anabantidae Publicado Março 4, 2009 Publicado Março 4, 2009 Olá, pessoal. Só queria partilhar convosco esta situação e esclarecer uma dúvida: Sou um bocado novato nisto. Tenho um aquário de 100 litros há umas semanas. Quando o ciclo terminou coloquei lá 4 corydoras schwartzi que têm andado alegremente a remexer tudo (e a arrancar plantas ). Coloquei no sábado passado dois otocinclus. Assim que os meti no aqua começaram imediatamente a passar a ventosa em tudo o que estava lá dentro, vidros, areão, plantas, rochas, até o filtro! As minhas plantas ficaram muito sujas durante o ciclo do azoto (1 feto Java, 2 anubias nana, 1 anubias barteris, 2 echinodorus rosea, etc.). Eu deitava comida de peixe todos os dias para criar amónia e o aqua ficou cheio de porcaria. Tentei raspar aquilo das folhas mas não consegui. Ora, no sábado à tarde já se notava o efeito dos nossos amigos otos, as manchas pretas nas plantas estavam a diminuir. No domingo encontrei um dos otos morto, com a ventosa colada numa entrada do meu filtro (interno). Suspeito que o desgraçado foi ali encher a pança e ficou ali preso pela sucção, mas na verdade sabe-se lá o que é que matou o bicho. Fiz ambientação de uma hora antes de os colocar, tenho a água limpíssima, etc. Entretanto o outro oto sozinho já me limpou as plantas todas! Tenho todas as minhas plantas com folhas verdinhas e brilhantes. Ele não descansa, sempre que o vejo anda a raspar qualquer coisa no aquário. Tem a barriga redonda o que, já li, é bom sinal nos otos. Já coloquei pastilhas de spirulina mas não o vi comê-las. As corys não se fazem rogadas. Como se pode ver, recomendo vivamente este peixinho para equipa de limpeza. É inacreditável o que um pequeno peixinho consegue comer! Li que era um peixe de cardume, no entanto tenho algumas dúvidas: Ao contrário das corys, que têm um comportamento nitidamente de cardume, os dois otos ignoraram-se sempre mutuamente. Parece-me que eles só querem mesmo é comer. O oto não mostra o mínimo problema por