Pedido de ajuda para montar um novo aquáro com fertelizantes


corvo

Recommended Posts

Boas ,estou a pensar comprar um novo aquário de 260 l.Tenho um aquário que já tem uns 2 anos,no qual ainda comecei a meter plantas naturais ,mas com o tempo deixei-me disso pois apareceram-me algas cabelo,os peixes comiam as plantas,outras morriam(punham-se amarelas) etc e então passei a usar plantas artificiais.Usava antigamente para as plantas naturais,aquelas bolinhas da jbl -ferrobts e fertelizante tb. da Jbl liquido e o fundo era sómente cascalho fino.

Como estou a começar um novo projecto gostava que me aconselhassem desde o inicio para não começar logo a fazer asneiras.

É escusado dizer que o dinheiro não é muito,por isso não me posso alargar.

E tb. que não percebo patavina de plantados

Tenho um tronco para pôr ao meio já no aquário há volta de 2 anos e cascalho, de resto mais nada.

O que é que teria de comprar mais para um aquário de 260 l para discus(refiro-me há parte do fundo.

Tenho em casa da outra aventura de plantas umas bolinhas da JBL e fertiltzante tb. da JBL

Espero a vossa ajuda.

Cumps.

Orabolas

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,estou a pensar comprar um novo aquário de 260 l.Tenho um aquário que já tem uns 2 anos,no qual ainda comecei a meter plantas naturais ,mas com o tempo deixei-me disso pois apareceram-me algas cabelo,os peixes comiam as plantas,outras morriam(punham-se amarelas) etc e então passei a usar plantas artificiais.Usava antigamente para as plantas naturais,aquelas bolinhas da jbl -ferrobts e fertelizante tb. da Jbl liquido e o fundo era sómente cascalho fino.

Como estou a começar um novo projecto gostava que me aconselhassem desde o inicio para não começar logo a fazer asneiras.

É escusado dizer que o dinheiro não é muito,por isso não me posso alargar.

E tb. que não percebo patavina de plantados

Tenho um tronco para pôr ao meio já no aquário há volta de 2 anos e cascalho, de resto mais nada.

O que é que teria de comprar mais para um aquário de 260 l para discus(refiro-me há parte do fundo.

Tenho em casa da outra aventura de plantas umas bolinhas da JBL e fertiltzante tb. da JBL

Espero a vossa ajuda.

Cumps.

Orabolas

 

 

:P Boas ,já vi que ninguém me quer explicar os fertilizantes que tenho que comprar para iniciar um plantado ,não tenho outro remédio senão dirigir-me a uma loja e trazer o que eles me quiserem impingir.

Agradeço na mesma.

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não basta dizer que o aquário tem 260 litros, há que ser um pouco mais especifico.

 

Quais os restantes equipamentos?

Quais as dimensões do aquário?

Que iluminação tens?

Co2?

E o principal...

Que plantas pretendes manter?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o que perguntas requer um texto enorme.. se pesquisares no forum encontras inumeros posts... que explicam..

 

Vamos por fases.. primeiro necessitas de um substrato fertil... as melhores opcções são ADA, ELOS ou Tropica... sendo o ultimo mais em conta de €€€..

 

Depois irás necessitar de fertilizantes Macro e micros...

 

Macro-nutrientes: Nitratos, Fosfátos e Potassio

Micros-nutrientes: Ferro, Boro, Cobalto, Cobre, Manganês, Zinco, Niquel entre outros

 

Nos macros-nutrientes :

 

Nitratos são parcialmente gerados pelos excrementos dos peixes... que as bactérias transformam de amonia/nitritos para nitratos

Fosfátos são parcialmente gerados pela comida que damos aos peixes... depende também da comida.. pois existe comidas que libertam mais que outras..

 

Para estes macro nutrientes necessitas dos testes de NO3 nitratos e PO4 fosfátos.

 

Ou seja, se tiveres um aquario com muita fauna.. ou discus que comem e defecam imenso.. os valores de NO3 e PO4 serão superiores a um aquario com peixes mais pequenos.. dai necessitares de conhecer a produção de NO3 e PO4 que se produz diáriamente vs ao consumo das plantas...

 

Isto é... pode existir varias variantes.. como as plantas consumirem tudo e ainda ficar em falta ou as plantas não darem vazão ao que é gerado pelo aquario..

 

Entendes até aqui??

 

Se no caso de ficar em falta estes nutrientes... deves administrar fertilizante de NO3 e outro de PO4 para equilibrar... caso seja ao contrario que os valores tendem a subir tens de recorrer às TPAs.

 

O ultimo macro nutriente Potassio é o unico macro nutriente que não é gerado pelo ecosistema e tem de ser adicionado ao aquario regularmente...

( atenção que substratos ferteis contém algum potassio)

 

No inicio de uma montagem com substrato fertil não convém adicionar nenhum fertilizante nas primeiras semanas nem de muita luz... no inicio da montagem o substrato fertil liberta uma maior quantidade de nutrientes até se criar o bio-filme (camada de bactérias que separa a coluna de água com o areão)

Passado 2 semanas +/- começamos a equilibrar os nutrientes NPK vs Luz vs CO2 para o desejado... 1 ou 2 semanas depois começamos a adicionar micros.

 

A relação de NPK deve ser proporcional de NO3:5 PO4: 0.5 e K:10 ou NO3:10 PO4:1 e K:20 (não existe teste de potassio por isso tem de ser avaliado a olho, mas adicionando 10 ppm diários ou dia sim dia não será o mais adequado)

 

A luz devemos ter em atenção o tipo de plantas e a sua quantidade.

 

Iluminação excessiva obriga a um maior consumo por parte das plantas que dificulta a proporção de NPK, pois cada tipo de planta tem os seus consumos...

 

Iluminação fraca fará as plantas consumirem menos nutrientes, muita fauna será um problema num aquario com pouca luz pois será gerado mais NO3 e PO4 do que será consumido.

 

O CO2 é um tipo de estimulante para as plantas, e uma afasta para lá nas algas :)... Deve ser usado perto dos 30ppm (façam medições com o teste de CO2)

 

O CO2 em alguma quantidade (30ppm) na coluna de água irá facilitar a fotosintese das plantas obrigando as mesmas a consumir mais nutrientes, consumos maiores de nutrientes mais massa vegetal será criada e menos nutrientes estão disponiveis para as algas.

 

Os micros nutrientes são também importantes (grupo de metais como Fe, mg etc etc) mas não é necessário grandes quantidades, basta não estar em falta nenhum dos nutrientes nem grandes excessos. Se assim for não existirá problemas derivado dos micros nutrientes. Dai existir embalagens já com todos os micros-nutrientes num só composto.

 

O ferro pode ser adquirido à parte pois em certos plantados as exigençias de ferro são superiores à relação que temos nas embalagens de micros.

 

Resumindo devemos ter em atenção que os NPK+LUZ+CO2 estão todos relaçionados entre eles... dai os testes, a escolha de iluminação e necessidade de CO2 serem obrigatoriamente planeadas antes de adquirir qualquer tipo de material.

 

O texto foi escrito de seguida.. pode existir erros.. mas se acharem que está bom a moderação que meta este post inamovivel.. para futuras duvidas!

Senão alguém que o faça.. para ajudar as varias duvidas que surgem nesta area!

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não basta dizer que o aquário tem 260 litros, há que ser um pouco mais especifico.

 

Quais os restantes equipamentos?

Quais as dimensões do aquário?

Que iluminação tens?

Co2?

E o principal...

Que plantas pretendes manter?

 

 

Boas José ,olha o aquário é de 1,20 x45x50 ,o filtro interior é uma Biobox de 500l h,o filtro exterior é um Eheim 2224 para começar(depois logo se verá se suporta o tamanho do aquário).A iluminação não posso confirmar a que vem montada no aquário ,mas quando o fôr buscar o aquário (está para chegar) posso tentar negociar com o vendedor lampadas para plantas.O CO2 é para tentar manter a 0.

Plantas à partida Valisnérias e plantas que os discos não as comam ou dêm cabo delas(resumindo para principiante plantas fácieis.......).

O aquário é para meter 6 discus.

Obrigado.

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:transport027: Boas Godlike ,não podias ser mais especifico.Obrigado pela trabalheira de teres escrito tão grande resumo.Vamo ver o que consigo arranjar quando for a LX.

Olha estive a ver no site e as lâmpadas que o aquário trás são estas-Iluminação

2 x 30W T8 ,não sei se são boas?Posso tentar trocá-las quando fôr buscar o aquário.

Resta-me agradecer a ti e ao José se tiverem alguma coisa a crecentar não hesitem.

Bom fim de semana

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa iluminação deves-te manter apenas por plantas fáceis, ela é muito fraca. As valisnerias e umas echinodorus bleheri talvez vinguem. Para isso não precisarás de mais fertilizantes do que os que tens. Essencial será ter uma camada de substrato fértil no fundo.

 

Neste tópico está mais uma lista de plantas que poderás manter

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124081

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pouca iluminação para plantas do moderado a exigente!!

 

Mas se vais começar com plantas de baixa manutenção ou mesmo faceis de manter... acho que é um bom começo.. pouca iluminação, sem CO2 e plantas faceis..

 

A unica coisa que deves meter como já foi referido pelo josé é um substrato fertil, e neste caso nem precisa ser substrato bomba... experimenta o da tropica.. um saco de 5LT chega e sobra..

 

Como vais ter discus... usa os testes de NO3 e PO4 para controlares estes parametros... TPAs para reduzir pois o mais provável é o NO3 disparar para mais de 20ppm com discus.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pouca iluminação para plantas do moderado a exigente!!

 

Mas se vais começar com plantas de baixa manutenção ou mesmo faceis de manter... acho que é um bom começo.. pouca iluminação, sem CO2 e plantas faceis..

 

A unica coisa que deves meter como já foi referido pelo josé é um substrato fertil, e neste caso nem precisa ser substrato bomba... experimenta o da tropica.. um saco de 5LT chega e sobra..

 

Como vais ter discus... usa os testes de NO3 e PO4 para controlares estes parametros... TPAs para reduzir pois o mais provável é o NO3 disparar para mais de 20ppm com discus.

 

Cumps

 

 

cheers Os meus agradecimentos aoJosé e ao Godlike.Convém começar devagar para nos irmos habituando a lidar com as plantas.Vou começar pelas plantas que indicaram.As informações que me deram são suficientes para iniciar.

No entanto tenho aqui em casa umas bolinhas da JBL(JBL Ferropol 24 10ml ) e um frasco tb. da JBL com fertilizante liquido(JBL Ferropol ).Que me dizem posso adicionar?

Lembrei-me agora como o aquário vai ser novo posso tentar negociar com o dono da loja ,a troca ou renegociar as lâmpadas que traz por outras mais pontes.Que lãmpadas recomendam(potência) para dar luz ás plantas e dar côr aos peixes

Obrigado pela ajuda.

Boa semana de trabalho

Corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais colocar substrato fértil como nós sugerimos, nas 1ªs semanas não será necessário adicionar qualquer fertilizante.

 

 

;) Olá josé está entendido!Não me consegues ajudar em relação ás lâmpadas?(Lembrei-me agora como o aquário vai ser novo posso tentar negociar com o dono da loja ,a troca ou renegociar as lâmpadas que traz por outras mais fortes.Que lãmpadas recomendam(potência) para dar luz ás plantas e dar côr aos peixes.)

obrigad0.

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não basta mudar as lampadas. As lampadas fluorescentes variam a potencia consoante o seu tamanho (comprimento) precisas de mudar todo o sistema de iluminação, nomeadamente os balastros, ou então colocar mais lampadas.

 

Uma iluminação com duas ou até tres lampadas t5 de 54Watt seria o ideal para o teu aquário. Duas lampadas seriam suficientes, mas com uma calha de 3 lampadas já ficavas com algo que te permitisse evoluir se assim o entendesses. Estas lampadas têm 120cm de comprimento e por isso iluminam todo o aquário. As t8 de 30Watts que tens em vista, têm apenas 90cm, o que dificulta depois fazer um aquário mais bonito porque não vais ter os cantos iluminados.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tipo de lampadas, eu optava por uma grolux e uma (ou duas) de iluminação domestica com 6.500k

 

 

:music_singguitar: Boas Zé ,só me resta agradecer a ti e ao Godlike.Infelizmente vou ter que me sugeitar há capacidade das calhas.Isto é avancar até onde as calhas me permitirem.Vou devagar ,mais tarde veremos que outras opções posso tomar.

Um abraço para vocês e obrigado .

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Futuramente alteras os balastros. casquilhos e suportes... os balastros duplos rondam os 15€ e o resto é baratissimo.... Se meteres 3x54w ficas com uma boa iluminação...

 

Mas fazes bem começares a dominar os plantados com pouca luz..

 

Não tens de agradeçer a ajuda... o fórum é para isso mesmo... no post que escrevi um grande testamento.. só referi que devia existir um topico inamovivel que servisse de consulta às duvidas que tu tinhas e que muitos mais vão ter!!

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só referi que devia existir um topico inamovivel que servisse de consulta às duvidas que tu tinhas e que muitos mais vão ter!!

 

Já o tens quase feito, dá-lhe uns retoques e lança um novo tópico que se trata disso :(

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o tens quase feito, dá-lhe uns retoques e lança um novo tópico que se trata disso :naughty:

 

 

 

;) estou de acordo com a tua observação José Silva ,com mais uns retoques do Godlike fica impecável.

Cumps

Corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais