Iniciar um (mini) aquário! (Sem filtro...) ??? - HELP!!!


nrafaello

Recommended Posts

Boas,

 

Sou novo nestas coisas de aquariofilia, e até mesmo no próprio fórum!

(por isso perdoem as barbaridades que disser!)

 

Recebi no dia 14/Fev um aquário de globo (+-5L) de prenda, com 4 moradores, durante duas semanas portaram-se bem, fiz 2 TPA's de cerca de 40% (1 por semana) mas acondicionei a água com (Sera - goldy aquatan [acondicionador de água] e Sera - Nitrivec [cultivo de bactérias]), não abusei na comida, mas creio que os niveis de amónia(?) eram muito grandes para os meus nadadores, e dois deles morreram :transport027: !

(Não sei ao certo quais são, são peixes dourados ainda pequenos (+-2cm) creio que 2 são cometas(?) e outros 2 eram parecidos mas mais barrigudos)

Morreu um barrigudo e um cometa(?)!

A Água ficou bastante turva num período de cerca de 8h!

 

Com medo de que os outros dois lhes fizessem companhia, fiz um limpeza do aquário, e decidi arranjar uma coisa um pouco maior. Com um orçamento mínimo, arranjei um aquário de 9L. Lavei-o, juntei-lhe o areão, acondicionei a agua da torneira, juntei-as gotas para o cultivo de bactérias e adicionei um sal que é um estimulante natural(recomendado na loja), adicionei também uma bomba de ar com uma pedra difusora de cerca de 6cm e esperei só 3h antes de adicionar os peixes, pois estava com medo que morressem no globo! No entanto arranjaram-me mais 2 peixes, cometas, amarelo e cinzento....

 

Tenho medo de os deixar morrer outra vez devido aos ciclos do azoto (pelo menos foi o que percebi pelo que li), pois não tenho nenhum filtro para além do cultivo de bactérias, também não tenho grande espaço e orçamento para arranjar um filtro mecânico...

 

Alguém tem dicas para me ajudar?

 

Agradeço qualquer tipo de ideias, uma vez que não quero deixar morrer os meus nadadores, pois, apesar de nunca me lembrar de comprar um aquário, fiquei fascinado pelos bicharocos!

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, alguns membros vao dizer o mesmo esses peixes que tu tens crescem muito alguns conseguem antigir 20 cm ou mais.... para 1 peixes desses prescisa ter 40 litros pelo menos isto contando ja com a altura adulta..agora estao ..mas convem mudar los para outros aquario daqui a alguns meses...de resto se tens 9 litros era melhor so meteres 2 peixes, e os outros ou ofereces ou vendes ou seja la o que for..mas tira os dai..e tou a dizer dois porque é para nao ficara um sozinho...esses peixes sujam muito e dai os niveis de nitratos ainda serem maior...e ainda por cima como nao tens filtro vai piorar a coisa da sujidade..para 5 euros ja tens um para esse tamanho..aqui no forum ha pessoas que vendm isso barato.ou faz da tua pedra difusora um filtro caseiro metendo uma esponja , vê na secçao DYI como se faz, e nao te vai custar nada...e faz tpa todos os dias...pk com essa litragem nao tens outra chance...aconselho te vivamente ou comprares outro aquario maior..nem que seja so o vidro que ja deves ter por 30 euros uns de 50 cm em segunda mao..

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar um filtro de esponja da "sera" que custa cerca de 10€...

 

Atenção ao crescimento dos peixes!!!

À cerca de 1 ano a minha irma comprou 4 peixinhos desses para um aqua de 25l (40cm) e actualmente, mesmo sem decoração no aquario, já se nota bem que o espaço é apertado de mais para os "bichos", pois estão 4 a 5 vezes maiores... (em agua fria)

E mesmo com filtro, tenho de aspirar o areão e fazer TPAs de 50%, uma a duas vezes por semana...

 

Esses peixes, são normalmente muito resistentes e toleram bem diferenças de temperatura e qualidade da agua...

 

Dá uma volta aqui pelo forum e vais ver que tens muita informação que te vai interessar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de esponja de nada serve.Esse aquário vai servir apenas para...bom para os teres agora :? porque podem bem atingir uns 30cm cada um deles e como é evidente não cabem ai.Fizeste tudo bem menos a parte do aquário o que é pena.Mostras interesse e algum conhecimento só te falhou a parte do espaço.Eles morreram devido á amónia quase de certeza,sem o ciclo do azoto feito e nesse espaço,em pouco tempo atinge valores mortais.Mesmo sabendo as condições que tinhas porque aceitaste os peixes?Se não arranjares uma casa nova para eles avizinho um triste futuro :? mas para já aconselhava TPA de 20% diário e procurar rapidamente uma casa nova para eles.

 

edit: já agora preenche ai o teu perfil ;) além de ser obrigatório até podes ser meu vizinho :P

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Posso dizer que também ja fiz esse disparate (talvez quase todos os users deste forum) e de facto nao vais ter resultados... dou-lhes 3 ou 4 semanas de vida... No maximo... E sem nunca serem felizes...

Em 9L nao consegues meter peixe nenhum... E quanto aos camaroes referidos pelo Hugo.. Acho que também não e muito boa ideia pela alta taxa de reprodução, esta ultima parte acho que vi escrito ja em alguns topicos.

 

A decisao é tua... Ou continuas a mante-los num aquario sem condioes para isso... Ou esperas um pouco(das os peixes por enquanto), juntas dinheiro... E compras um aquario melhor, existem bastantes aqui a venda no forum.. A preços mesmo muito convidativos... portanto... A escolha é mesmo tua ; )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpa, mas 9 litros com 4 kinguios nem com um filtro de cascata vais lá, não ha mameira so trocando mesmo a agua praticamente todos os dias.

 

Boas Isménio,penso que o que querias dizer seria "não vais lá" :puppydogeyes:

De resto já foi tudo dito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas vossas respostas!

Há aqui bons conselhos que vou tentar seguir!

 

Para já tenciono manter os meus nadadores neste aquário, andei a ver uns filtros, e talvez o consiga instalar para o fim desta semana!

Entretanto vou fazendo uns TPA's (quase) diários! Quando eles começarem a crescer mais um pouco, então já devo ter capacidade para um aquário maior! Para agora é complicado arranjar, tanto o aquário, como o espaço para o pôr!

 

 

Obrigada mais uma vez, e espero poder continuar a dar-vos notícias dos meus :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas vossas respostas!

Há aqui bons conselhos que vou tentar seguir!

 

Para já tenciono manter os meus nadadores neste aquário, andei a ver uns filtros, e talvez o consiga instalar para o fim desta semana!

Entretanto vou fazendo uns TPA's (quase) diários! Quando eles começarem a crescer mais um pouco, então já devo ter capacidade para um aquário maior! Para agora é complicado arranjar, tanto o aquário, como o espaço para o pôr!

 

 

Obrigada mais uma vez, e espero poder continuar a dar-vos notícias dos meus :priere:

Então va, boa sorte :animal_fish::puppydogeyes:

Se o fazes é porque gostas mesmo deles e se gostas mesmo deles vais ter que ter cuidado com eles, neste caso muito cuidado, portanto força com isso ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É evitado o gasto no filtro,porque em 9L o filtro quase nada ou mesmo nada irá fazer.Até comprares o filtro,fazer o ciclo do azoto e como dizes TPA's quase diárias vai ser é dificil os peixes sobreviverem.Ou fazes as TPA's diárias ou não sei se vão aguentar.Mas isso sou eu a supor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isménio evitas tratar-me mal :puppydogeyes: Sr ?Isso digo eu :priere:

Tenho é pena que após tanta ajuda se diga,que vais fazer TPA quase todos os dias e não todos os dias :animal_fish: esperemos que sobrevivam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que quando eles comecarem a crescer um pouco não é um futuro muito longiquo, é para ai uns 2 meses, em 2 meses eles duplicam a massa corporal.

E atenção a uma coisa, não compares Kinguios a outro peixe qualquer, existe um promenor que talvez não saibas, são dos peixes mais largos que existem, não são espalmados como é habitual ver , alias os kinguios são acarinhados de barrigudos ou porquinhos, nem um oscar ou disco chega nem de longe a largura de um kinguio.

 

Espero poder ve-los desse tamanho!

Obrigada pelo feedback, vou começar a ver uns aquários maiores :animal_fish:

 

 

edit: OK, eu vou fazer TPA's todos os dias!!!

Já agora, estou a pensar arranjar um recipiente para fazer o tratamento da água, tipo meter o acondicionante e o cultivo de bactérias no recipiente e deixar ficar de um dia para o outro! Que dizem? ... Será preferivel fazer so na hora???

 

ps: de facto os :puppydogeyes: sujam um bocado! Mas são muito giros!!!!

Editado por nrafaello
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi que és de Aveiro se quiseres pertencer ao N.A.D.A. avisa :roflroll2:

Porque não optas por fazer um aquário?Sempre fica mais barato :roflroll2:

 

edit:esquece o condicionador e as bactérias.Mete a água num garrafão sem tampa e em 36h podes trocar sem usar condicionador,fazes isso com 2 ou 3 garrafões e tens assim sempre stock de água :roflroll2:

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi que és de Aveiro se quiseres pertencer ao N.A.D.A. avisa :roflroll2:

Porque não optas por fazer um aquário?Sempre fica mais barato :roflroll2:

 

Estou dividido entre Aveiro e Viseu...

Já agora o que é o N.A.D.A.???

Obrigada pela dica da água!!!

 

Para já o orçamento tá mau :roflroll2: mas se não encontrar nada de jeito, onde é que se pode mandar fazer um aquário minimamente decente?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N.A.D.A. e aqui

 

Mas barato é sendo tu a fazer,que é o que muito pessoal cada vez mais faz.Compra-se vidro e cola-se,depois vai-se vendo calhas ou fazes uma tampa :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N.A.D.A. e aqui

 

Mas barato é sendo tu a fazer,que é o que muito pessoal cada vez mais faz.Compra-se vidro e cola-se,depois vai-se vendo calhas ou fazes uma tampa :roflroll2:

 

Bem, o link do nada deu-me:

"Pedimos desculpa, mas você não tem permissão para usar este recurso. Se você não está ligado, você pode usar o formulário abaixo para se ligar."

 

Quanto ao segundo link... após uma leitura transversal :roflroll2:... bem não sei como possa vir a ajudar, até porque, como já deves ter reparado.. não pesco nada disto! :roflroll2:

 

Quanto ao aquário, se não fosse uma tese para acabar... e até era capaz de me aventurar a tentar fazer um!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.