Ajuda sobre o Telescópio


Recommended Posts

Olá a todos!

 

A cerca de dois meses comprei um telescópio preto numa loja de animais, juntamente com um aquário globo de 5L, e dois tipos de alimento: granulado e em flocos, que deveria dar dois por dia, um de manha e outro a noite. Foi-me recomendado a mudança parcial da água (20 a 30%) semanalmente e que poderia ser com água da torneira, desde que colocasse 6 gotinhas de um acondicionador da água para o cloro. De resto apenas tem umas pedritas para o fundo e uma pequena planta artificial, nada de mais.

Enfim foram estas as indicações que recebi de como deveria tratar o meu telescópio, pelo que estive a ler no vosso manual de iniciação, e não deveria ter um aquário tão pequeno, mas a realidade é que o meu peixe também ainda é pequeno, tem cerca de 10 a 15 cm.

A realidade é que afeiçoei-me bastante ao meu camarada e gostaria de saber quais são as melhores formas de o poder tratar, uma vez que já começo a por em causa as indicações do senhor que mo vendeu.

Outro aspecto importante é que estive a ler um grande número de tópicos acerca deste tema, e fiquei preocupado. O meu telescópio, começa a apresentar umas pequenas manchas douradas no seu tronco, disseram-me que isso era normal, será verdade? Além disso noto alguns comportamentos estranhos por parte dele: por vezes passa muito tempo no cima do aquário a respirara “a tona” e a fazer bolinhas de ar, outras vezes passeia-se pelo aquário com uma tal excitação e mudanças súbitas de direcção, e agora neste momento, passou a manha toda deitado no fundo do aquário, como se estivesse a dormir, mas mexe os olhos, por vezes levanta-se durante uns momentos mas volta rapidamente para baixo.Um aspecto importante é que ontem mudei cerca de 75% da agua dele uma vez que já estava bastante suja. Será que me podem ajudar?

 

Cumprimentos

Editado por pedronuno21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ismenio

 

 

Desde já fico-te agradecido pela resposta.

 

Em primeiro lugar queria pedir as mais sinceras desculpas por um erro tremendo da minha parte o meu telescópio não tem 10 a 15 cm mas sim 5 a 7 talvez, não sei mesmo o que me passou pela cabeça para cometer um erro tão brusco, peço desculpa mais uma vez. Será que este dado novo altera a situação? Fui a loja e disseram-me que por ter mudado ontem uma grande parte da água que o meu companheiro estava a sofrer pela diferença de temperatura pois apesar de ser de água fria podia estar numa temperatura diferente, disseram-me também para esperar um pouco a ver no que dava. Também me aconselharam a por um produto que elimina amónio e nitritos, já o comprei e tenho-o aqui comigo fico a espera do teu parecer par poder fazer algo.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite mais uma vez!

 

Relativamente ao meu telescópio, pude ver que ele ao longo do dia manteve o mesmo comportamento que descrevi pela manha: apático no fundo do aquário, sendo que as vezes a muito custo lá se levanta durante uns segundo para voltar a a cair na apatia como se não tivesses forças. Estou preocupado pois ele não responde a estimulos nenhuns, e não é normal, acredito mesmo que se passa algo e gostava que alguém me pudesse ajudar.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Obrigado pela tua resposta, mas ainda tenho algumas questões, o sal que falas-te, posso por so sal marinho grosso? qual será a quantidade adequada? e devo por sempre isso quando mudo a água?

 

Falas-te que a água está envenenada, o que posso fazer para mudar a situação? bastará muda-la toda?

 

 

Responde logo que possivel.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente estou farta da pouca informação que se fornecem hoje em dia nas lojas de animais, o que vais desde ao ciclo de azoto, ao número de peixes por aqua, ao venderem globos para animais que vão crescer imenso e ao não saberem o quanto estes vão crescer, ao dárem indicações erradas acerca da alimentação, etc... Até agora só conheço uma loja onde fui bem informada e esta foi a loja "Aquaplante". Não volto a comprar animais em lojas onde tenha sido mal informada, estou realmente revoltada com isto! Como é que pode haver tantas pessoas tão ignorantes ou tão mãs para fazerem isto... Cada vez que penso nos meus animais penso em como gostaria de ser tratada, não lhes fazendo por isso nada, que não gostasse que me fizessem a mim. Peço desculpa se não estou a ajudar em nada o autor do tópico, mas tinha que desabafar. Aconselho também segundo a minha experiência a comprar de peixes ou material em lojas especializadas em aquariofilia e não em lojas de animais normais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pela ajuda, mas o meu fiel companheiro morreu esta manhã.... Gostaria apenas de subscrever o que disse a Patricia por inteiro, é triste o modo de como eu fui informado pelas lojas de animais de quais os procedimentos para os tratar... Realmente não tenho palavras para descrever esta situação e a dor que me está a causar.

 

 

Mais uma vez obrigado por tudo

 

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola pessoal,

 

eu tambêm tenho um peixe "telescópio preto" recentemente , e estou a adorar este peixe por isso vou comprar um aquario maior e um filtro com motor.

Penso que são melhores.

 

Já agora se alguêm conheçe alguma loja da região do Porto que tenha peixe deste tipo ( kinguios , ou black moor ) agradeçia que me informaçem.

 

Cumprimentos.

Agradeço a quem me poder emprestar um de 100 L ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê no meu perfil o meu falecido :) com estrema pena minha só durou 2 anos e algo.Ele adorava corrente de água e andar a levantar a areia,por isso uma areia fininha e muito espaço é o que ele gosta.Pelo menos 50 x 50 de largura e altura e quanto maior o comprimento melhor,sei que pelo menos 35cm atingem.Boa sorte com esse peixe fantástico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente o que muitas pessoas querem é despejar a mercadoria a todo o custo. é obvio que se ele te dissesse que para teres o peixe em condições tinhas que investir num aqua que te ficava em quase 200€ e um filtro que também não pesava nada na carteira certamente que não lhe compravas nada. Também comecei assim porque aceitei ficar com os peixes de outras pessoas que já não os queriam, informei-me, e como cheguei à conclusão que não tinha € suficiente para lhes dar uma vida em condições construi os meu proprios aquarios, sempre saiu mais à conta. Também tenho um telescópio que veio para mim com a cauda rasgada, hoje já está grandinho apesar de ainda não ser um adulto, mas a cauda continua na mesma. É dos meus peixes mais sociáveis e vem comer à mão.

O teu peixe vinha à superficie respirar porque o oxigénio na agua era muito rarefeiro, num globo e sem qualquer filtração e ecossistema o O2 não é renovado. Para além de que nessa quantidade de água o amonio produzido pelo peixe era numa quantidade muito toxica. Por vezes ficava frenético porque stressava com alguma coisa e assustava-se e não tinha onde se refugiar. Ao menos serve-te de lição para não cometeres o mesmo erro. Faz logo o que te dizem para fazer, eu sempre que tenho algum problema mais bicudo vou sempre informar-me a uma loja da especialidade. Um peixe é mais que um elemento decorativo, exige as mesmas responsabilidades que qualquer outro animal para viver bem e muitos anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo menos estamos todos aqui, ainda bem que existe o forum, serve para denunciarmos essas lojas que deviam estar era a vender amendoins (se calhar nem competência para isso tinham).

Mas nada de desanimar, para a próxima já sabes, antes de comprares, tens aqui no forum toda a gente a ajudar-te, não hesites em questionar, vais ver que todos te vão querer ajudar.

 

saudações

 

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais