Recommended Posts

Publicado

Bom........., o filtro comprei-o somente há 3 semanas se tanto e tenho estado com problemas no aqua. Comprei-o porque o anterior se avariou e que pertencia ao kit do aquário adquirido .

O meu aqua é somente de 60 L, mas o filtro da EHEIM , filtra segundo as características até 160 L, ou seja está compreendido entre 60 e 160 L .

Pois, o que acontece é que nestas 3 semanas já tive que o limpar , por vezes, mais do que uma vez por semana e pior que isso o teor em NITRITOS atingiu o valor máximo , se a escala fosse maior , não sei......., já fiz várias vezes trocas parciais de água , até 50% , e nada........, aspiro o fundo e continuamos na mesma .

Devo dizer , que as esponjas da parte inferior do filtro , estão sempre limpas, não se pode dizer que estejam sujas, ´somente o compartimento que tem lá de vidro é que costuma estar bastante sujo......

Devo dizer , que até à instalação deste filtro , os valores de amoníaco e amónia eram zero, agora o amoníaco já não é zero, os valores dos nitritos sempre no máximo 0,025 mg/L , e como já disse anteriormente , atingiu já o valor de 1 mg / L , e neste momento está a 0,2 a 0,4 mg/L. Curioso é que ainda não morreu nenhum peixe e parecem-me bem , pelo menos isso.

Se puderem , se souberem deêm-me algumas dicas , só esta semana já fiz duas trocas parciais de água , 50% e limpei o filtro 2 vezes , é porque se não o limpar deixa de funcionar , penso ......... ( evidentemente que o lavo com a água do aquário ).

Obrigada

mena

Publicado:

Olá,

Não conheço muito bem o funcionamento desse filtro...

As cestas são ambas "rasgadas" para permitir a passagem de água? Ou a água entre só pelo compartimento de baixo?

Que testes usas? São testes separados de amônia e nitritos?

Já mediste o valor de amônia e nitritos da água da torneira? Pode estar ai o problema.

Podias notar pequenas oscilações aquando a transição do filtro velho para o novo dado que o filtro novo não estava ainda totalmente colonizado. No entanto acho que passado estas 3 semanas não deverias estar a ter esses problemas. As bactérias não ficam só no filtro, logo, a ciclagem deste filtro seria muito mais rápida...

Mede os parâmetros da água antes e depois das TPA's. Têm de ser diferentes (é o que acontece normalmente)...

Verifica se:

- a água de reposição está Ok (sem nitritos e amônia);

- se os testes estao bons;

- faz TPA's de menos quantidade (20% - 30%);

- não tens peixes a mais no aqua. Alimenta em menos quantidade;

- evita para já mecher muito no filtro, só se for mesmo necessário e estiver muito sujo;

Se tiveres hipótese leva uma amostra de água para testares numa loja ou isso e compara os resultados.

Acho também que podias colocar alguma cerâmica no meio das esponjas/lã.

Bem, isto é o que me vem à cabeça para já... ;)8)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá!

A água circula por todo o filtro , o filtro pode ser visualizado em

http://www.eheim.com/

é o 2º filtro a contar da esquerda, são 3 compartimentos independentes, o 1º a contar de cima , contém uma caixa fechada com lã de vidro , e os dois seguintes sómente as esponjas, uma em cada cesto.

Uso os testes em separado , para a amónia e para nitritos, nitratos, etc, da JBL . Já testei a água da torneira e está tudo normal nessa mesma água, mas tenho que adiantar que hoje os testes do aquário já estavam muito bons, amónia 0 mg/L, e nitritos 0,025 mg/L .

Quanto à quantidade de peixes , talvez tenha conseguido resolver o problema , ele estava sobrelotado, embora todos os peixitos fossem pequenos, tenho um peixe gato enorme, que só por si limpava tudo e sujava tudo :wink: , daí como esté em crecimento surpreendente , já lhe arranjei um novo domo que tem um aqua de 200L , e provisoriamente está sózinho num de 30 L

Veja se me consegue explicar essa da cerâmica , é uma dúvida enorme , nem sequer é dúvida é não saber mesmo nada sobre , não é que não tenha feito pesquisas , mas estou bloqueada...........

poderei substituir num dos cestos a esponja por substrato "SUBSTRATO PRO " da EHEIM ? em qual ??? tenho que deixar mesmo assim meia esponja?, e num outro compartimento cerâmica , também com alguma esponja????

Também é assim, um membro do fórum já me tinha dado umas dicas, acontece que na troca de correspondência, e na avaria que houve no fórum perdeu-se tudo ........... :twisted:

OBRIGADA.

mena

Publicado:
é o 2º filtro a contar da esquerda
Então é externo? :twisted:

Bem, sendo interno ou externo ambos podem levar cerâmica (ou Substrato Pro).

A cerâmica serve para a fixação das bactérias, quase como numa esponja de um filtro interno (só que mais eficiente).

poderei substituir num dos cestos a esponja por substrato "SUBSTRATO PRO " da EHEIM ? em qual ??? tenho que deixar mesmo assim meia esponja?, e num outro compartimento cerâmica , também com alguma esponja????

Podes. Coloca esponja no primeiro compartimento e a cerâmica no segundo (ou no do meio).

A cerâmica não pode "levar" com muitos detritos. Os detritos devem ficar retidos ao máximo nas esponjas.

Porquê? Bem, a cerâmica é bastante porosa. Quanto mais porora for melhor pois oferece uma maior área para a fixação das bactérias.

Se a cerâmica levar com os tais detritos começa a ficar "entupida". Neste caso começas a perder a tal área de fixação para as bactérias.

Vantagens em relação à esponja: Por mais cuidados que tenhas quando lavas as esponjas acabas sempre por perder uma quantidade considerável de bactérias. Como a cerâmica não é lavada (deves apenas agitar o cesto para retirar detritos maiores(sempre com água do aqua)) essa perda de bactérias é menor.

Isto claro, foi um esclarecimento... muito por alto. :lol:

Faz uma pesquisa pelo fórum. Procura também por Siporax (é uma cerâmica da Sera).

Já disctutimos isso aqui e tens uns tópicos interessantes... :wink:

Veja se me consegue explicar

Veja se... não...

Deves dizer: Vê se me consegues explicar.

:)

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!