição...

 

Estas micro-estufas costumam aquecer demasiado, eu nunca as coloco ao sol directo, colocar sempre debaixo de uma sombra, por exemplo de uma árvore...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :shock:

Eu já tentei vários processos. Até um que empregava bombas de agua para deixar a planta um periodo emerga e logo de seguida submerga isto continuamente.

Resultou +-. as fhls que vem com a planta só resistem poucos minutos emergas.As que nascem durante o processo +-.

Mas não acham que o processo devia ser mais simples, se a planta é criada emersa? Acham que planta passa por um esquema de ambientação? eu penso que não. É estranho se pensarmos que a planta só está em 2 meios aquaticos antes de chegar à N/casa e apenas alguns dias (algumas plantas): Importador e loja (Se na origem não fizerem algum processo de ambientação).

 

Fiquem bem. :n00b:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Echinodorus são plantas não aquáticas que se adaptam muito bem a viver submersas visto que estão no seu habitat natural parcialmente submersas durante parte do ano.

 

Além disso são muito mais fáceis de cultivar e fazer crescer se estiverem fora de água.

 

O segredo para conseguir manter um echinodorus fora de água é não deixar as folhas secarem demasiado, sendo que para tal devem manter a sala onde este se encontra, com uma húmidade do ar muito elevada e de preferência com a raíz da planta dentro de água.

 

Cada echinodorus têm a sua necessidade, assim os cordifolius, bleheri, tenellus, quadricostatus entre outros precisam de uma húmidade extrema, enquanto por exemplo a Ozelot aguentam-se bem fora de água quase em quaisquer condições (tenho uma colocada num recipiente pequeno para peixes dourados, com areão, terra normal e um pouco de água (2 dedos de água). A sala onde esta se encontra não tem uma húmidade elevada, tem alguma luz vinda da rua por entre as persianas e tento mantê-la longe de correntes de ar que acabam por secar as folhas das plantas.

 

Enfim, como vez não é difícil,

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais