Novo aquário - 600L


Recommended Posts

Olá Amigos

 

A minha prenda de anos está quase pronta para arrancar - falta 1 semana +/-...

 

É um aqua com 2,00 x 0,50 x 0,60 = 600L

 

Este será a casa nova dos meus discos e a minha aspiração é planta-lo... Sim, porque até agora já tenho 3 aquas mas só um tem plantas mais bonitas porque tem mais luz, mas está a léguas dos verdadeiros plantados que aqui tenho visto !

 

Gostava de ter a vossa opinião em relação a filtragem. Por falta de conhecimento não tinha muita vontade de fazer uma sump e também porque tenho um filtro 2028 novo que consegui a muito bom preço.

 

Sei que este filtro só não chega, que outro tipo de filtro poderei colocar para tanta água ? Sérá necessária alguma bomba para circulação ? E bomba de ar ?

 

Em relação á iluminação, pensei em fazê-la eu pois arranjo umas lampadas economizadoras de 30W que equivalem a 150W. Penso que com algumas 4 ou 5 poderei alcançar a luz necessária... O que vos parece ?

 

Também tenho a possibilidade de por HQI, mas será que justifica a diferença de preços ? e no consumo também...

 

Em relação a CO2 - qual o sistema aconselhável para os meus discos ? pensei no caseiro mas tenho medo de me esquecer de o tirar de noite...

 

Queria também pôr susbtrato fertil mas os preços que tenho visto nas lojas são assustadores. Alguém conhece um tipo mais baratito ?

 

Queria muito a vossa ajuda pois, pela 1ª vez gostava de fazer logo as coisas bem feitas...

 

Eu e os meus peixinho agradecemos...

 

Beijos

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também tenho um aqua com essas dimensões.

Hoje não o compraria por ser demasiado estreito para o tamanho.

Mais vale um 160X60X60, que tem quase a mesma litragem e dá à conta para as fluorescentes de 58 W (150 cm), para além de ter uma relação comprimento/largura muito melhor.

Isto, ... se ainda fores a tempo.

Sei que muita gente tem, mas, em vez de um plantado com discos, eu optaria por um biótopo para discos, com troncos e Echinodorus.

Substrato fértil também não aconselho - depois podes fertilizar localmente.

 

:roll:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao CO2 existe agora um tópico neste mesmo sub-forum com um problema semelhante.

 

Quanto á iluminação...bem as lampadas economizadoras de 30W correspodem a 150W de incandescente...mas a regra de 1W/l foi feita para fluorescentes....e nesse caso a lampada de 30W equivale amais ou menos 39W se fluoresente com balastro normal e a 30W de fluorescente de balastro electronico...

 

ou seja...faça as contas como cada uma dessas lampadas valer +- 30% mais e então fazer as contas!

 

Já vi algumas maneiras de fazer substratos férteis caseiros...penso que foi num fórum brasileiro...mas por aqui alguem tambem deve saber fazer!

 

Boa sorte com o aquario novo

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação ao CO2 para o PH não descer durante a noite podes por uma bomba à superfície para aumentar as trocas gasosas e assim o CO2 liberta-se da água. A bomba é ligada a um temporizador para que a bomba comece a funcionar quando as luzes apagam. De qualquer modo aconselho a nos primeiros tempos fazeres testes frequentes de PH mesmo durante a noite para saber exactamente qual é o ponto da situação

 

Se puderes gastar mais dinheiro podes utlizar um sitema de CO2 ligado a uma válvula selonoide. É uma vávula que trabalha a electricidade. Quando se corta a electricidade deixa de ser injectado CO2. Portanto, neste caso tb ligas a válvula a um temporizador de modo que quando as luzes apagam a válvula deixa de permitir que mais CO2 seja injectado. Isto é muito caro e penso que poucas pessoas utilizam. Vi um sistema destes a 390 euros numa loja.

 

Para dar uma informação mais complecta ainda existem sistemas de CO2 que funcionam ligados a um medidor electrónico de PH. Quando o PH começa a descer ( CO2 a mais ) é feito o corte na injecção de CO2. Este sistema é o mais caro de todos mas o mais cómodo sem dúvida. Só precisas de trocar a garrafa e penso que é preciso fazer uma calibração do medidor de PH de vez em quando.

 

 

fran

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.