Ajuda (Urgente)


Recommended Posts

Boa noite

Estou com um problema tenho um aquario de 180 litros e agora fiz um sump

Comprei uma bomba para o sump que debita 1000l/h e tubo de aquario normal para aquario

Agora que montei tudo o problema é que não consigo equilibar agua do aquario com a do sump

Ou entra mais para o sump ou sai mais do sump

não sei o que fazer

Abraços

mibi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que fazer uma caixa de overflow...

é a melhor forma de equilibrares o que entra com o que sai

 

E claro... ter a sump pelo menos meia de água ajuda bastante :evil:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagens... isso é que é capaz de ser mais complicado.

 

O problema que tens com a sump é meteres mais água que a que sai ou sair mais do que a que entra.

A caixa de overflow o que faz é marcar uma cota no teu aquário... quando o nivel da água passa acima da cota, a água verte para dentro da caixa de overflow.

Depois com um sistema de sifão retira-se a água da caixa de overflow para uma outra caixa no exterior do aqua.

Esta caixa tem ligado um tubo de descarga que leva a água de volta para a sump.

 

Tens uma figura de uma overflow box aqui neste site : http://www.melevsreef.com/acrylics/overflow.html

 

É uma coisa básica mas dá para perceber como funciona. Espero que te ajude.

O lado esquerdo da figura fica no aquário da parte de dentro e o lado direito fica do lado de fora e liga à sump.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Para a ajuda ser melhor seria aconselhavel a descrição de como entra a água e qual o sistema para a mesma saír do aquario.

Tenho diversos sumps a funcionar e tambem inicialmente tive desses problemas.

Para já é simples só sai a água que entra ou então algo está errado.

A seguir envio uma imagem de um sump, que não é igual aos meus mas que me parece simples de montar.

Mas também se fizer uma pesquisa nos salgado de certeza que encontra diversos exemplos assim como muitos companheiros que estão sempre dispostos para ajudar.

 

Pic_173_32.jpg

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E na overflow acho que só existe um detalhe muito importante:

 

O tubo que vem da parte interna ao aquario da overflow para a parte de fora da overflow tem que ficar com as duas extremidades a um nivel inferior do que o tubo que vai da parte exterior da overflow para a sump. Isto para o sifão nunca desferrar e só funcionar quando for preciso e, quando a luz voltar depois de uma falha o sifão começar a trabalhar novamente com o recomeço da bomba.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebi o sistema que dizes,vai dar chatices na primeira vez que a electricidade faltar...para evitar isso é que foi desenvolvida a overflow box.

 

se estiver só uma mangueira directamente do aquario para a sump e uma bomba de retorno...quando faltar a electricidade o tubo continua a chupar mas a bomba deixou de fazer o retorno...e das duas 1 ou a sump transborda antes de o tubo perder o sifão... ou então o tubo perdeo sifão antes da sump transbordar mas quando a electricidade voltar a bomba liga e enche o aquario e faz transbordar e a bomba fica a trabalhar em seco!

 

Para não acontecer nenhum destes transbordos tens que ter muito espaço de aquário ou de sump desperdiçado! e por isso apareceram as overflow...quw podem ter dimensões minimas...desde que as tubagens sejam adequadas!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

O Just_me tem razão pois já me aconteceu essa circunstancia.

Mas esse contra-tempo foi ultrapassado da seguinte forma:

Furei o aquário da parte de cima a cerca de 5 cm de parte de cima, e meti do lado de dentro do vidro um T[/u cuja finalidade é a seguinte:

Uma ponta do T faz vedação junto ao vidro, a outra fica em posição de receber a água e finalmente a outra serve para assim que a água baixar de nivel provocar a entrada do ar e esta entrada vai provocar que não saia mais água.

Julgo que me expliquei bem, no entanto se houver dúvidas é com prazer que explicarei melhor ou ponho uma fotografia.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.