Duvidas com fertilização


Pereirinha

Recommended Posts

Bem como prometido cá ficam as fotos...

Alguma coisa que vejam que está mal ou algum sinal de carencia por parte das plantas digam...

 

 

 

As algas no substrato

 

gallery_21175_1255_26410.jpg

 

gallery_21175_1255_95943.jpg

 

gallery_21175_1255_94238.jpg

 

Vistas Gerais

 

gallery_21175_1255_84475.jpg

 

O lado onde plantei as novas plantas, a HZ já são criação propria, nem estão más...

 

gallery_21175_1255_75018.jpg

 

gallery_21175_1255_61282.jpg

 

As algas nos vidros

 

gallery_21175_1255_31405.jpg

 

gallery_21175_1255_86495.jpg

 

gallery_21175_1255_75685.jpg

 

As algas nos troncos que julgo serem normais por estarem perto da luz

 

gallery_21175_1255_4542.jpg

 

gallery_21175_1255_1201.jpg

 

As algas nas pedras

 

gallery_21175_1255_123442.jpg

 

gallery_21175_1255_17035.jpg

 

Abraço e digam lá o que acham

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu cada vez leio mais e percebo menos de fertilizações. Ponho potássio e ferro tenho para lá mais umas coisas que comprei na HA mas nem percebo para que servem . Tenho de ver se algum dos membros do forum me ajuda in loco ou seja na minha casa para ver se entendo alguma coisa pois farto-me de comprar coisas e palntas e depois fico danada quando vejo plantados lindos e eu nem anubias como deve ser. Luz tenho acho que a suficeiente mas tambem sou uma par"""""""a e não sei.... J´+a comprei coisas da ADA eu sei lá mas o efeito é nenhum o mal é meu de certeza....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem ... pelas fotos ... desde já te digo ... que o teu aqário está igualzinho ao meu .... aqui há 2-3 meses meses atrás.

Substrato a ficar manchado de verde, vidros todos verdes .... e curiosamente .... estás com o mesmo problema que eu tive .... muito consumo de po4 ... e nada de consumo de no3.

Se eu tiver correcto, tens ai uma"explosão de nutrientes" .... provocada pela libertação de excesso de nutrientes dos teus substratos (por isso ... continuo a dizer que devias aumentar a flora).

... e depois tens outro pequeno problema ... gh 10 .... isso faz com que as plantas tenham mais dificuldades em assimilar os nutrientes.

O que eu faria ... repito ... eu .... nesta fase diminuiria a iluminaçao para 0,5 w/ litro ... ou seja ... nesta fase apenas 2 lampadas ligadas(podes manter o mesmo numero de horas diárias) .... depois .... se possivel.... 1 tpa de 2 em 2 dias .... estilo 30 % .... continuar a fertilizar com K e manter os valores de po4 a rondar 1 ppm.(até os nitratos começarem a baixar).

Durante esta fase, não me parece aconselhavel fertilizar com micros ou ferro (ou entao ... doses minimas) ... só mesmo manter os valores de macros (no3,po4 e k).

.... e depois .... calma .... esperar .... isso daqui a 2-3 semanas já lá vai . Se quizeres ... vai limpando o vidro da frente (era o que eu fazia) porque senão ficava quase sem ver nada .... ;)

 

Vai actualizando e espera pela opinião de mais pessoal .... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas canito.

o meu aquario têm exactamente os mesmos problemas que o aqua do pereirinha , e foram construidos com 1a semana de diferença. uma coisa que não percebi bem. passamos 2 - 3 semanas sem por micros e focamonos mais nos macros é isso??

 

abraço

 

manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem ... pelas fotos ... desde já te digo ... que o teu aqário está igualzinho ao meu .... aqui há 2-3 meses meses atrás.

Substrato a ficar manchado de verde, vidros todos verdes .... e curiosamente .... estás com o mesmo problema que eu tive .... muito consumo de po4 ... e nada de consumo de no3.

Se eu tiver correcto, tens ai uma"explosão de nutrientes" .... provocada pela libertação de excesso de nutrientes dos teus substratos (por isso ... continuo a dizer que devias aumentar a flora).

... e depois tens outro pequeno problema ... gh 10 .... isso faz com que as plantas tenham mais dificuldades em assimilar os nutrientes.

O que eu faria ... repito ... eu .... nesta fase diminuiria a iluminaçao para 0,5 w/ litro ... ou seja ... nesta fase apenas 2 lampadas ligadas(podes manter o mesmo numero de horas diárias) .... depois .... se possivel.... 1 tpa de 2 em 2 dias .... estilo 30 % .... continuar a fertilizar com K e manter os valores de po4 a rondar 1 ppm.(até os nitratos começarem a baixar).

Durante esta fase, não me parece aconselhavel fertilizar com micros ou ferro (ou entao ... doses minimas) ... só mesmo manter os valores de macros (no3,po4 e k).

.... e depois .... calma .... esperar .... isso daqui a 2-3 semanas já lá vai . Se quizeres ... vai limpando o vidro da frente (era o que eu fazia) porque senão ficava quase sem ver nada .... :eusathink:

 

Vai actualizando e espera pela opinião de mais pessoal .... :?

 

Boas Canito por ver que tiveste um problema semelhante, é que insisto tanto que respondas às minhas questões, tipo então vou fazer isso que dizes diminuir aso watts, hoje já comprei 3 saes como da para ver nas fotos (ainda estavam no saco) eu noto que quando faço uma TPA os Nitratos descem para os +-7ppm, mas no dia a seguir não faço TPA, meço os parametros e tenho 10ppm, tipo já estou a fazer as TPA's dia sim dia não, como sugeriste, desde que montei o aqua, tenho tirado 2 baldes de agua dia sim dia não tipo não sei bem quanto significa em percentagem mas não deve andar longe dos 20%, vou comçar a tirar mais um balde eu tenho mantido os valores de Nitratos pelos 10ppm, tipo achas que devia baixar mais os nitratos???

 

Li no teu topico que usavas agua de osmose na altura que tinhas algas, desculpa a minha ignorancia mas o que é isso??? Agua de osmose??? já agora como posso fazer para baixar o GH??? Já ouvi dizer que a agua do lidl ajudava...

 

A flora já foi aumentada como se pode ver nas fotos, já plantei Sp Green e Aromática, tenho medo de reduzir a luz porque a glosso pode começar a crescer para cima...

 

A fertilização com micros e ferro já foi cessada porque acho que o que fez aparecer as algas foi mesmo o excesso de Ferro, dou mesmo lol...

 

Abraço e se alguem me souber responder, agradecia...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pereirinha.

( off topic - já te mandei as cenas do teste de co2 para o e- mail )

 

osmose, pelo que sei é um sistema de desmineralização da agua, ou seja, se tiveres este sistema vai - te baixar o GH penso eu ( corrigam - me se tiver errado ) . então cerra - se as injecções de micros durante 2 - 3 semanas???? eu tou a seguir aquela cena das trocas de agua que o petty sugeriu continuo pereira??

 

abraço

 

manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pereirinha.

( off topic - já te mandei as cenas do teste de co2 para o e- mail )

 

osmose, pelo que sei é um sistema de desmineralização da agua, ou seja, se tiveres este sistema vai - te baixar o GH penso eu ( corrigam - me se tiver errado ) . então cerra - se as injecções de micros durante 2 - 3 semanas???? eu tou a seguir aquela cena das trocas de agua que o petty sugeriu continuo pereira??

 

abraço

 

manu

 

Pah é assim eu acho que isso ajuda, quanto estás a trocar??? um garrafão??? eu perfiro mudar 3 baldes dia sim dia não, mas se achas que isso te ajuda a manter os valores estaveis... tipo só tu o podes dizer entendes??? cada caso é um caso... tipo não fertilizes com micros nem ferro, sem tempo exacto (quero eu dizer que não é propriamente 2 ou 3 semanas), tens é de andar em cima das plantas, tipo andar atento para ver se notas carencias só então depois é que recomeças, porque os micro e o ferro não ajudam em nada a extinção das algas, é assim, estou-te a dizer o que percebi lol... espero ter feitu a interpretação correcta...

 

Abraço e obrigado pelo mail manu...

 

Vamos esperar pelos craques lol...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas canito.

o meu aquario têm exactamente os mesmos problemas que o aqua do pereirinha , e foram construidos com 1a semana de diferença. uma coisa que não percebi bem. passamos 2 - 3 semanas sem por micros e focamonos mais nos macros é isso??

abraço

manu

 

Boas.

E curiosamente .... ambos estão a utilizar o humus de minhoca .... que eu sinceramente ... nem sei o que é .... mas que deve ser "potente" ... deve ... :shocked028:

Tens de perceber ..... que não é hoje nem amanha que vais conseguir resolver o problema das algas .... isto demora ... e por isso eu falo em 2 ou 3 semanas .... mas até pode ser mais ....

Por isso é preciso calma e paciencia.

Em relação à fertilizaçao com micros ... se o vosso problema é .... como eu penso .... "excesso de nutrientes" na coluna de agua .... provavelmente provocado por esse substrato de minhoca(humus) .... é importante nesta fase fazer tpa`s e aumentar a flora .... só assim consegues controlar estes excessos.

 

Em relação à agua de osmose que eu ultilizei .... fi-lo por 2 razões :

-Para baixar a dureza da agua.

-E para acelerar a remoção de excesso de nutrientes que tinha na altura.

Agua de osmose ... é "agua pura" ... é agua desmineralizada.

Ao contrario da agua da torneira que pode vir carregada de nitratos/fosfatos e micros/minerais.

 

Pereirinha :

-Olhando melhor para as tuas fotos ..... por acaso não te estão a aparecer pequenos surtos cianos junto ao substrato ? É que pelas fotos parece (mas posso estar enganado).... se assim for ... não deixes as cianos alastrar .... vai removendo isso com uma mangueira fininha (quando fazes a tpa).

Exprimenta lá remover um pouco dessas algas .... e vê lá o "cheiro" que isso deita .... se eventualmente for cianos .... isso deita cá um "pivete" .... que notas logo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto tempo tem essa montagem?

 

Boas Just... Faz precisamente amanha um mês, foi montado no dia dos namorados lol, dia 14 de Fevereiro???

 

Boas.

E curiosamente .... ambos estão a utilizar o humus de minhoca .... que eu sinceramente ... nem sei o que é .... mas que deve ser "potente" ... deve ... :)

Tens de perceber ..... que não é hoje nem amanha que vais conseguir resolver o problema das algas .... isto demora ... e por isso eu falo em 2 ou 3 semanas .... mas até pode ser mais ....

Por isso é preciso calma e paciencia.

Em relação à fertilizaçao com micros ... se o vosso problema é .... como eu penso .... "excesso de nutrientes" na coluna de agua .... provavelmente provocado por esse substrato de minhoca(humus) .... é importante nesta fase fazer tpa`s e aumentar a flora .... só assim consegues controlar estes excessos.

 

Em relação à agua de osmose que eu ultilizei .... fi-lo por 2 razões :

-Para baixar a dureza da agua.

-E para acelerar a remoção de excesso de nutrientes que tinha na altura.

Agua de osmose ... é "agua pura" ... é agua desmineralizada.

Ao contrario da agua da torneira que pode vir carregada de nitratos/fosfatos e micros/minerais.

 

Pereirinha :

-Olhando melhor para as tuas fotos ..... por acaso não te estão a aparecer pequenos surtos cianos junto ao substrato ? É que pelas fotos parece (mas posso estar enganado).... se assim for ... não deixes as cianos alastrar .... vai removendo isso com uma mangueira fininha (quando fazes a tpa).

Exprimenta lá remover um pouco dessas algas .... e vê lá o "cheiro" que isso deita .... se eventualmente for cianos .... isso deita cá um "pivete" .... que notas logo.

 

Boas Canito, aconteceu o inesperado...quer dizer pelo menos para mim...ontem à noite como de costume fertilizei com 5ppm de K e 0,5ppm de Po4 e reduzi a potencia para 2x24w como me recomendaram, acreditam que todos os Nitratos existentes na água foram consumidos??? Estou sem Nitratos!!! Daí a ter as ciano que o Canito fala... O que terá acontecido??? aquela luz toda nesta altura é prejudicial??? Se calhar é isso, vocês tinham razão rendo-me lol...

 

Canito então "agua de osmose" não é nem mais nem menos que agua destiliada???

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal agora fertilizo para tentar manter os valores de 5ppm de Nitratos e +-1ppm de Fosfatos correcto???

 

Abraço e obrigado a todos

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just... Faz precisamente amanha um mês, foi montado no dia dos namorados lol, dia 14 de Fevereiro???

Boas Canito, aconteceu o inesperado...quer dizer pelo menos para mim...ontem à noite como de costume fertilizei com 5ppm de K e 0,5ppm de Po4 e reduzi a potencia para 2x24w como me recomendaram, acreditam que todos os Nitratos existentes na água foram consumidos??? Estou sem Nitratos!!! Daí a ter as ciano que o Canito fala... O que terá acontecido??? aquela luz toda nesta altura é prejudicial??? Se calhar é isso, vocês tinham razão rendo-me lol...

 

Canito então "agua de osmose" não é nem mais nem menos que agua destiliada???

 

Hummmmm .... foi tudo muito rápido.... :animal_fish:

Mas ainda bem .....

 

Entao agora tens de manter os valores de po4 e no3 .... no3 a 5-10 ppm e po4 a 1 ppm. E não te esqueças de ires acompanhando com potassio.

O ideal será fertilizares com os valores que o aquario tá aconsumir ... ou seja ... os valores que os testes te indicam.

Manter a calma e não pensar que em 3 dias isto fica resolvido .... :doofywave: .

Quando essa "nuvem verde" começar a ir embora ... então aos poucos começas a subir a iluminação.

Em relação aos peixes de limpeza que compras-te .... para o teu aqua ... uns Otocinclus ou Neritina Natalensis eram tambem excelentes opçoes. Para limpar os vidros .... são do melhor.

Os Sae ... já sabes .... não tarda ficam enormes .... :stop:

 

Em relação a agua de osmose .... pá .... eu tb não sei explicar bem .... mas diria que a agua de osmose ainda é mais "pura" que a agua destilada.

 

E se isso das algas, são mesmo cianos ... tu controla bem isso ..... não deixes isso alastrar ... vai sifonando essa alga.

 

Vai actualizando !!!!

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais