Calha Juwel


Recommended Posts

Tenho um aquário Juwel, modelo Rio, e estou com problemas na luz. Preciso de saber como abro a calha, uma vez que os parafusos são soldados a quente. Já agora, estas calhas funcionam com arrancador ou com balastro electrónico?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa dos parafusos serem soldados a quente não estou a perceber! Isso tem que dar para desmontar, de uma maneira ou de outra. Quanto ao balastro ser ferromagnético ou electrónico é simples de ver: tem arrancador à vista para se puder trocar? Se tem, podes ter de procurar bem porque por vezes estão "camuflados", é balastro ferromagnético. Quando a luz acende, "pisca" ou acende de imediato? Se acender de imediato é balastro electrónico. Já agora, qual é o problema que tens com a iluminação?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

os parafusos prendem os topos da calha. Tirando-os, a lâmina superior deverá deslizar a dar acesso aos circuitos. O problema é que os parafusos são em plástico e soldados. Desmontável é com certeza, o meu medo é que tenha de enviar a calha para a juwel e ficar sem luz durente umas semanas. Mando foto

 

DSC01339.jpg

 

Quanto ao balastro, as luzes acendem de imediato. A calha não tem nenhuma tampa de acesso ao arrancador. Fiquei esclarecido.

 

Quanto ao problema com a iluminação, é no que dá as poupanças com a potência do quadro eléctrico. Neste inverno as distrações têm sido frequentes e o quadro vai abaixo com regularidade. A luz do aquário passou a desligar-se pouco depois de se acender. A principio ainda ia lá com umas pancadinhas ou desligando por uns minutos, mas agora deixou de funcionar de vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Percebi essa coisa de "parafusos soldados". Cada vez são piores as calhas de compra.

 

Agora fiquei sem perceber bem essa do: "é no que dá as poupanças com a potência do quadro eléctrico"! A não ser que tenhas o aquecimento eléctrico ligado e tenhas contratado uma potência baixa. 3,2KVa por exemplo. Mesmo assim é preciso estar a consumir alguma energia para que o quadro vá "abaixo". E mais estranho ainda é a calha funcionar depois de lhe dar umas "pancadinhas"! Não terás poir aí uma tomada com maus contactos, que faça com que o disjuntor diferencial actue mais vezes que o normal? Ou com tantas "descargas" que já levou, esteja mais sensível que o normal? Ou em último caso, os fios da tua instalação eléctrica estão dimensionados para a carga que suportam? Isto é, não tens nada ligado ao circuito de iluminação, ( o mais "fraco" ), que não seja iluminação? Já vi pessoas a fazer "puxadas" para tudo e mais alguma coisa das caixas de derivação da iluminação! Está mais perto etc e tal, é o que dizem.

 

Julgo que se "brocares" esses parafusos com algum cuidado, depois poderás voltar a colocar tudo no sítio com rebites.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A potência é baixa. 3,45KVa. Entre máquinas de lavar, aquecimento, chaleira eléctrica e microondas há sempre um esquecimento e lá fica tudo às escuras.

 

Quanto às pancadinhas, se fosse um balastro ferromagnético não achava tão estranho, mas assim não sei.

A ligação está feita numa tomada com uma extensão que liga todo o equipamento do aquário (aquecimento, filtros, iluminação e bomba de ar. Nada de anormal, mas vou verificar tudo. Se houver um mau contacto pode ser no interior da calha.

 

Obrigado por tudo,

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler a tua resposta, fiquei com um "bichinho" a coçar-me na orelha! Aqui por casa além dos 8 ou 9 aquários, tenho tudo eléctrico. A única coisa que ainda é a gás é o esquentador, e mesmo esse também tem parte que é eléctrica. Por sobrecarga nunca "disparou o diferencial ou disjuntor da EDP. Achei estranho e fui ver a minha tarifa contratada: 6,9kVA!! Além disso o disjuntor está "Kitado" para os 45Ampers. Por isso aguenta os aquários, o forno, a placa eléctrica, algum do aquecimento, ferro de engomar e mais aquelas coisas que não no lembramos,tudo ao mesmo tempo, sem ir tudo abaixo! Já experimentei para tirar as dúvidas.

 

A falha da tua calha deve ser quase de certeza um mau contacto nas ligações ou na pior das hipóteses uma soldadura com defeito no balastro electrónico. Ao aquecer, como é normal nos metais, dilata e deixa de fazer contacto. AO dar-lhe as tais pancadinhas, volta a a fazer contacto. Só abrindo e ver tudo ao pormenor.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Desenterrando este tópico, alguém sabe como abrir estas colhas com parafusos soldados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boas.

 

Recomecei com o meu aquário, após 3 anos de paragem. Trata-se de um conjunto

AQUATLANTIS, com: 99,5c x 39l x 45a.

ILUMINAÇÃO: Silvania Standard, com 2 lâmpadas F30W/54-765 -T8.

 

Isto a mim não diz nada, pois sou um leigo. Parece-me que plantas e peixes não têm o colorido desejado, muito embora em tempos idos todo o sistema se tivesse portado bem.

Podem dar alguma dica?

Neste momento estou com um sistema de CO2 da SERA (CO2 - Start) e estou a utilizar o fertilizante da mesma marca, referência Florema. Tudo foi montado há pouco mais de uma semana.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Pessoal estou com o mesmo problema. A iluminação do meu Juwel Rio 125, não aguentou as idas e vindas da luz.

Agora não dá qualquer sinal. Experimentei lâmpadas dos chineses e nada feito.

Eu pelo que li, fiquei a saber que tem balastro electrónico, mas o real problema é o mesmo desde o início deste tópico...

Como é que se abre a calha sem ter que a partir. Aquilo não tem parafusos, é colado!

Alguém já resolveu com sucesso este problema.

Já agora em quanto ficará um conjunto destes novo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pessoal estou com o mesmo problema. A iluminação do meu Juwel Rio 125, não aguentou as idas e vindas da luz.

Agora não dá qualquer sinal. Experimentei lâmpadas dos chineses e nada feito.

Eu pelo que li, fiquei a saber que tem balastro electrónico, mas o real problema é o mesmo desde o início deste tópico...

Como é que se abre a calha sem ter que a partir. Aquilo não tem parafusos, é colado!

Alguém já resolveu com sucesso este problema.

Já agora em quanto ficará um conjunto destes novo?

 

Cumps

Uma calha para estes aquarios rondam os 100€. Não consegui abrir a calha. Só mesmo "rasgando" os plasticos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário (Juwel Rio 125) foi comprado no Ornimundo (Loures) e nessa altura os funcionários foram os mais prestáveis possíveis, claro!

Quando se avariou material lá comprado e precisei deles a coisa mudou de figura... chegando ao cúmulo de se esquecerem de me ao telefone quando for saber de uma informação para mim. Eu nem queria acreditar, mas sim fiquei esquecido ao telefone! Telefonaram-me 2 dias depois.

A minha calha está na garantia e fui deixá-la na Ornimundo de Leiria há cerca de 2 semanas, até agora... nada!

Ainda bem que expliquei que o meu aquário está cheio de plantas e a luz faz-me muita falta.

Apesar de estar na garantia tentei antes saber se a EDP teve algo que ver com esta avaria e já tenho a resposta em como nada de anormal se passou e não responsáveis.

Estou curioso por saber o que a loja me vai dizer. Quase que aposto em como sei a resposta, mas de seguida vão ter a Deco à perna.

As calhas estão feitas para não serem abertas (sem partir nada) e uma calha nova custa 89€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal podiam por fotos dessa calha...como sou eletricista posso tentar ajudar mas primeiro preciso ver fotos pode ser???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.