Recommended Posts

Publicado

Tenho os meus neons e um danio zebra com esta doença.

Já aumentei a temperatura e coloquei medicamento.

Fiz uma pesquisa aqui no forum mas tenho umas dúvidas, cada caso é um caso.

:D

No medicamento diz (resumido):

1º dia 20 gotas por 100L de água. Não alimente os peixes. Retire o filtro e ponha a trabalhar num recipiente á parte.

2º dia 20 gotas por 100L de água. Não alimente os peixes.

3º Não administre o medicamento. Alimente normalmente.

7º Proceda da mesma forma que no 1º dia.

8º Proceda da mesma forma que no 3º dia. Mude cerca de 30% de água. Volte a colocar o filtro.

Não à problema nenhum ter o filtro a trabalhar á parte com água fria?

Tenho alvins na criadeira, não existe problema estarem este tempo sem comer?

Publicado:

Olá,

Tenho alvins na criadeira, não existe problema estarem este tempo sem comer?

Existe... deves continuar a alimentar. Se deixares de os alimentar vão acabar por morrer. Os peixes pequenos devem comer várias vezes ao dia.

Não à problema nenhum ter o filtro a trabalhar á parte com água fria?

Não pode ser. :)

Repara, no filtro tens bactérias que fazem o controlo dos valores de amônia e nitritos no aquário. Estas bactérias morrem se utilizares certos medicamentos no aquário, se sofrerem uma mudança brusca da temperatura da água, devido ao cloro, etc.

Logo, se mudares de água "temperada" para água fria vais matar as bactérias.

Também nunca deves lavar o filtro com água que não seja a do aquário (pelas razões que coloquei em cima).

O que podes fazer é retirar água do aquário e colocar num balde com uma resistência. Deves manter a temperatura da água do balde igual á do aquário. Depois sim podes colocar o filtro no balde.

Na minha opinião acho que deverias continuar a alimentar os peixes embora em menos quantidade.

Antes de colocares o medicamento faz umas trocas parciais de água (uns 30 ou 40%).

O medicamento associado ao aumento de temperatura vai de certeza eliminar os parasitas causadores da doença. Mantém a temperatura alta durante mais alguns dias mesmo se não vires pontos brancos.

Deves ter em atenção que, quando baixares a temperatura, o deves fazer de modo gradual (por exemplo 1º por semana)

Para perceberes melhor a história das bactérias e da amônia, nitritos e nitratos dá uma vista de olhos aqui (na parte do ciclo de azoto):

http://faq.thekrib.com/pt/

Outro ponto, se o medicamento for o Costapur da Sera, se não estou em erro (só confirmando no papel) não necessitas de retirar o filtro. Penso que diz só para retirar carvão e desligar filtros UV. Verifica isso...

Boa sorte. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Pois já se passaram dois dias. Fiz como dizia no medicamento, não era o costapur (este não havia á venda), mas sim outro, o Faunamor. Alimentei os alvins normalmente.