AquaShrimp 100l


Nrc

Recommended Posts

Boas,

 

Resumindo a história; voltei à aquariofilia depois de 2 anos parado e tenho um aqua a ciclar (que estava guardado na arrecadação), só com água por agora, porque ainda n chegou o substrato fértil e o areão, já tenho calha de iluminação e... monto a calha olho para o aqua...

 

Epah está cheios de riscos, que se notam mesmo muito com a 2x55w; para a semana chega o betta que comprei e não gosto do aquário para ser um plantado/comunitário... e agora o que fazer?

 

Simples, como já na montagem de há uns anos tinha uns Caridina J. e sempre quis ter mais, vou pegar no aqua, meter-lhe areão, plantas de fácil manutenção e baixa exigência de luz e fica o meu aqua de camarões... e do betta.

 

Parece boa ideia? São cerca de 105/110l liquidos; 80x35x45 (CxLxA) e de principio estava a pensar usar a calha para arrancar bem com as plantas e musgos; mais tard€ monto o plantado/comunitário e passo esta calha para esse; este dos camarões passa a usar a tampa original que é uma 2x18 ou 2x20w n me lembro bem.. basicamente quando tenho a tampa com a iluminação fraca não se notam tanto os riscos :P

 

Fica aqui o projecto-ideia; aceito ideias sendo que estou a pensar em andar com isto para a frente e meter areão preto e um tronco grandote; escolher uma espécie de musgo e prendê-lo no tronco, e meter talvez uma parede de musgo (que agora nã me lembra o nome) na parede de fundo do aqua, basicamente meter uma rede e prender o dito lá para ele crescer.

 

Cumps

Nuno RC

Editado por Nrc

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se meteres caridinas japónica com o betta acho que não há problemas

 

mas se meteres tipo reds

o betta faz-lhes a folha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se meteres caridinas japónica com o betta acho que não há problemas

 

mas se meteres tipo reds

o betta faz-lhes a folha...

 

 

Humm é pena.. E se forem outras espécies de camarão?

Sei que cada peixe é um peixe e não espero um betta tão mansinho como o que tive há uns anos mas é assim tão difícil..? O meu na altura não ligava a nada, neons, camarões, corys... inclusivé guppies, como o que tenho na imagem, quando uma vez fiz uma remodelação e acrescentei uns guppies; talvez se de princípio plantar logo muito musgo e meter uns calhaus no fundo?

 

Bem se não der paciencia, fica o betta sozinho até arranjar outro aqua e móvel e avançar para o plantado comunitário, e depois logo meto os camarões.

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, acho que comeste um erro logo de inicio, tens o aquário com água já a ciclar e só depois vais colocar o areão e substrato fértil??? isso vai dar asneira da grossa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, acho que comeste um erro logo de inicio, tens o aquário com água já a ciclar e só depois vais colocar o areão e substrato fértil??? isso vai dar asneira da grossa.

 

Olá Hugo, eu explico:

 

Está a ciclar mas só com cerca de 40lts; a ideia era: Substrato, areão, plantar, encher, ciclar.

 

Mas como a chegada do substrato e do areão está atrasada faço com menos água; uma vez que não posso plantar já, ao menos vou adiantando a ciclagem de alguns litros, uns flocos e o Sera Nutrivec, e depois quando chegar o material e meter as plantas, tiro a água para fora em jerricans, faço isso em 1 ou 2 horas ou menos (em princípio mantenho o filtro externo a funcionar com água do aqua numa vasilha grande enquanto durar a montagem, para não sofrer baixas na colónia pequena que já lá deve estar) e depois era encher normalmente e a seguir para a semana, ir verificando parâmetros, e depois a introdução do betta que há-de vir.... na teoria tinha quase 3 semanas para isto.

 

Depois veio o atraso no material... e agora comprei a calha a um colega aqui do fórum, e apercebi-me do estado do aqua... e vou meter-lhe a tampa original de luz mais fraca, não se vê os riscos quase e fica lá o Betta, o areão quando chegar faço o procedimento acima descrito mas sem o substrato e sem tapetes de plantas (que era a minha ideia), e também me parece que camarões por agora serão poucos pelo que me disseram...

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
Olá Hugo, eu explico:

 

Está a ciclar mas só com cerca de 40lts; a ideia era: Substrato, areão, plantar, encher, ciclar.

 

Mas como a chegada do substrato e do areão está atrasada faço com menos água; uma vez que não posso plantar já, ao menos vou adiantando a ciclagem de alguns litros, uns flocos e o Sera Nutrivec, e depois quando chegar o material e meter as plantas, tiro a água para fora em jerricans, faço isso em 1 ou 2 horas ou menos (em princípio mantenho o filtro externo a funcionar com água do aqua numa vasilha grande enquanto durar a montagem, para não sofrer baixas na colónia pequena que já lá deve estar) e depois era encher normalmente

 

 

 

Boas.

Tambem sou novo nisto mas, ao introduzires substrato e areão, mais 60 litros de água, achas que não terás que fazer mais 3 a 4 semanas de ciclagem para a coisa ficar equilibrada?

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais