anabantidae Publicado Março 4, 2009 Publicado Março 4, 2009 Olá, pessoal. Só queria partilhar convosco esta situação e esclarecer uma dúvida: Sou um bocado novato nisto. Tenho um aquário de 100 litros há umas semanas. Quando o ciclo terminou coloquei lá 4 corydoras schwartzi que têm andado alegremente a remexer tudo (e a arrancar plantas ). Coloquei no sábado passado dois otocinclus. Assim que os meti no aqua começaram imediatamente a passar a ventosa em tudo o que estava lá dentro, vidros, areão, plantas, rochas, até o filtro! As minhas plantas ficaram muito sujas durante o ciclo do azoto (1 feto Java, 2 anubias nana, 1 anubias barteris, 2 echinodorus rosea, etc.). Eu deitava comida de peixe todos os dias para criar amónia e o aqua ficou cheio de porcaria. Tentei raspar aquilo das folhas mas não consegui. Ora, no sábado à tarde já se notava o efeito dos nossos amigos otos, as manchas pretas nas plantas estavam a diminuir. No domingo encontrei um dos otos morto, com a ventosa colada numa entrada do meu filtro (interno). Suspeito que o desgraçado foi ali encher a pança e ficou ali preso pela sucção, mas na verdade sabe-se lá o que é que matou o bicho. Fiz ambientação de uma hora antes de os colocar, tenho a água limpíssima, etc. Entretanto o outro oto sozinho já me limpou as plantas todas! Tenho todas as minhas plantas com folhas verdinhas e brilhantes. Ele não descansa, sempre que o vejo anda a raspar qualquer coisa no aquário. Tem a barriga redonda o que, já li, é bom sinal nos otos. Já coloquei pastilhas de spirulina mas não o vi comê-las. As corys não se fazem rogadas. Como se pode ver, recomendo vivamente este peixinho para equipa de limpeza. É inacreditável o que um pequeno peixinho consegue comer! Li que era um peixe de cardume, no entanto tenho algumas dúvidas: Ao contrário das corys, que têm um comportamento nitidamente de cardume, os dois otos ignoraram-se sempre mutuamente. Parece-me que eles só querem mesmo é comer. O oto não mostra o mínimo problema por estar sozinho. Não tem medo quando me aproximo do aqua, ao contrário das corys, que se escondem logo. Já ouvi e li opiniões contraditórias, afinal os otos precisam de companhia ou não?
Filipe Pedro Publicado: Março 4, 2009 Publicado: Março 4, 2009 Tenho 4 Otos e de facto não têm o mesmo comportamento das Corys ou dos Botias. Por vezes, estão juntos, mas talvez por serem mais calmos, não consigamos perceber se existe ou não essa necessidade. De qualquer forma, gosto sempre de manter alguns exemplares de cada espécie, quando é possível.
Recommended Posts