escamas de disco macho a soltarem-se


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Ora viva amigos, não sei se postei no local certo.

Gostaria muito da vossa ajuda para o seguinte:

Tenho um casal com perto de 150 alevins, ja com 3 semanas de vida.

O macho é um azul turqueza e a femea um pigeon blood.

Acontece que o macho esta, ao que me parece, a perder escamas, e nesse local esta a ficar esbranquiçado.

Poderá isso dever-se aos alevins terem-se alimentado mais do macho que da fémea, por este ser mais escuro e atrair mais os alevins?

Os alevins, apesar de ja se alimentarem sozinhos, por vezes ainda vão comer do macho e tenho notado que mordem esses pontos brancos.

Podera isto ser causado pelos alevins?

Os alevins já tem 3 semanas e +/- 1 cm.

Se não for, adoraria a vossa ajuda e possivel tratamento, pois vejo que essa coisa se esta a alastrar.

Tenho administrado esha2000, acabei hoje o terceiro dia, e tambem já esfreguei esses pontos brancos com betadine.

 

Grato pela vossa atênção e pela vossa preciosa ajuda.

 

 

Um abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva anto.

Sim, realmente os pequenos já comem sozinhos mas queria deixar completar um mes, como fiz com um outro casal, para então separa-los para um aquario à parte.

É que agora estou sem espaço para colocar mais um aquario de crescimento e estou a preparar a falsa da casa, para mudar todos os aquarios, menos o comunitário, para lá.

 

De qualquer das formas deixo aqui os parâmentros da agua desse cubo que referi.

 

Testes da PRODAC

NH3 = 0,5

NO2 = 0

PH = 7,2

 

Teste da NUTRAFIN

NO3 = 10

 

Subi a temperatura para os 30ºC....antes estava na casa dos 29ºC

 

Faço TPA's diarias de +/- 20%, com agua directa do esquentador, adiciono anti-cloro e regulo o PH para os 7.0.

 

Bem, espero não estar a fazer asneira com as TPA's, já me ocorreu isso.

 

Um abraço

 

Carlos Trabuco

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas no caso das tpa's devias ou de meter um pré filtro para eleminar os metais antes de entrarem em contacto com os discus e assim podias continuar a meter água direta ou deixar a água da tpa repousar num recipiente durante no minimo 12 horas (eu deixo de um dia para o outro ) pois além de eliminar metais o ph costuma alterar passados umas horas !!!

gabrielesusy151pp5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase que aposto que são os alevins que mordem o pai

 

Estou de acordo, tb creio que sim são os filhotes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo, tb creio que sim são os filhotes.

 

 

Ora viva.

Eu tambem vou mais por ai, que são os animalitos que mordem o desgraçdo do macho.

Vou ter que arranjar o raio do aquario de crescimento e deixa-los por sua conta.

Mas ja agora, qual o melhor tratamento para ajudar a sarar aquelas feridas no macho?

 

Um grande abraço a todos, e o meu muito obrigado

 

Carlos Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas no caso das tpa's devias ou de meter um pré filtro para eleminar os metais antes de entrarem em contacto com os discus e assim podias continuar a meter água direta ou deixar a água da tpa repousar num recipiente durante no minimo 12 horas (eu deixo de um dia para o outro ) pois além de eliminar metais o ph costuma alterar passados umas horas !!!

 

 

Ora viva gabriel.

eu tenho 40 bidões de 25 litros cada...serviam para isso mesmo, alias eu ia directamente buscar agua a uma nascente...mas a trabalheira era muita e os gastos de gasolina eram enormes.

Por isso optei por fazer TPA's com a agua directamente do esquentador, além de sair na temperatura que nós quizer-mos, dá muito menos trabalho.

Quando ia buscar a água à nascente, depois aquecia a mesma numa panela e fazia as TPA's...mas como disse, os gastos eram enormes.

Vou ter então que fazer repousar a agua dentro dos bidões, por 1 ou 2 dias e depois aquece-la numa panela. Ou então tentar instalar um sistema gota a gota directamente para o aquario.

 

Um grande abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

Eu tambem vou mais por ai, que são os animalitos que mordem o desgraçdo do macho.

Vou ter que arranjar o raio do aquario de crescimento e deixa-los por sua conta.

Mas ja agora, qual o melhor tratamento para ajudar a sarar aquelas feridas no macho?

 

Um grande abraço a todos, e o meu muito obrigado

 

Carlos Trabuco

 

Para tratar disso creio que são TPA's e se fosse eu juntava um pouco de stress coat. Fazia tb um tratamento de esha 2000.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer que a água em repouso apenas elimina o cloro e não os materiais pesados :mrgreen: embora tenha optado por esse metodo durante 2 anos nunca tive problemas.Devias aumentar as TPA's é que tens a amónia algo elevada.Para mim os tratamentos aconselhaveis são os já referidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer que a água em repouso apenas elimina o cloro e não os materiais pesados :P embora tenha optado por esse metodo durante 2 anos nunca tive problemas.Devias aumentar as TPA's é que tens a amónia algo elevada.Para mim os tratamentos aconselhaveis são os já referidos.

 

Boas a água em repouso horas suficientes elimina o cloro e metais pesados , a não ser que os testes que tenham estejam avariados ..... :D

TPA todos os dias de 25% é o ideal no meu ponto de vista...

gabrielesusy151pp5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva gabriel.

eu tenho 40 bidões de 25 litros cada...serviam para isso mesmo, alias eu ia directamente buscar agua a uma nascente...mas a trabalheira era muita e os gastos de gasolina eram enormes.

Por isso optei por fazer TPA's com a agua directamente do esquentador, além de sair na temperatura que nós quizer-mos, dá muito menos trabalho.

Quando ia buscar a água à nascente, depois aquecia a mesma numa panela e fazia as TPA's...mas como disse, os gastos eram enormes.

Vou ter então que fazer repousar a agua dentro dos bidões, por 1 ou 2 dias e depois aquece-la numa panela. Ou então tentar instalar um sistema gota a gota directamente para o aquario.

 

Um grande abraço

 

Carlos Trabuco

 

Boas carlos eu devido á minha água dos dois poços terem 50mg de nitratos vou 3 vezes por semana buscar água a uma nascente a 2 klm de casa que tem a água 5* para discus , mas vou arranjar um deposito maior para passar a ir só no maximo uma vez por semana , quanto a aquecer a água podes arranjar um deposito da litragem necessária para 1 dia e meter um termostato e 24 horas são suficientes para aquecer a água e eliminar os metais pesados , ou se a água que tens da torneira for boa podes simplificar muito as coisas metendo uns préfiltros que te elminam os metais pesados e cloro e sistema gota a gota que elimina-te a necessidade de aqueceres a água pois ao aquecer no esquentador estás a colocar metais na água pois passa e aquece em tubos de cobre entre outras coisas e assim podes ter directo da torneira a passar pelos pré-filtros e em gota a gota tirando trabalhos e ficando mais saudavel para os discus apenas tens de aspirar os restos depois ....

gabrielesusy151pp5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas carlos eu devido á minha água dos dois poços terem 50mg de nitratos vou 3 vezes por semana buscar água a uma nascente a 2 klm de casa que tem a água 5* para discus , mas vou arranjar um deposito maior para passar a ir só no maximo uma vez por semana , quanto a aquecer a água podes arranjar um deposito da litragem necessária para 1 dia e meter um termostato e 24 horas são suficientes para aquecer a água e eliminar os metais pesados , ou se a água que tens da torneira for boa podes simplificar muito as coisas metendo uns préfiltros que te elminam os metais pesados e cloro e sistema gota a gota que elimina-te a necessidade de aqueceres a água pois ao aquecer no esquentador estás a colocar metais na água pois passa e aquece em tubos de cobre entre outras coisas e assim podes ter directo da torneira a passar pelos pré-filtros e em gota a gota tirando trabalhos e ficando mais saudavel para os discus apenas tens de aspirar os restos depois ....

 

 

Ora viva Gabriel e restantes amigos.

Pois se eu tivesse a nascente a 2 Km, eu ia todos os dias buscar água, o problema é que a nascente mais proxima aqui fica a 20Km.

Aqui em São Miguel, as aguas das nascentes são de excelente qualidade, e digo mesmo que muitas delas melhores às agua já engarrafadas.

O problema é a distância e gasta-se muita gasolina, por isso optei por esse metodo que descrevi.

Eu estou a preparar a falsa de minha casa, para montar lá todos os cubos e os aquarios de crescimento...depois penso então em um sistema gota a gota que seja eficaz.

O importante aqui é ter o menor gasto com o maior e melhor beneficio.

 

Um grande abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais