Sujestões para um aquário!!


Octávio Alves

Recommended Posts

Boas,

 

Bem, a minha ideia seria criar um aquário, que suportasse espécies de camarões incompatíveis, ou seja, que se reproduzam entre si.

 

Por isso, desenvolvi este projecto, que com o mesmo aquário, o mesmo layout, o mesmo filtro, termostato, tudo o mesmo, possa ter camarões que se cruzem entre si, sem se cruzarem.

 

Deixo alguns esboços:

 

Os esboços dos aquários individualmente.

 

3em1.jpg

 

O esboço do 3 em 1 e respectivo desenho em computador (PAINT) para se ver melhor em cores.

 

3em1cores.png

 

A água passa através da esponja, mas impede que as espécies se misturem.

 

separadores.png

 

Acham fiável?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu pessoalmente acho falível.Basta 1 camarão para estragar a colónia, alem disso a esponja tinha de ser pouco porosa, o que ia implicar pouca circulação da agua, logo pouca filtragem....Só uma opinião...nada como tentar...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu pessoalmente acho falível.Basta 1 camarão para estragar a colónia, alem disso a esponja tinha de ser pouco porosa, o que ia implicar pouca circulação da agua, logo pouca filtragem....Só uma opinião...nada como tentar...

 

Mas isso, se eu colocar uma esponja muito reduzida, agora se eu colocar uma esponja com buracos mais abertos, por exemplo aquela preta dos filtros.

 

Não dará resultado essa?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O lixo fica sempre no fundo dos aquarios, de qualquer maneira quantos maiores os poros, maior a probabilidade de passarem camarões recém nascidos...Posso estar a exagerar, mas vai dai metia os aquários juntos mas com filtros de esponja independentes....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O lixo fica sempre no fundo dos aquarios, de qualquer maneira quantos maiores os poros, maior a probabilidade de passarem camarões recém nascidos...Posso estar a exagerar, mas vai dai metia os aquários juntos mas com filtros de esponja independentes....

 

Sim, mas filtros de esponja vai ter um para cada, só que da mesma bomba de ar.

 

O aquário teria ligação entre eles, para ter uma maior quantidade de água, facilitando assim para manter os parâmetros.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas filtros de esponja vai ter um para cada, só que da mesma bomba de ar.

 

O aquário teria ligação entre eles, para ter uma maior quantidade de água, facilitando assim para manter os parâmetros.

 

Cumprimentos

 

Neste caso acho a ideia viável.Força com o projecto e boa sorte.

 

Ps: Gostei bastante do esboço do layout.Espero que fique tão bonito como idealizo apartir do esboço.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste caso acho a ideia viável.Força com o projecto e boa sorte.

 

Ps: Gostei bastante do esboço do layout.Espero que fique tão bonito como idealizo apartir do esboço.

 

Obrigado.

 

Vou esperar por mais opiniões, que arranjem mais situações porque quero que este seja um projecto perfeito.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho bastante fiavel e mesmo que passe um recem nascido basta um pouco de atençao que ate ficar adulto demora uns mesinhos com serteza que notavas um "patinho feio" no meio dos outros

 

 

tens geito para o paint ou la o que usaste:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho bastante fiavel e mesmo que passe um recem nascido basta um pouco de atençao que ate ficar adulto demora uns mesinhos com serteza que notavas um "patinho feio" no meio dos outros

 

 

tens geito para o paint ou la o que usaste:)

 

Obrigado, sim, com um pouco de atenção tudo se consegue.

 

Sim foi no paint.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é fixe, mas não sei se a agua circula pelas 3 divisões. Acho dificil. Ou não é o que pretendes? Faz uma experiencia com cubos vodafone, adicionas aguas com parametros diferentes e passado algum tempo de a bomba funcionar voltas a testar. Dá trabalho mas tiravas as duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é fixe, mas não sei se a agua circula pelas 3 divisões. Acho dificil. Ou não é o que pretendes? Faz uma experiencia com cubos vodafone, adicionas aguas com parametros diferentes e passado algum tempo de a bomba funcionar voltas a testar. Dá trabalho mas tiravas as duvidas.

 

A ideia não será circular de forma a haver corrente, será mais estar unida, para que os parâmetros se mantenham iguais e durante mais tempo para não haver grandes variações para não afectar os camarões.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é interessante, mas por mim não vali ao risco, mas isso cada um sabe de si.

 

Ao contrário do dominik1994, penso que basta um camarão passar para poder misturar colónias sem a gente dar por isso, basta ser plantado/musgo com alguma quantidade, pedras, troncos e o camarão nem se dar por ele.

 

Se a esponja for porosa, passam camarões recém nascidos, se a junção dos vidros com a esponja não ficar muito apertada passam camarões recém.nascidos.

 

Se a esponja for muito fechada rapidamente fica suja e obstruída e terá que ser retirada para limpar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque e que nao usas aquelas redes dos cuadores de metal? Era arranjar e camaroes nao passam por ali enquanto a agua passa na boa e deixa passar a corrente e tudo.

 

Gosto bastante do projecto.

 

Sim, seria uma possibilidade interessante, mas também à que pensar que os camarões recém-nascidos são minúsculos, o que arranjar uma rede que impeça que passem, será um pouco difícil.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é interessante, mas por mim não vali ao risco, mas isso cada um sabe de si.

 

Ao contrário do dominik1994, penso que basta um camarão passar para poder misturar colónias sem a gente dar por isso, basta ser plantado/musgo com alguma quantidade, pedras, troncos e o camarão nem se dar por ele.

 

Se a esponja for porosa, passam camarões recém nascidos, se a junção dos vidros com a esponja não ficar muito apertada passam camarões recém.nascidos.

 

Se a esponja for muito fechada rapidamente fica suja e obstruída e terá que ser retirada para limpar....

 

Então achas que não haverá método de ligar os 3 aquários? É que mesmo com uma sump, irá necessitar de 3 filtros, o que estou a tentar impedir.

 

Cada aquário irá ter cerca de 19l e o do meio 22l, por isso é que queria juntar a água, porque com aquários pequenos é mais difícil de manter os parâmetros.

 

Aquelas esponjas dos filtros, usados para aquários de invertebrados, que servem também para não deixar que os camarões sejam sugados, não dará?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas que não haverá método de ligar os 3 aquários? É que mesmo com uma sump, irá necessitar de 3 filtros, o que estou a tentar impedir.

 

Cada aquário irá ter cerca de 19l e o do meio 22l, por isso é que queria juntar a água, porque com aquários pequenos é mais difícil de manter os parâmetros.

 

Aquelas esponjas dos filtros, usados para aquários de invertebrados, que servem também para não deixar que os camarões sejam sugados, não dará?

 

Cumprimentos

 

Não digo que não haja método, agora que permita o que tu queres é que se pode tornar mais complicado.

 

claro que menos água maior instabilidade da mesma.

 

As esponjas usadas como pré-filtros, dão mas sujam-se com muita facilidade o que te vai aumentar muito a manutenção e como terás as esponjas no meio dos vidros que fazem divisória, ainda mais trabalho irás ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,aqui estás tu com mais um grande projecto,força ai e vai mostrando o desenvolvimento!!

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo que não haja método, agora que permita o que tu queres é que se pode tornar mais complicado.

 

claro que menos água maior instabilidade da mesma.

 

As esponjas usadas como pré-filtros, dão mas sujam-se com muita facilidade o que te vai aumentar muito a manutenção e como terás as esponjas no meio dos vidros que fazem divisória, ainda mais trabalho irás ter.

 

E se eu fizer a manutenção das esponjas quando fizer os tpa's?

 

Limpo as esponjas com a mangueira, assim irão aguentar mais tempo, ou então, quando for para as limpar, retiro a água até as esponjas ficarem completamente fora de água, e assim posso retira-las e não corro o risco de passar camarões. Como as esponjas iriam ficar no topo do aquário, talvez assim fosse mais fácil, não?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se eu fizer a manutenção das esponjas quando fizer os tpa's?

 

Limpo as esponjas com a mangueira, assim irão aguentar mais tempo, ou então, quando for para as limpar, retiro a água até as esponjas ficarem completamente fora de água, e assim posso retira-las e não corro o risco de passar camarões. Como as esponjas iriam ficar no topo do aquário, talvez assim fosse mais fácil, não?

 

Cumprimentos

 

Sim na TPA terás que baixar o nível da água abaixo das esponjas, agora sobre as ditas esponjas não sei se encontras com esse comprimento, visto que não pode haver folgas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim na TPA terás que baixar o nível da água abaixo das esponjas, agora sobre as ditas esponjas não sei se encontras com esse comprimento, visto que não pode haver folgas.

 

Mas posso adaptar o vidro às esponjas, eheh

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas octávio

bom projecto, só quero deixar a minha modesta opinião, pois tb tou idealizando um só para camarões e vou seguir este com alguma atenção.

existe aquelas rodelas das baterias das lojas ou passa muros e que se pode forrar com meias de vidro de senhora o risco de passar juvenis é nulo

e podemos sempre retirar para limpar caso necessário até ter suplentes

 

força com isso

 

ps) continuo ha espera de resposta de entrada no CAI

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas octávio

bom projecto, só quero deixar a minha modesta opinião, pois tb tou idealizando um só para camarões e vou seguir este com alguma atenção.

existe aquelas rodelas das baterias das lojas ou passa muros e que se pode forrar com meias de vidro de senhora o risco de passar juvenis é nulo

e podemos sempre retirar para limpar caso necessário até ter suplentes

 

força com isso

 

ps) continuo ha espera de resposta de entrada no CAI

 

Boas,

 

Agradeço desde já a tua opinião.

 

A ideia das meias de senhora não é nada mal pensado não, sempre é mais fácil de limpar, é boa, e mais fácil de arranjar também.

 

off-topic - Como podes verificar no teu perfil, já estás como membro C.A.I.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agradeço desde já a tua opinião.

 

A ideia das meias de senhora não é nada mal pensado não, sempre é mais fácil de limpar, é boa, e mais fácil de arranjar também.

 

off-topic - Como podes verificar no teu perfil, já estás como membro C.A.I.

 

Cumprimentos

 

se algo tocar na meia e a rasgar lá se vai tudo abaixo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais