Mini Ria Formosa


Myobi

Recommended Posts

Halo, actualmente encontro-me a trabalhar num projecto de final de curso, escolhi como tema a vida marinha da Ria Formosa.

Pretendo criar um mini habitat marinho com algumas espécies existentes na Ria Formosa, por outras palavras, devido ao meu conhecimento sobre aquários, que é relativamente pouco, encontro-me aqui para pedir ajuda na construção de um aquário de agua salgada, visto que até aos dias de hoje o máximo que tive foi um pequeno aquário redondo com um peixe dourado. Gostaria de saber se alguém me poderia dar alguns conselhos e sugestões nas espécies que devo usar, materiais, e aparelhos necessários, toda a informação será bem-vinda.

 

Muito obrigado pela colaboração.

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Quanto a comecar um aquario de Recife, tens por aqui muita informacao e, procurando pela mais recentes, tens por exemplo este topico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=119961

 

e muitos outros que podes e deves ler.

 

Mas quanto a um aquario reproduzindo o habitat da Ria Formosa ja sera mais complicado. Quanto a equipamento, alem do normalmente usado em aquariofilia de Recife penso que sera obrigatorio a utilizacao de um refrigerador. Aconselhavel para manter a temperatura num maximo de 26º a 27º e nao permitindo "picos" superiores a 28º. O preco, elevado, sera em funcao da potencia que tera a ver com a necessidade de baixar a temperatura ou seja menos potente para aquarios de Recife e seguramente mais potente para um aquario da Ria Formosa pois penso que a temperatura da agua por la sera significativamente inferior as temperatura dos Recifes de Coral em aguas tropicais.

 

Quanto a especies, ha muitas pessoas em Portugal a recolherem alguns animais e plantas, embora nao seja legalmente permitido, no mar para manter vivo dentro do aquario de Recife. Mas no teu caso, se sera para reproduzir um habitat so poderas la ter criaturas Autóctones de la. Nao me parece que existam a venda em lojas pelo que teras mesmo de proceder à "ilegal" recolha evitanto contactos com a Policia Maritina ou qualquer outra autoridade. Muita atencao as viaturas do ICN a quem, na minha opiniao, devias informar previamente da recolha para fins cientificos (investigacao escolar) e de quem devias aguardar a respectiva autorizacao. Correndo o risco de nao ser autorizado.

 

Nao sei se havera por aqui algum Membro que tenha um aquario reproduzindo esse habitat e seria seguramente uma excelente ajuda para ti. Vamos aguardar que apareca algum. Pelo sim pelo nao, atendendo a especificidade da situacao penso que devias comecar a tentar contactar o Universidade do Algarve ou o Laboratorio da Guia para obeter informacao sobre as especies da Ria Formosa.

Penso que deves tentar aqui o contacto com o Membro Ricardo Calado que esteve ligado ao Laboratorio da Guia, é biologo com muita experiencia de investigacao e aquariofilia e foi um dos socios fundadores da LusoReef em Lagoa (Algarve) onde iniciaram a producao mundial para aquariofilia dos Lismatas Seticaudatas que existem na nossa costa. O outro socio fundador era o Brian Shaff que hoje esta ligado a TMC em Loures. Penso que sao duas pessoas, tambem elas investigadoras e com muita experiencia, que te podem dar algumas informacoes importantes.

A LusoReff tambem ja fez em Portugal criacao de cavalos marinhos em cativeiro e penso que seria uma especie existente na Ria Formosa.

 

Desculpa nao te poder ajudar mais mas alem de nao saber, estou longe do Algarve pelo que nem sequem posso agarrar nos oculos, barbatanas, tubo e maquina fotografica para ali ir mergulhar e fazer algumas fotografias sobre a fuana e flora ali existente.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rolim, muito obrigado pela resposta.

Acabei de enviar um email à ICN, e agora só espero uma resposta positiva! =D

Tambem vi alguns posts, e já tenho em mente do material que necessito, espero conseguir tudo =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até hoje ainda não obtive nenhuma resposta, quer seja positiva ou negativa. Fui informado que contacta-los através de email é tempo perdido, acho que vou mesmo tentar telefonar e ver se obtenho resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Myobi

Eu fiz Direito Administrativo no ISCA de Lisboa em 1998/99. Nao sei como anda agora o CPA (Codigo do Procedimento Administrativo).

Os telefonemas nao sao um contacto formal e pelo InterNet tambem nao era. Nao sei se entretanto foi alterado. O CPA preve prazos que os organismos publicos sao obrigados a cumprir assim como o cidadao esta obrigado a cumprir com os Tribunais, Adminstracao Fisal ...

Neste contexto, perante uma carta registada com aviso de recepcao a solicitar a respectiva autorizacao e desde que enviada para o organismo correcto teria de ser recusada no prazo de 10 (dez) dias uteis e nao sei se foi entretanto alterado. Nao sendo cumprido o prazo para uma recusa expressa por parte do organismo, poderia se considerar que era uma autorizacao tacita.

Por isso nao sei que te diga. E atencao que nao sou jurista e so eles estao habilitados para analisarem a lei e "o espirito do legislador" o que tem "safado" muita gente...

Tambem nao estou a dizer para se mandar carta registada com aviso de recpcao porque els podem perceber que estao a ser pressionados dentro da Lei e respondem apressadamente pela via mais facil que podera ser logo o "chumbo" para o pedido. Mas pode-se tentar, evocando o caracter cientifico que a investigacao envolve e com a falta de tempo que ha talvez deixem passar sem resposta o que seria uma autorizacao implicita na ausencia de resposta.

Infelizmente nao sei que te diga porque so conheci o ICN de trabalhar com eles quando estive ao servico da Alfandega (Direccao Geral de Alfandegas e Impostos Especiais sobre o Consumo) entre Dezembro de 1999 e Maio de 2001 tendo entretanto passado muito tempo. Quando exigiamos aos importadores certificados e/ou autorizacoes para certas importacoes (tipo CITES e outras) eram rapidos a responder. Na alfandega do aeroporto ficavam algumas coisas retidas por falta de documentos e metia pena ver alguns seres vivos a morrer por falta da apresentacao das respectivas autorizacoes em tempo util mas nunca trabalhei no aeroporto no entanto, do que ouvia comentar penso que a culpa era normalmente dos importadores que tentavam "dar o golpe" evocando a "vida dos animais" para tentarem passar sem terem toda a documentacao em ordem, documentacao essa que ja devia estar tratada antes da chegada dos seres vivos ao aeroporto. Sempre que introduziamos o codigo pautal no computador obtinhamos um conjunto de exigencias, caso a caso, que enquanto nao estivessem satisfeitas nao nos permitiam dar saida da mercadoria. No periodo em que estive na alfandega eram rapidos e objectivos, passado tanto tempo nao sei como estao hoje mas pensei que te respondessem num prazo aceitavel o que, infelizmente, nao esta a contecer.

So posso pedir-te desculpa por te ter levado a perder tanto tempo com o pedido.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"ver alguns seres vivos a morrer por falta da apresentacao das respectivas autorizacoes em tempo util", sinceramente acho situações destas muito tristes mesmo :/ Estes seres deveriam ser transportados para locais onde pudessem obter as condições necessitadas até as autorizações chegarem, mas enfim :/

Anyway, sim~ vou esperar um pouco mais por email depois tento telefonar, só em ultimo caso enviarei uma carta, com a devida cautela para que não se parece com um ultimato xP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ha normas internacionais ou comunitarias a cumprir. Na opiniao de muitos foi bom entrar para a CEE mas isso fez-nos perder muita capacidade de decisao nacional. Por exemplo o famoso caso das "camisolas da seleccao". Devido a ocupacao de Timor o governo de Portugal entrou em desacordo com o governo da Indonesia e uma das politicas adoptadas foi nao comprar nada a fabricantes daquele pais. Antes de entrarmos para a CEE o governo podia determinar a proibicao de importacao daquele pais e a alfandega controlaria todas as mercadorias vindas dquele destino nao permitindo o seu desalfandegamento em Portugal. Depois de entrarmos passou a haver uma politica comum que temos de respeitar. Uma vez que a CEE nao estava em rota de colisao com a Indonesia nao havia nenhum medida especial contra as mercadorias daquele pais. E alem disso a propria adesao a Organizacao Mundial do Comercio por si so ja implicava algumas normas a cumprir. O que aconteceu entao, e os mais velhos certamente que se lembram, foi que as camisolas da seleccao eram "Made in Indonesia" e para que os jogadores nao descobrissem a Federacao mandou cortar as etiquetas. Tipo em Portugal...

 

O desalfandegamento de mercadoria em Portugal tem normas comunitarias a cumprir. Por exemplo, em caso de duvidas quanto a classificacao pautal da mercadoria o importador ou seu representante pode pedir um exame previo para estudar a mercadoria e atribuir-lhe a correcta classificacao. Infelizmente o que acontece algumas vezes sera que por excesso de tempo em transporte e armazenamento ou porque os recipientes de transporte parecem estar danificados os importadores solicitam um exame previo para ver o estado da mercadoria e se houver muitos animais mortes ou seja previsivel que venham a morrer o operador da a mercadoria por perdida a favor do Estado evitando assim os custos de desalfandegamento e porque muitas vezes a mercadoria em si esta coberta por seguros. E nessas situacoes a alfandega fica com "o menino nos bracos" sem saber o que lhe fazer e estamos a falar de funcionarios publicos que nao sao obrigados a saber de aquariofilia pelo que para eles sera dificil saber se um coral esta vivo ou morto. O que podem fazer passa por chamarem o pessoal do Oceanario ou Aquario Vasco da Gama, no caso de Lisboa, para saberem se havera algum animal que ainda se possa salvar. Tudo isto apos a indicacao de que o operador economico da a mercadoria por perdida com grandes perdas de tempo pelo meio e as inevitaveis consequencias...

 

Depois ha ainda a questao da falta de documentacao. Por vezes certos "fundamentalismos" funcionam contra as proprias vitimas. Por exemplo, vejamos uma importacao que careca de CITES para ser autorizada a entrega da mercadoria ao importador e em que o documento nao tenha sido apresentado. Se for de cirlulacao proibida fica logo retido e tera sorte porque sera entregue de imediato ao Oceanario ou Aquario Vasco da Gama mas se for de circulacao condicionada ja nao sei qual sera hoje o procedimento aduaneiro mas suponho que fique retido ate apresentacao dos documentos necessarios. Penso que havera alguns tanques no aeroporto de Lisboa mas nunca os vi e nem sei em que condicoes podem ser utilizados. Se abrirem uma excepcao e deixarem sair a mercadoria o objectivo do importandor foi conseguido e ele voltara a tentar. Se houvesse mais moral e consciencia por parte dos operadores economicos muitas mortes se evitavam.

 

Chocante para nos mas infelizmente vivemos num pais onde o dinheiro se sobrepoe a qualquer outro valor. Nos estamos neste Forum por "amor" a aquariofilia mas quando falamos de importadores estamos a falar de pessoas que estao na aquariofilia so para ganhar dinheiro e por isso nao vao gastar um "dinheirao" com o desalfandegamento de mercadoria danificada para salvar meia duzia de seres ainda vivos...

 

Concordo plenamente quanto a os animais vivos serem levados para um Entreposto Aduaneiro e ai aguardarem que lhes fosse atribuindo um destino aduaneiro e ate podiam aproveitar para fazer uma quarentena quanto a doencas ou envenenamento por cianeto. Esta previsto na legislacao aduaneira e pode ser feito mas tudo isso custaria dinheiro e, como eu ja disse, muita gente esta nisto so para ganhar dinheiro e sempre o mais possivel. E ecologia e os direitos dos animais que se ...

 

Voltando ao que esta aqui em debate, penso que um contacto telefonico pode ser tentado. Quando se formaliza um pedido o Estado tem prazos a cumprir assim como os cidadaos sao obrigados a cumprir para com o Estado. Por norma, se o Estado nao cumpre com os prazos previstos na Lei o pedido sera tacitamente aceita mas atencao que ha muitas excepcoes. Nao sei se sera o caso. Claro que o legislador se devia preocupar sempre com os interesses do Estado e por isso salvaguardar algumas situacoes. Se bem que em Portugal o poder legislativo nos ultimos anos tem deixado muito a desejar... e antes dos superiores interesses do Estado ou do Povo ha outros que se conseguem sobrepor...

Nao sei como esta hoje a questao das comunicacoes por InterNet mas uma vez que ate ja se pode entregar o IRS por InterNet e muitas das relacoes contributivas com o Estado ja sao tratadas por esta via, penso que um contacto por correio-electronico tenha ganho um estatudo equiparado ao de uma carta. Por isso me parece mal que nao tenham respondido, a menos que neste caso concreto a ausencia de resposta seja uma das situacoes em que possa funcionar como resposta negativa. Aguardemos a ver mas cuidado para nao te darem a resposta depois de ja estares licenciado ou mesmo doutorado... Vai pensando em gastar uns "euritos" com um telefonema ou dar um "saltito" ate as instalacoes deles.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro grande problema~ mesmo ao comprar o aquário e todo o equipamento mais as incluindo as espécies.

Será muito complicado transportar tudo de casa para a escola e de volta da escola para casa, já transportar as espécies da Ria Formosa para casa não será tarefa fácil, visto que ainda é mais de uma hora de carro, tenho medo de fazer algo de errado e acabar por matar algumas das espécies. Enfim, cada vez tou a ver tudo isto mais complicado :) Talvez, fosse melhor ideia me focar mais na aquariofilia do que mesmo na Ria Formosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu não sei que espécies há na Ria Formosa. Quanto ao aquário, não seria possível instalar na escola e depois de tudo concluído levar para casa? Sempre se poupava uma viagem. Se for para “andar com ele as costas” opta por uma coisa pequena e depois se quiseres continuar em aquariofilia de recife podes transformar esse em “Refugio”.

 

Quanto ao transporte, olhe que há peixes e corais vindos da Ásia que seguramente passam mais de 48 horas desde que são embalados ate chegarem aos primeiros aquários europeus. O transporte é feito em embalagens de esferovite para tentar manter a temperatura da água. Por outro lado de estiveres a falar de espécies que podem ser sujeitas a bolhas de ar, há umas bombas de ar a pilhas que já vi a venda no RuiMar e não eram muito caras. Comprei uma mas nem sei por onde anda. Penso que também são utilizadas pelos pescadores pelo que haverá a venda em lojas de “caça e pesca”.

 

Há cavalos marinhos na Ria Formosa? Por exemplo a LusoReef, em Lagoa, vendia cavalos marinhos criados em cativeiro e podia ser uma boa adição ao aquário.

 

Quanto a montagens e desmontagens, na minha opinião, cuidado com o substrato. Posso estar errado mas penso que se acumulam alguns gases no substrato, principalmente nos leitos de areia profundos, vulgo “DSB”, que podem ser muito nocivos para o aquário quando se anda a remexer na areia. Salvo melhor opinião, quando desmontas o aquário deves lavar a areia muito bem lavada e passa-la por agua do próprio aquário antes de a introduzir num novo aquário ou remontar o mesmo.

 

Como te digo, nem a Ria de Aveiro conheço, e fica aqui tão perto, quanto mais a Ria Formosa. Nem sei se será um aquário de água salgada ou salobra. Mas pelo que me vais dando a conhecer começo a concordar contigo de que será muito mais fácil montar e manter um aquário de Recife do que da Ria Formosa.

 

Boa sorte para o projecto e que venhas a fazer a melhor opção.

 

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okay ~ está decidido!

O projecto vai ter como tema a Aquariofilia, estou a planear criar um guia para como dar inicio na Aquariofilia, também falar em todos os materiais necessários e os vários aquários e etc etc etc ~ =P

Sobre a criação do meu próprio aquário... ainda tenho planos de o fazer, apenas não com espécies da ria formosa. Encontrei um aquário de 450L com móvel e todo o equipamento incluído mais adereços e areal por 800euros, tou a planear em compra-lo em breve, o que acham?

Editado por Myobi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okay ~ está decidido!

O projecto vai ter como tema a Aquariofilia, estou a planear criar um guia para como dar inicio na Aquariofilia, também falar em todos os materiais necessários e os vários aquários e etc etc etc ~ =P

Sobre a criação do meu próprio aquário... ainda tenho planos de o fazer, apenas não com espécies da ria formosa. Encontrei um aquário de 450L com móvel e todo o equipamento incluído mais adereços e areal por 800euros, tou a planear em compra-lo em breve, o que acham?

 

 

 

Ola Myobi

Onde viste este aquario?

Ja foste aos nossos classificados? Trocas e vendas?

 

Dependendo do que seja este

aquário de 450L com móvel e todo o equipamento incluído mais adereços e areal por 800euros

parece-me que esta muito caro mas sem saber qual o equipamento incluido nao se pode confirmar que esteja caro.

 

Um abraco

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desculpa pela resposta tardia, mas para te dizer a verdade não sei bem qual o equipamento incluído, apenas dei uma espreitadela e não tive grande oportunidade de lá voltar lá outra vez (com sorte apenas estas 5ªfeira), mas passei sim pela loja de animais de Tavira e encontrei la preços muito mais razoáveis, e acabei também por mudar de planos. Vou acabar por comprar um aquário mais pequeno e de agua quente, desta maneira tornar-se à possível transportar facilmente o aquário para a escola para que possa fazer a demonstração (Planeio o uso de peixes gato para este aquário, pela simples razão que são fofos x3!). Em média o aquário + o equipamento necessário já montado ficará por volta dos 130€ (Esqueci-me de ver as medidas exactas do aquário, mas posso dizer que se trata de um aquário médio.)

 

Faço intenção também de colocar o meu guia aqui após este estar concluído (O que vai demorar mais 2 meses ou por volta disso =P).

No caso de surgirem mais algumas duvidas faço intenção de perguntar por estes lados, por isso conto com vcs =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Myobi

Atencao que tanto quanto sei, de ouvir falar (nao sei nada de agua doce) e ver algumas imagens em revistas, os Peixes Gato sao de agua doce tropical (penso que de aquarios de biotipos sul americanos). Imagino que a montagem do aquario fique muito mais barata assim como a aquisicao de plantas, peixes e outros invertebrados. Penso que havera muita e boa ajuda sobre estes peixes na zona de agua doce.

 

Quanto a elaboracao do "Guia" penso que sera muito diferente de um "Guia" para aquarios de Recife.

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

EDITADO para acrescentar este endereco:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=37

 

de topicos que penso que deves ler

Editado por rolim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Myobi

Atencao que tanto quanto sei, de ouvir falar (nao sei nada de agua doce) e ver algumas imagens em revistas, os Peixes Gato sao de agua doce tropical (penso que de aquarios de biotipos sul americanos). Imagino que a montagem do aquario fique muito mais barata assim como a aquisicao de plantas, peixes e outros invertebrados. Penso que havera muita e boa ajuda sobre estes peixes na zona de agua doce.

 

Quanto a elaboracao do "Guia" penso que sera muito diferente de um "Guia" para aquarios de Recife.

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

EDITADO para acrescentar este endereco:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=37

 

de topicos que penso que deves ler

 

 

Yup eu sei ~ ja tinha visto alguns dos topicos antes, tambem falei com a dona da loja para saber de mais alguns detalhes =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais