Lesões em Trichogaster Leeri


Johny Dry

Recommended Posts

Boas,

 

Há já umas duas semanas que o meu Trichogaster Leeri começou a apresentar uma lesão por cima de um dos olhos.

 

Estou a fazer um tratamento com Myxazin há já 3 dias.

 

o que acham? o que devo fazer a seguir?

 

doente.JPG

 

Obrigado desde já,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, isso tá mesmo com mau aspecto... banana rock :D

 

Podia-se falar em bactérias mas eu digo outra coisa...

Vou tentar arriscar: Hexamita (doença do buraco na cabeça). Não é muito comum aparecer em peixes deste género mas não é impossível.

Costuma aparecer em peixes com carência de vitminas e cálcio e em peixes infectados com parasitas nos intestinos.

 

O peixe alimentava- e/alimenta-se bem?

Podes fazer um tratamento à base de Metronidazol que é o princípio activo do medicamento Flagyl (vende-se em farmácias e é para consumo humano).

 

Aconselhava a fazer um tratamento num aquário separado (com filtro e resistência).

- Aumenta ligeiramente a temperatura desse aquário.

- Dilui 1 comprimido de Flagyl por cada 40lts de água fazendo trocas de água de 50% de 8 em 8 horas (ou 12 se não puder ser em :D e coloca mais medicamento.

- coloca algumas gotas de vitaminas.

- se o peixe estiver a comer junta algumas vitaminas na comida bem como algum "pó" de Flagyl (para ajudar a combater os parasitas no intestino).

- Deves tentar manter a água o mais limpa possível. Como o peixe tem uma ferida aberta pode facilmente ter infecções de fungos/bactérias. Pode colocar um pouco de medicamento para as bactérias e fungos no aqua.

 

Entretanto deixa ver se alguém "discorda" do que disse ou se tem outra opinião. :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno,

 

Eu já o mudei para outro aquário, pequeno demais (17l) :evil: mas é o que se pode arranjar. É lá que estou a fazer o tratamento com Myxazil. Acabo amanhã os 5 dias que diz a embalagem. Tenho estado com mudas de 30%/dia.

 

Quanto a apetite, de facto tem menos apetite, e como está assustado de ter saído do aquário, esconde-se e nem olha para a comida. quando o deixo sozinho, lá sai do esconderijo e se digna a comer o que encontra espalhado.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A doença do buraco ,tradução do inglês " hole in the head disease " não é uma doença mas sim uma manifestação clínica ( quando muito poderiamos chamar síndrome ) do stress crónico a que os peixes ,nomeadamente ciclídeos ( especialmente Discus e outros sulamericanos )e anabantídeos ( especialmente Gouramis) sejam sujeitos .

Na água salgada a doença equivalente chama-se erosão da cabeça e da linha lateral e é frequente nos acanturídeis ( peixes cirugião )

Este " stress crónico " pode ser provocado por :

- má nutriçaõ ( nomeadamento carências de algas/minerais )

- sobrepopulação

-má qualidade da água

- parasitismo intestinal ,nomeadamente flagelados intestinais como o Hexamita e Spironucleus ( espoliam nutrientes e provocam má absorção intestinal )

- infecções bacterianas crónicas

- carência de vit. C ( no caso dos peixes marinhos )

 

Por este motivo quando queremos tratar esta "doença" devemos intervir de modo a controlar todas estas causas e não apenas em tratar o Hexamita.

Devo também referir que o princípio activo metronidazol é comum ao Flagyl , ao Octozin , e geralmente a vários medicamentos para peixes de aquário indicados para Hexamita.

Ña minha opinião o sal , bem como o betadine e as sulfamidas não

têm qualquer interesse no tratamento desta " doença ".

A dose do metronidazol na comida é de 1% logo 1 gr ( 4 comprimidos de flagyl )por 100 gr de comida.

O Flagyl não é inactivado pela luz como por exemplo a tetraciclina . Esta sim decompõe-se e pode mesmo tornar-se perigosa .

De facto a sua actividade ( concentração terapeutica eficaz ) não ultrapassa as 24 horas, tal como a maioria dos antibioticos ,devendo para tal ser renovada diariamente , idealmente mudando 30% da água entre tratamentos .A mudança de água serve para melhorar a qualidade da água , e diluir possiveis restos de metabolitos do medicamento e do seu excipiente .

Muitos casos quer em água doce quer em água salgada curam-se simplesmente melhorando a qualidade da água e da nutrição .

" Os buracos " resultam de feridas abertas por falta de imunidade local e défice de cicatrização e de substancias ( carentes na alimentação, espoliadas por parasitas ou não absorvidas devido á inflamação da parede intestinal )necessárias para essa cicatrização , e nãopor uma qualquer acção "escavadora " de parasitas flagelados .

 

Cumprimentos

Rui

 

PS :Espero ter usado uma linguagem pouco técnica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui,

 

Eu já tinha lido pelo menos dois tópicos teus sobre a doença do buraco, estava era na dúvida sobre se era ou não a doença do buraco. São bastante elucidativos. Pelo menos já fica aqui um exemplo do que é :D Penso que nesta secção faltam algumas fotos (há um tópico que deve ter sido excelente na identificação das doenças enquanto os links para as fotos estavam válidos :D )

 

Obrigado a todos e vamos lá ver se o consigo safar desta.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...