Apresentação e pedido de informações


Angerseed

Recommended Posts

Bom, em primeiro lugar como sou novo por estas bandas, pelo menos em questões de participação activa, sinto-me no dever de me apresentar a toda esta ilustre, tão bem informada e sempre disponível comunidade!

 

O meu nome é David Ferrreira, sou natural de Viseu e tenho 26 anos.

 

O meu interesse pelo maravilhoso e recompensador mundo da aquariofilia já me acompanha há bastante tempo. Nunca consegui passar por um aquário sem que desse por mim a olhar duas vezes...Ultimamente, este latente interesse tem se vindo a manifestar cada vez com maior expressão. Muito contribuiu para este facto, ter descoberto o fórum e as já longas horas que por aqui passei a absorver informação e a ficar maravilhado com algumas das experiências, projectos ou histórias que fui lendo...O interesse cresceu de tal forma que no ultimo fim de semana decidi comprar o meu 1º aquário. É um aquário comedido, de 60 L, adequado, penso eu, ao meu nível de conhecimento actual sobre peixes, equipamentos e toda a sua envolvência. Devo-vos dizer que fiquei extremamente feliz com a minha compra e não vejo hora de conseguir materializar as ideias que todos vocês de alguma forma me foram estimulando através dos tópicos e posts que por aqui li...Desde já o meu obrigado a todos por isso!! :smile2:

 

De qualquer das formas, como qualquer iniciante na aquariofilia que se preze, tenho algumas dúvidas!! E que sitio melhor para as tentar dissipar que este?!!

 

O meu aqua, de capacidade, como já referia acima de 60 L, tem um filtro da marca Sunsun com um Qmax. de 450L/h (Massas filtrantes: Lã de vidro penso eu, carvão e cerâmicas)

Como substrato tem um areão de granulometria média, de marca desconhecida (já não me lembro do nome...), que continha a informação de ser apropriado para plantas.

A iluminação é feita por duas lâmpadas de 18 Watts incorporadas na tampa.

A temperatura que tenho tentado manter, através de um termostato de 100W ronda os 26ºC

O Ph, situa-se com pequenas flutuações, praticamente sempre no intervalo de 6.5 a 7

Tenho o aqua com água desde domingo às 19H30m altura em que acrescentei um tronco para decoração e procedi à plantação de duas Echinodorus bieheri e uma Chlorophytum bichettil. Tenho feito fertilizações até hoje com dois produtos da Sera, o florena para ser absorvido pelas folhas e o outro em pastilhas, de que nao me lembro do nome, para ser absorvido pelas raizes.

 

Posto isto, e como tive uma má experiência com o funcionário da loja a que recorri para adquirir estas plantas, queria em primeiro lugar, perguntar se estas que comprei são mesmo plantas. relativamente fáceis de manter. Saber quais me aconselham que compre de seguida, seguindo esta lógica de plantas de baixa manutenção, ou próprias para iniciados, se é que isso existe! Estou interessado em colocar mais duas plantas para preencher o fundo do aqua, uma de pequeno porte ou rasteira para introduzir num dos cantos frontais, bem como fazer um qualquer tipo de tapete verde...Outra coisa que gostava que alguém me pudesse informar era um bom sítio em Viseu, ou nos arredores em que existisse alguém que realmente perceba de plantas e aquários e que tivesse o gosto de transmitir essa informação aos demais interessados! Plantas a preços baixos também era importante! (nunca imaginei que as plantas fossem tão caras...paguei por cada das que referi acima, 8.5€!!)

 

Para finalizar as dúvidas, queria saber quando acham que devo introduzir o meu primeiro(s) inquilino(s) para começar a ciclar a água e que espécie seria a mais indicada para o fazer.

 

Um abraço a todos os que chegaram até aqui! e os meus sinceros parabéns a toda esta fantástica comunidade que aqui se reúne, à qual espero me juntar mais activamente daqui para a frente.

 

Cumps.

 

David Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

Bem vindo, escreves invejavelmente bem, gostei de lêr!

 

Em relação ao aquario, acho que são por essas medidas que a malta começa.

 

A filtragem, normalmente evolui-se para filtros exteriores, desocupam o interior do aquario, levam mais massa filtrante, enfim só vantagens que numa pequena pesquisa, facilmente concluis.

 

Em relação ao ciclo do azoto, há quem defenda, que se deve logo pôr um peixito de elevada resistência, ou quem deva esperar 4 semanas sem peixe com adição de pouquissima comida para formar as bactérias. Nada como leres sobre ciclo do azoto.

 

Não sou nada entendido em plantados, com certeza, muita malta te vai ajudar. Nos plantados, gosto mesmo é de ver fotos. Por isso, começa por meter aqui fotos desse material todo e da montagem passo a passo... :smile2::thumbup3:

 

Cumps

Orlando

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Escreve tão bem que até me envergonha ;) vou começar a ter mais cuidado ou entrego a carteira profissional ;)

 

Como estou com muita pressa vou-me limitar a dizer que podes comprar plantas aos membros do fórum.

Eu faço isso e compensa.

Cumps

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,como disseram depois evolui-se para filtros externos.Um pequeno reparo é lã filtrante e não lá de vidro como disseste.O carvão apenas deve ser usado para remover medicamentos do aquário,caso contrário podes tira-lo.Estranho é que se já tinhas descoberto o fórum como foste lá ser "roubado" nas plantas :? eu optaria por comprar a membros do fórum,na parte de vendas ou então o Cable-man,tem uma enorme variedade e grandes preços,já comprei e gostei bastante.Sobre o aquário devo dizer que o meu de 60L durou 3 meses,depois fiz o de 300L e já ando á meses a sonhar com um de 2 metros :eusathink: mas uma coisa é certa,quanto maior for o aquário mais fácil é controla-lo.A iluminação até me parece boa para as plantas que tens.Eu no meu de 97L tenho uma iluminação idêntica e as plantas crescem a bom ritmo e sem CO2.Não sei até que ponto terá sido um bom investimento nesses "fertilizantes",sem controlares o NO3 e o PO4 é algo arriscado fertilizar á toa.Podes estar a alimentar as algas.Para primeiro inquilino aconselharia flocos ou então para acelerar o ciclo Sera Nitrivec agora é o Sera Bio Nitrivec , BIOSTART da AQUAPE ou até o Stress Zyme.Por ai já reparaste que não sou da opção de fazer um peixe sofrer o arranque do ciclo.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos os que responderam pelas boas vindas que me deram!

 

Relativamente à introdução dos primeiros peixes, penso então que será mesmo melhor deixar passar um pouco mais de tempo até os introduzir. Talvez lá mais para o final da próxima semana....

Quanto à situação das plantas é que gostaria mesmo que me dessem umas dicas de que espécies lá colocar de seguida! É que estou um pouco perdido quanto às escolhas que devo fazer, bem como não sou pessoa de gastar dinheiro frivolamente, sem saber se o que estou a fazer é minimamente correcto.

Agradeço à Martafx, a dica de aproveitar o fórum para comprar as plantas. Se alguém me pudesse referenciar directamente um membro do fórum que efectue tais negócios, agradecia, porque invariavelmente chego atrasado a negócios nos classificados que até me poderiam interessar! :eusathink:

 

Passando agora, e com todo o gosto, à parte da satisfação de curiosidades visuais ;) deixo de seguida algumas fotos do meu modesto aquário, desde a altura em que chegou a minha casa até ao ponto em que se encontra actualmente!

 

Novamente, refiro que quaisquer sugestões, opiniões, conselhos ou doações são mais que bem vindas!! :?

 

O meu Aqua colocado no seu sítio pela primeira vez! ;)

 

DSC04237.jpg

 

Com a tampa aberta, mostrando a iluminação existente e filtro (ainda sem o carvão e cerâmicas...)

DSC04238.jpg

 

Vista de pormenor do filtro

 

DSC04239.jpg

 

Vista do Aqua imediatamente após ter sido colocado o substrato, o tronco de decoração e respectivas plantas

 

DSC04240.jpg

 

Imagens de pormenor do ambiente criado!

 

DSC04241.jpg

 

DSC04242.jpg

 

Cumps.

 

David Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge Oliveira, agradeço imenso a sua resposta e como só a visualizei depois de ter feito o meu último post (As imagens demoraram no processo de upload!!), acabei talvez por fazer perguntas desnecessárias...Vou então tentar falar com o membro cable-man!

Quanto a ter sido roubado, realmente estranhei os preços praticados na loja onde fui, comparados com os que por aqui vi, mas devido à minha ignorância sobre o assunto lá me deixei levar pela conversa mansa do funcionário e pensei que estaria a comprar uma plantas daquelas "especiais de corrida"!! Enfim, erro que não volto a cometer...Quanto a ter ajudado, ajudou e bastante! Vou também ter atenção aos produtos por si referidos.

 

Outra coisa que aproveito para perguntar é a seguinte: hoje de tarde foi-me oferecido, por um colega uma imensidão de placas de pedra de xisto de sensivelmente 5mm de espessura, como sendo boas pedras para decorar aquários...Como não tenho ainda nenhum tipo de background, estava a pensar dispor algumas das placas de forma a criar um fundo. Que me dizem da ideia? Tem pernas para andar ou devo abandonar esta aventura?!

Editado por Angerseed
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Em relação ao ciclo, cada um tem a sua ideia, eu costumo enfiar dois neon chineses em cada aquário que eu quero ciclar e eles continuam contentes e felizes.

Em relação as plantas, também te aconselho a comprar aos membros do fórum, ou podes aproveitar alguma das encomendas a aquaristic ,porque de certeza que vais necessitar de vários artigos para o aquário, e nunca te esqueças que podes mandar vir artigos mais baratos e com maior variedade.Eu mandei vir uma encomenda grande de plantas da aquaristic e vieram todas impecáveis.

Em relação aos peixes, eu costumo comprar peixes na aquaplante em Lisboa, ou costumo mandar vir peixes da primefish, onde os preços são muito bons(se quiseres eu posso enviar-te a lista da ultima encomenda que eles fizeram no inicio de Março,para tu poderes comparar os preços)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aqua é de vidro ou de acrilico? É que se for de acrilico convém evitares tocar com pedras nele, sob pena de o riscares irremediavelmente (só porque ele escreve bem :eusathink: ).

 

PS. Eu dou-me muito bem com as bactérias que se compram nas lojas da especialidade para ciclar os filtros.

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wait, só mais uma coisa.

A Chlorophytum bichetii não é uma planta aquática. Se vais mexer no aqua aproveita e retira-a par um vaso com "prato" por debaixo que deves manter com água.

http://en.microcosmaquariumexplorer.com/wi...Aquarium_Plants

Se calhar já fui tarde e já tens as mãos molhadas.

Essas e as variedades de Dracaenas devem ser as plantas terrestres mais vendidas como aquáticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para além de "roubado" no preço ainda me venderam gato por lebre...Humm, parece-me que amanhã lá terei de ir fazer uma pequena visita de planta na mão!! :chores009:

 

Quanto aos xistos, estão neste momento de molho em água quente, depois de terem levado uma valente esfrega! Vinham com alguma terra agarrada...Vou deixa-los "marinar" durante esta noite, ou o que falta dela e amanhã concretizo o layout que tenho em mente!

 

Obrigado pela dica Luis, e pelo link que parece ser bastante informativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como fui neste tópico alertado para as plantas que tinha não serem as ideais e por ter sido vitima de "abuso comercial na sua forma conseguida" ;)

decidi ir reclamar tal situação. Foram-me oferecidas novas plantas e um pedido de desculpa foi efectuado. Menos mal!

 

Posto isto e passando agora a disposições mais alegres, para os interessados, aqui vão duas fotos do que andei a fazer! Fiz o tal background de placas de xisto, previamente fervidas e lavadas ( o background é basicamente a disposição linear das placas de vários tamanhos e formatos, enterradas no substrato, que cobrem grande parte do vidro traseiro...). Aproveitei e fiz também uma éspecie de gruta/esconderijo que espero ser do agrado de algum dos futuros hóspedes...Por fim plantei as minhas novas ofertas. Seguem as fotos:

 

Vista do background e gruta

 

DSC04257.jpg

 

O meu aqua tal como se encontra neste momento...

 

DSC042621.jpg

 

Para terminar, só vos quero dizer que me tenho divertido imenso com tudo isto! O prazer que me tem dado o desenvolvimento deste novo hobbie dificilmente seria conseguido com qualquer outra coisa....e ainda nem chegaram os peixes! ;)

 

Um sincero obrigado a todos, e um abraço especial aos membros rmmartins, ao Mário e ao Luis saleiro pela disponibilidade e amabilidade demonstrada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu arranjava um musgo para ver se envolvia o tronco e metia uma cartolina preta.As predras de background é que não sei porquê não me inspira confiança,estão mesmo seguras?Se futuramente um peixe se assustar e lhe bater forte ou tu a despejares água elas não tombam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As placas nessa disposição dão-te um aspecto um pouco artificial, mas isso é só a minha opinião. O que interessa é gostares, uma vez que é para ti.

Nestas coisas sou muito livre e aberto, se uma pessoa gosta do que tem e do que fez, nada mais interessa. O resto são opiniões pessoais.

Diz-me uma coisa, sabes o nome das plantas que trouxeste? Daqui não estou a conseguir identifica-las...

Tiveste sorte em conseguir trocar as outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos que tirei não fazem justiça ao background! Realmente ao vivo é outra coisa. Pessoalmente acho que compôs bastante o ambiente. Sendo de cor preta, realçam as restantes que lá existem...

 

As placas ficaram bem ajustadas. Tenho uma boa espessura de substrato e estão fortemente enterradas. Penso que nenhum peixe terá hipótese sequer de movimentar aquilo...

 

As plantas novas que vieram, não consigo dizer o nome certo, porque não consigo decifrar a letra da senhora da loja...Do que consigo perceber uma é ... ophiopogon!!!? e a outra é ... rotala!?!? Espero que assim já dê para chegar à identificação das mesma!

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Marta.

 

Quanto à fauna apenas tenho uma ideia do que gostava de introduzir. Mas para já é apenas isso, uma ideia, porque não estou seguro, nem tão pouco totalmente informado se será possível manter estas espécies em coabitação.

Escusado será dizer que estou receptivo a sugestões quanto a esta matéria!

 

Ora então eu tenho esta ideia para a fauna:

 

1 Platydora Costatus

4 Corydora Aaneus

# Camarões (em principio red cherries, que não sei onde os vou desencantar porque em Viseu ninguém vende invertebrados sem ser caracóis! Se alguém tiver uns espécimes em excesso, eu agradecia! :twisted: )

 

8 Guppies (2 machos e 6 fêmeas)

2 Colisa Lalia (preferencialmente um casal)

 

Ideia parva esta ou nem por isso? :medieval_mace:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Antes de mais, meus parabéns pela participação no Fórum.

 

Afinal essa loja aí na tua terra é bem barata.

Compras duas plantas (uma para o Aqua e outra para o vaso) e oferecem-te seis?

Se Viseu não fosse tão longe daqui dava lá uma saltada...

 

Agora para algo mais sério.

Sob pena de teres um apodrecimento e consequente desequilíbrio na qualidade da água, aconselho-te a retirar essa planta terrestre.

 

Em relação à fertilização líquida, muito cuidado pois sem os testes (nitratos e fosfatos) podes estar a dar azo a um surto de algas.

Mais uma vez (e sabendo de antemão que se valessem alguma coisa ninguém os dava) te aconselho a introduzires, ao invés de fertilizantes, algum CO2, mesmo que DIY.

Num Aqua recém montado, as plantas introduzidas estão fragilizadas e com o sistema radicular 'fora de serviço', e as algas sendo muitíssimo mais adaptáveis, vão aproveitar a mínima oportunidade de retirar da coluna de água os nutrientes em excesso, assim a adição de CO2 dá algum 'edge' às plantas superiores ao permitir o metabolismo desses mesmos nutrientes sem que haja absorção radicular.

 

Se conseguires persuadir os tais dos lojistas a oferecerem umas plantas flutuantes ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes, Limnobium laevigatum ou Lemna) era muito bom, se não, há por aí nos classificados quem as venda.

Ceratophyllum demersum também é muito bom e podes sempre encontra-lo aí 'perto', nessas represas para os lados de Penedono há aos montes.

 

Quanto à gruta, acho que perto do local onde encontrares o Ceratophyllum há também um ou outro pedaço de 'lenha' submerso que fará um melhor efeito que essa plaquinha de ardósia...

Mas lá está, a beleza está nos olhos de quem a vê.

 

Vai é postando novidades, que é disso que o pessoal gosta.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos que tirei não fazem justiça ao background! Realmente ao vivo é outra coisa. Pessoalmente acho que compôs bastante o ambiente. Sendo de cor preta, realçam as restantes que lá existem...

 

As placas ficaram bem ajustadas. Tenho uma boa espessura de substrato e estão fortemente enterradas. Penso que nenhum peixe terá hipótese sequer de movimentar aquilo...

 

As plantas novas que vieram, não consigo dizer o nome certo, porque não consigo decifrar a letra da senhora da loja...Do que consigo perceber uma é ... ophiopogon!!!? e a outra é ... rotala!?!? Espero que assim já dê para chegar à identificação das mesma!

 

 

Cumprimentos.

 

A Ophiopogon será a Ophiopogon japonica? Se for estamos mal... Vê bem o link que te dei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Marta.

 

Quanto à fauna apenas tenho uma ideia do que gostava de introduzir. Mas para já é apenas isso, uma ideia, porque não estou seguro, nem tão pouco totalmente informado se será possível manter estas espécies em coabitação.

Escusado será dizer que estou receptivo a sugestões quanto a esta matéria!

 

Ora então eu tenho esta ideia para a fauna:

 

1 Platydora Costatus

4 Corydora Aaneus

# Camarões (em principio red cherries, que não sei onde os vou desencantar porque em Viseu ninguém vende invertebrados sem ser caracóis! Se alguém tiver uns espécimes em excesso, eu agradecia! :doofywave: )

 

8 Guppies (2 machos e 6 fêmeas)

2 Colisa Lalia (preferencialmente um casal)

 

Ideia parva esta ou nem por isso? :medieval_mace:

 

Cumps.

 

Bem..

 

Na minha modesta opinião o Platydora Costatus não é a melhor opção, em adulto pode atingir os 20 cm, sofro de claustrofobia, a falta de espaço aterroriza-me! Lololol

Sabes que quando os reds começarem a reproduzir oa "bébés" vão ser um petisco (servido numa bandeja) para as tuas colisas?

Tirando isso...Eu não sou a melhor pessoa para dar opinião em relação a fauna, se pudesse tinha um aquário para cada espécie. :twisted:

 

Cumps

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a martafx tem razão.

A platydora cresce-te muito e torna-se predatória, tanto com os camarões como com os alevins de guppy, e a colisa o mesmo, é predatória dos alevins e dos reds. Basta que lhes caibam na boca.

Ah, e o guppys também te comem os reds, isso é garantido. Começam pelas patas e só acabam na cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.