Cx Vodafone


canhake

Recommended Posts

Boas

A minha dúvida é simples...

Antes de meter a pesquisar sobre necessidades, preços e outros, gostava de saber se é possível manter um casal de killies numa caixa vodafone e meia(sim 1 e meia, porque tem uma sump, colada por tras da caixa... deve ter cerca de 10 litros brutos...

Eu quero que eles tenham boas condições... Se não for possível , não quero entrar ainda neste mundo

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, e mesmo num garrafão de 5 litros com boa manutenção.

 

Escolhes a especie certa (tamanho relativamente pequeno), por exemplo: um casal de Aphyosemion striatum ou de Aphyosemion bitaeniatum.

 

A manutenção em pequenos espaços deve ser semanal. Se os espaços forem mesmo pequenos (caixas de alevins) deve ser diária.

 

Como manutenção semanal: Mudar metade da água, usando agua nova, previamente deixada em descanso por uns dias e, ao mesmo tempo, aspirar o fundo.

 

Se forem killies de floresta devem ter areação.

 

Deves manter plantas, como o musgo de java, para a femea se esconder de vez em quando e para ajudar na qualidade da água - mas deixa espaço para os peixes nadarem.

 

Mantem a uma temperatura entre 17 e 26 C: isto é possivel sem aquecimento, por exemplo, colocando o garrafão em cima do frigorifico ou sobre a tampa de uma aquário aquecido.

 

Na verdade, manter peixes em espaços muito pequenos é só para aquariofilistas muito dedicados, qualquer pequeno problema como excesso de comida ou irregularidade da manutenção e os peixes morrerão.

 

Sim, é possivel (como diria o outro) mas terias que ser muito rigoroso. O que acontece é que, de inicio, as manutenções se fazem mas passados uns meses... começam a ser descuradas e os peixes morrem.

 

É preferivel esperares mais algum tempo e arranjares um pequeno aquário, de 30 litros, para a tua primeira experiencia com killies.

 

 

Miguel

 

 

Boas

A minha dúvida é simples...

Antes de meter a pesquisar sobre necessidades, preços e outros, gostava de saber se é possível manter um casal de killies numa caixa vodafone e meia(sim 1 e meia, porque tem uma sump, colada por tras da caixa... deve ter cerca de 10 litros brutos...

Eu quero que eles tenham boas condições... Se não for possível , não quero entrar ainda neste mundo

Cumps, Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como o Miguel disse (excelente apresentação Miguel ;) ) ...deves arranjar algo maior parar te iniciares ,as caixas da dita marca são boas para o crescimento de killies .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem já me esclareceram muita coisa.. Só discordo de uma coisa...

Eu não sou daqueles que no principio está entusiasmado, mas depois descuida-se... Se for para mudar todas as semanas (que é o que eu faço aos meus aquas) eu mudo...

Com isto dito, Têm algum link de algum site sobre iniciação na killifilia? E qual a espécie que me aconselham a manter? (Tendo em conta o tamanho\facilidade de a manter...)

Cumprimentos, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

www.apk.pt/forum ;)

 

Bem vindo a este maravilhoso mundo

 

abraço

 

Ricardo

 

 

Boas

Bem já me esclareceram muita coisa.. Só discordo de uma coisa...

Eu não sou daqueles que no principio está entusiasmado, mas depois descuida-se... Se for para mudar todas as semanas (que é o que eu faço aos meus aquas) eu mudo...

Com isto dito, Têm algum link de algum site sobre iniciação na killifilia? E qual a espécie que me aconselham a manter? (Tendo em conta o tamanho\facilidade de a manter...)

Cumprimentos, Daniel

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua c/ 40X30X30 que normalmente uso para reproduçao. Tenho curiosidade em exprimentar os killis mas nunca encontrei à venda em nenhuma loja. Onde posso adquirir alguns exemplares ou ovos destas especies?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua c/ 40X30X30 que normalmente uso para reproduçao. Tenho curiosidade em exprimentar os killis mas nunca encontrei à venda em nenhuma loja. Onde posso adquirir alguns exemplares ou ovos destas especies?

 

Boas

 

visita o www.apk.pt/forum ,encontras por lá alguma informação que pretendes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na APK pedem para me fazer socio...

 

 

Viva.

 

Diz-me onde "viste" isso. Ou "quem" te disse isso.

No forum da APK de CERTEZA que não foi!!

Quanto muito informaram-te que sendo sócio terias mais hipóteses de encontrares aquilo que procuras... mas daí a "pedirem-te"...

 

Não é esse o espirito da APK! Nós não pedimos. Nós OFERECEMOS!!!

 

Vitor Vieira

Editado por VITOR VIEIRA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Diz-me onde "viste" isso. Ou "quem" te disse isso.

No forum da APK de CERTEZA que não foi!!

Quanto muito informaram-te que sendo sócio terias mais hipóteses de encontrares aquilo que procuras... mas daí a "pedirem-te"...

 

Não é esse o espirito da APK! Nós não pedimos. Nós OFERECEMOS!!!

 

Vitor Vieira

 

Boas

 

esse mesmo o espírito da APK !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se assim é fica aqui o meu sincero pedido de desculpas. Nao foi minha intensao ofender ninguem e nao duvido da boa vontade desta associaçao. A minha resposta vem ao encontro de diversos topicos aqui presentes no forum. Vou entao pesquisar mais profundamente o site da APK, de forma a recolher mais informaçao sobre as especies e tentar descobrir onde arranjar alguns exemplares para também eu me iniciar neste campo.

 

Espero ter desfeito o mal entendido.

 

Abraço :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Alex tudo bem????

 

Uma das coisas que nós aprendemos na nossa formação é sem dúvida a educação..............

Com isto quero dizer que as desculpas não se pede evitam-se,ok???

 

Como já foi aqui referido e muito bem,tens o nosso site da APK para pesquisares tudo aquilo que tu precisas saber.

 

É logico que é mais fácil nos irmos pela via da comunicação verbal entre os fórum por nós registados.........

 

Visto que foi desfeito o mal entendido,vou-te lançar um desafio,pode ser?????????????Vais por começar a pesquisar como se mantém esta especie(Fundulopanchax nigerianus P-82)dentro do aquário (pH e também as temperaturas),como se reproduz,quanto tempo demora ovos a eclodir,como se alimentam ambos,quer os pais quer os filhos recém nascidos,etc etc...................

 

Quando tiveres as tuas dúvidas esclarecidas manda-me uma MP,pois eu te ofereço um casal de killies,ok?????

 

Abraços,

 

Miranda APK-228

 

P.S-Sabendo que à prior eu te explico algo que tenhas muitas dúvidas,heheh.

 

 

 

Se assim é fica aqui o meu sincero pedido de desculpas. Nao foi minha intensao ofender ninguem e nao duvido da boa vontade desta associaçao. A minha resposta vem ao encontro de diversos topicos aqui presentes no forum. Vou entao pesquisar mais profundamente o site da APK, de forma a recolher mais informaçao sobre as especies e tentar descobrir onde arranjar alguns exemplares para também eu me iniciar neste campo.

 

Espero ter desfeito o mal entendido.

 

Abraço :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja expliquei, o meu pedido de desculpas vem ao encontro daquilo que li em outros tópicos, fico contente por constactar o contrario.

Acho que nunca faltei ao respeito a ninguem.

 

Quanto ao desafio está aceite :mrgreen:

Obrigado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja expliquei, o meu pedido de desculpas vem ao encontro daquilo que li em outros tópicos, fico contente por constactar o contrario.

Acho que nunca faltei ao respeito a ninguem.

 

Quanto ao desafio está aceite :music_singguitar:

Obrigado

 

Abraço

 

Alex:

Claro que não ofendes-te nem faltas-te ao respeito a ninguem! Aliás a maior parte dos sócios da APK já nem se ofendem assim tão fácilmente ...

 

Como vês não me enganei no que te disse :"Não é esse o espirito da APK! Nós não pedimos. Nós OFERECEMOS!!! "

 

E aproveita pois peixes do Paulo Miranda... não andam por aí... a nadar !

 

Abraço,

Vitor Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alex,

 

Na APK pedem para me fazer socio, o que nao faz partes dos planos (pelo menos para já) ;)

 

Isto é simplesmente um indicador sobre quão dedicado estás.

 

Em 11 anos a acompanhar a killifilia portuguesa não há nenhum caso por mim conhecido de alguém que se tenha tornado num excelente killiófilo sem se ter integrado na associação: é uma condição sine qua non para o intercambio de conhecimentos, de espécies e, sobretudo, de entusiasmo.

 

Mas ser membro não basta, mais de 50% dos que se tornam membros não chegam sequer a killiófilos razoáveis...

 

Eu diria que uma boa parte nem sequer completa um ciclo reprodutivo.

 

É preciso outra coisa ainda mais importante: ter vocação.

 

É como ter jeito para a pintura: Podes fazer uns desenhos fixes mas se não fores para a faculdade de belas artes então não aprendes as técnicas que te permitem desenvolver a vocação.

 

A APK é a faculdade de belas artes. Para quem tem vocação é altamente aconselhável.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alex,

 

Caso pretendas, poderei arranjar-te um casalinho de killis para te iniciares.

 

As caixas da Vodafone servem de optimus aquarios para a criação dos alevins mas poderão ser insuficientes para manteres os casais quando forem já adultos. sugiro que vejas neste forum na área das vendas um aquarios barato para te iniciares.

 

A APK ja conta com 10 anos de existencia e uma das caracteristicas principais é não perdirmos ou exigirmos nada a todos aqueles que pretendam conhecer este mundo.

 

Obviamente que se te tornares sócio terás acesso a um outro conjunto de facilidades e conhecimentos que não está disponível na Internet ou seja o conhecimento adquirido ao longo de muitos anos pelos atuais socios da APK e de amigos de outras associações.

 

Existem vários sites sobre os killis e recomendo-te que te inscrevas no forum da APK e da EKC (http://elkilliclub.org/) de forma a juntares-te a um novo mundo de amigos e conhecimento.

 

e se caso decidires juntar-te a nós serás vem vindo.

 

um abraço

Luis Santos

Editado por Luís Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 16 anos de aquariofilia e já mantive de tudo e reproduzi de tudo... ciclídeos de todas as origens e características, anabantídeos, vivíparos, invertebrados, propaguei plantas... com toda esta experiência posso dizer que estou a aprender kilifilia... é algo de diferente, não é por si só melhor ou pior, mais difícil ou mais fácil (bom, não será propriamente do mais fácil que existe), é diferente... recheado de conhecimentos muito específicos e de técnicas muito próprias. A entrada na APK é a melhor forma de os adquirir e, acredita, que com a quantidade de kiliófilos que tenho como amigos nem precisava de o fazer para ter algumas dicas dos mais competentes kiliófilos portugueses, mas, ainda assim, inscrevi-me e não me arrependo... desde aí conheci muito mais gente e uma realidade diferente.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....ainda assim, inscrevi-me e não me arrependo... desde aí conheci muito mais gente e uma realidade diferente.

O mesmo se passou comigo, desde que me tornei sócio da APK ,já conheci muita gente e adquiri conhecimentos que antes não me passavam pela cabeça :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto, lá estamos nós a elogiar a APK.... depois o pessoal queixa-se que é "forçado" a tornar-se sócio, eheheh

Bom, elogios à parte (que são todos verdadeiros e eu também me tornei sócio muito rapidamente depois de enveredar pelos killies) os meus conselhos são os seguintes:

 

1 - Pesquisa sobre os killies. O site da APK tem bastante informação mesmo para que não é socio. O site já referido da EKC tem um fórum excelente para todos os falantes de castelhano e português (registo gratuito). Aqui no Aquariofilia, o primeiro tópico da área dos killies ("Apanhados para iniciantes") tem também muita informação de base.

 

2 - Quanto aos Vodafone: o mínimo aconselhado são 10 litros por casal (se não forem espécies grandes). Por isso uma caixa é boa apenas para alevins, mas com duas coladas já te consegues safar. Vê na secção de DIY, têm lá vários tópicos de como fazer isso.

 

3 - Aceita os peixes do Paulo Miranda, ou de outro qualquer que te ofereça para começar.

 

4 - Completa um ciclo reprodutivo.

 

5 - Se vires que gostas e te começar a entusiasmar pelo interminável número de espécies que o pessoal troca como se fossem cromos, então está na hora de te juntares a outros como tu... assim uma espécie de Killiófilos-Anónimos (só que bem conhecidos) :o

 

Boa sorte e vai-nos comunicando o teu progresso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a boa vontade. Eu nao disse que tinha uma caixa de telemoveis, o aqua onde os pretendo por é um 40x30x30.

 

Opss ;)

Como o tópico começou a partir das caixas vodafone, segui por aí, mas vejo agora que era outro utilizador.

De qualquer forma os restantes comentários permanecem validos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas que nós aprendemos na nossa formação é sem dúvida a educação..............

 

Com isto quero dizer quando se recebe uma mensagem é costume se responder. Mas nao faz mal, ja descobri algumas coisas que respondi menos bem, entretanto ja tenho o meu casal para me iniciar vindo de outro lado. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
Visto que foi desfeito o mal entendido,vou-te lançar um desafio,pode ser?????????????Vais por começar a pesquisar como se mantém esta especie(Fundulopanchax nigerianus P-82)dentro do aquário (pH e também as temperaturas),como se reproduz,quanto tempo demora ovos a eclodir,como se alimentam ambos,quer os pais quer os filhos recém nascidos,etc etc...................

 

Quando tiveres as tuas dúvidas esclarecidas manda-me uma MP,pois eu te ofereço um casal de killies,ok?????

 

Abraços,

 

Miranda APK-228

 

Também posso entrar nesse desafio?

:character0050: olha que eu chego lá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá olá!^_^

 

bem, desde ja quero agradecer a ajuda que este blog me tem dado no mundo dos aqua!

Eu cresci a ver o meu pai a "brincar" com o seu aquario que tinha no escritório e lembro-me de adormecer mts vezes a olhar para o calmo e colorido que era! por isso desenvolvi gosto pelo ambiente que eles trazem.

Agora queria iniciar nos killifish, ate ja andei a ver a APK, cmo muitos recomendam, mas neste momento nao tenho 25€ para dar :) (mas assim que arranjar faço-me socia sem duvida) será que algm mt querido me poderia arranjar uns ovinhos?

 

obrigada** :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais