ILUMINAÇÃO


npinto

Recommended Posts

Boas

Tenho um cubo de 35cms (42 litros brutos)

Tenho neste momento duas pll's de 18W (36W total) mas noto que nao existe grande desenvolvimento das plantas mesmo acertando os nutrientes e o CO2. (tenho substracto fertil e aquasoil amazonia)

Será que uma HQI de 70 W é um passo demasiado para resolver este problema?

Queria colocar plantas de tapete (HC 'cuba') mas ainda nao fiz pois vejo plantas que já coloquei, com menos necessidade de iluminação, a desenvolver de modo um pouco lento.

Tambem pensei numa calha DIY com 2 pll's de 24W(48W total) ou 1 de 24W e uma de 36W(60W total)

Espero opinioes e algum conselho.

cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao vejo a minima necessidade do uso de HQI, as duas PLL de 24W parece-me ser a melhor solucao, ja agora qual a altura do cubo?

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um cubo perfeito de 35cms ->35 cms de altura (menos 5 cms de substracto á frente e 8-10cms atras).

Eu tb nao vejo a necessidade de HQI mas surgiu essa hipotese e até fica mais económico.

Haver necessidade quer dizer que faço mal em colocar um HQI ou que so a nivel economico é que é má opção?

Haverá problemas futuros a nivel de algas ou um desenvolvimento complicado das plantas? problemas de espectros de luz?

As dúvidas são muitas...

 

Cumps, Nuno PInto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o uso de uma HQI acho que so te ira criar muitas algas...

 

Se usares as PLL e devido a altura do cubo podes usar 6500K a frente e 4200K atras caso tenhas plantas de crecimento mais rapido ou avermelhadas caso contrarioo usa duas com 6500K. Esta apenas é aminha opiniao.

 

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Sérgio, é isso mesmo que eu quero: Opiniões e alertas sobre os pros e contras dessa opção.

Eu tentei com 2 Pll's de 18 W e demonstrou um problema e agora tenho de gastar o $ de novo.

Obrigado pela ajuda.

Cumps, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Sou da opinião do Sérgio em relação à versatilidade das PLL (flurescentes) mas nada se comparada à beleza e naturalidade das HQIs - todos aqueles sombreados das ondulação da água.... :)

 

É uma luz mais direccionada e não difusa como as florescentes.

 

Eu como quero algas num dos meus aquas vou tentar.

 

Tenho duas de 150w no aqua grande mas porque este tem 80cm de altura (em combinação c 2 flurescentes T5 80w)- daí o uso quase obrigatório de HQIs para chegar intensidade luminosa suficiente ao fundo - e as plantas vingarem (tapetes).

 

Não sei se ajudei ou baralhei mas fica a minha contribuíção,

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo

eu Partilho da opiniao do Sergio, apenas queria ver se era apenas a minha ideia das coisas ou se alguem mais experiente pensaria o mesmo que eu.

Realmente com 80cms de altura parece q so mesmo as HQI para chegar ao fundo, mas no meu caso...

Cumps Nuno PInto

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz não cria algas...é um mito já muitas vezes desmentido.

 

alias lembro-me de um aquario que venceu um concurso na batalha ainda mais pequeno que o em questão, com uma HQI de 70W a ilumina-lo.... do André Nobrega, nada de algas e plantas com aspecto muito saudavel, mas o André sabia muito bem o que fazia...

 

a questão é: tens conhecimentos para usar essa luz? é que se não tiveres vais notar, pode ser por algas, pode ser por carências em algumas plantas, podes tambem estar pronto para mudares o equilibrio para a nova luz e conseguires um desenvolvimento mais rápido...

 

No entanto, com 2 plls de 18 para esse aquario, fazem-se crescer plantas sem problemas, mais devagar, mas com a mesma saúde e vigor.

 

quanto a uma HQI de 70W ser mais economico do que fluorescentes de potência abaixo... só se for a curto prazo ou se os esquemas de iluminação forem muito diferentes, caso contrário...a longo prazo não me parece mais económico.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já percebi a parte das algas....a luz nao cria algas, mas como podes perceber nao sou expert em aquarios plantados e essa quantidade de luz parece ter de ter um controlo muito mais apertado dos outros nutrientes.

Os 36W deveriam dar para este aquario, mas eu queria um tapete de HC "cuba", tenho parvula numa das areas do substracto e mesmo essa está a ter um desenvolvimento muito lento. Tenho os niveis de macros e CO2 dentro dos parametros desejados. Presumo que se colocar a HC Cuba vai se mais um problema para desenvolver, por isso queria fazer um upgrade à iluminação. Como, em proporção, o aquario é alto, penso que se deva dar um desconto à formula do 1W/Litro (tenho 0,76W/l)

de qualquer maneira vou ter as vossas opiniões em conta. Muito em conta...

Cumps, Nuno PInto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais