CO2 caseiro


Recommended Posts

Olá pessoal,eu há dois dias que estou a utilizar no meu aqua co2 caseiro.

 

A reçeita: Um litro de agua

Uma chavena de chá de açucar

Uma colher de chá de bicarbonato de sódio

Uma colher de chá de fermento(ferminpan)

 

E a minha duvida é: Como é misturado o co2 por todo o aqua,pois se ele está a um canto do aqua e quando as bolhas saiem do difusor elas vão logo para a superfiçie,será que as plantas chegam a absorver algum co2 assim,ou devo aranjar um troque para ele ser misturado por todo a agua?

 

Será que com a ajuda do filtro o co2 mistura-se?

 

Desculpem se as minhas perguntas são um pouco parvas,mas eu não tenho experiênçia nenhuma com co2 caseiro e gostava que alguem que a tenha me possa explicarmelhor e até dar alguns conselhos para a melhor utilização!!

 

Cumprimentos.Helder Madeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Diluir o co2 a 100% na agua é praticamente impossível... E como usas receita caseira ainda ajuda menos.

Mas podes começar por arranjar um bom difusor. Tens vários à escolha ( em vidro e espiral, em escada...).

 

 

Cumps,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o caseiro estás um pouco limitado em termos de dissolução, se fosse co2 pressurizado sempre podias utilizar um reactor externo e assim obter perto de 100% de dissolução do co2 na água.

 

Coloca o difusor que tens o mais abaixo possivel no aquário e com a bolhas a subirem na direcção da saída do filtro que sempre ajuda qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim eu sei que a reçeita caseira não é tão boa como uma botija,mas para começar e experimentar para ver o que aconteçia fiz a reçeita.

 

Esses difusores podem comprar-se em qualquer loja de aquarofilia?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim eu sei que era melhor,mas agora neste momento ainda não tenho condições para comprar o co2 em botija!!

 

Essa ideia de colocar o difusor o mais baixo possivel por baixo do filtro pareçe-me muito boa,vou experimentar,pois tenho que tentar dissolver o maior numero possivel de bolhas na agua.

 

Obrigado,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A muita gente que tem difusores da boyu ou la o que é...mas podes fazer tu o teu proprio difusor e ligar este ao filtro (se tiveres externo) penso que ja terias uma melhor dissoluçao....

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Essa ideia tambem me pareçe boa,e se for um filtro de cascata,será que dá?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens qual?

sendo de cascata nao sei ate que ponto poderia dar, porque a ideia era fazer um genero de cilindro oco, com biobolas ou algo assim ,que ligava uma ponta do cilindro aos co2 e a outra ponta ligava a entrada do filtro externo, e fazendo as bolhas percorrer mais caminho pelo filtro e diluindo mais co2 ate chegar a flauta..

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o Filtro kaskada 300,filtra até 250l/h da marca aqua szut!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E se o quiseres manter a funcionar não lhe injectes CO2.

As bolhas de gás vão estragar o rotor.

 

Os prös aqui do prédio usam isto, é caro mas é da Tunze.

Diz quem usa que é silencioso e muito eficaz a derreter o CO2 todo.

Se queres aproveitamento total do CO2 DIY não deves encontrar relação preço/qualidade tão boa por aí.

 

 

 

Abraço

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pareçe-me muito bom sim senhor!

Então e se eu usar um filtro interno,daqueles que tem um tubinho para puchar ar e ligar lá o co2,será que dá melhor resoltado?

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pareçe-me muito bom sim senhor!

Então e se eu usar um filtro interno,daqueles que tem um tubinho para puchar ar e ligar lá o co2,será que dá melhor resoltado?

cumps.

Hum ... é capaz de fazer muita sucção e puxar o "molho" da garrafa! (digo eu)

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim é capaz de ser verdade,não tinha pensado nisso!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então...

 

Ou então, podes colocar um difusor de madeira (se não der usa um azul dos normais) mesmo por baixo da saída do filtro de mochila.

A água a cair empurra as bolhas de CO2 e não as deixa escapar tão rapidamente.

 

Não te esqueças é que, mesmo que dissolvas toda e qualquer partícula de CO2, a movimentação da superfície da água provocada pelo filtro de mochila vai rapidamente fazer escapar muito desse mesmo CO2.

 

Bem vistas as coisas nem é assim tão mau como isso.

Se for muito o CO2 dissolvido o pH vai-te baixar imenso e isso não pode ser bom...

 

Tens que pesar os prós e os contras e encontrar uma solução de compromisso.

Ou isso ou gastar uma nota valente investindo num sistema pressurizado.

 

Eu como não estou bem quieto, desenvolvi um sistema de CO2 DIY químico.

Não ficou barato, mas ficou bonito.

Compromissos...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra opção de manter o gajo lá ... é arranjar uma boa quantidade de lemna a flutuar por cima do difusor a bolhas ficam aprisionadas nas folhas e há mais tempo de contacto com a àgua logo mais trocas gasosas!

(por acaso meti ontem umas poucas e apercebi-me disto,sem querer ).

 

Se bem que as bolhas quando se dissipam (saem da àgua) já tiveram algum tempo em contacto com a àgua e já fizeram a sua função! Não é necessário aprisioná-las debaixo de agua "eternamente" senão também pode ter contra-indicações!

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu já comprei um pedra difusora e tenho-a debaixo do filtro,como tu dizes para tentar dissolver o maior numero de co2.

 

Pois o ph tende em baixar,mas eu tenho estado atento para não aconteçer umas baixas.

 

Eu até poderia investir num co2 de botija,mas nesta altura com tanta despesa não dá e por isso experimentei a ver como corria o co2 diy!!

 

Obrigado,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim tambem é uma exelente ideia,pois assim as bolhas de co2 ficam mais tempo em contacto com a agua,se calhar o sufiçiente para as plantas absorverem algumas!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teoricamente se o pH te baixa visivelmente, a dissolução é boa.

 

Vê o desenvolvimento das plantas, se elas estiverem bem não desperdices dinheiro no sistema pressurizado.

 

O sistema DIY é mais que suficiente para a esmagadora maioria dos casos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem para a quantidade de plantas que tenho e o tamanho do aqua,penso que ir gastar dinheiro no sistema pressurizado não me compensa e como dizes o co2 caseiro deve ser o sufiçiente para o que preçiso.

 

Obrigado pelos coselhos,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.