Isto é normal???


paulo_chinak

Recommended Posts

Boas, nao sei ao certo se este é o sitio indicado para este tópico mas espero que me consigam dar uma ajuda ou algumas sujestões, pois acho que os valores do meu aquario andam exactamente ao contrário do que devia acontecer.

 

Bom entao é assim, o aquario é novo, durante Dezembro e Janeiro, fase em que esteve a ciclar, com dois habitantes apenas e plantas, tudo me parecia bem com os valores de ph, havendo apenas ligeiras oscilaçoes por causa das TPA. Tinha geralmente valores de PH na ordem dos 7.2 - 7.0 e um KH entre 3 e 4.

 

Agora em Fevereiro modifiquei o layout, adicionei plantas e areia branca e comecei a usar o CO2 pressurizado.

As plantas crescem bem e os peixes tambem me parecem todos bem e bastante mais felizes com as novas alterações 8)

 

Contudo, quando medi os valores comecei a achar estranho eles seguirem um comportamento ao contrário daquilo que no meu entender deveria acontecer,

supostamente o PH nao devia cair durante a noite ? Começar o dia a um nivel mais baixo, depois subir e voltar a descer um pouco ate ao fim do dia por causa do CO2 ?

 

Fiz mediçoes nos ultimos 3 dias, 3 x´s por dia para tentar perceber o que esta a acontecer, mas confesso que quanto mais penso em soluções, mais duvidas me aparecem. Agradeço desde já o interesse de quem me tentar ajudar, porque tambem nao quero andar a fazer experiencias a tentar deixar o CO2 ligado durante a noite porque depois pode correr mal :S

 

O Aquario liga as luzes e CO2 (1 a 2 bolhas por segundo )por volta das 8:20 e depois desliga as 18:30 e vai ligando a bomba de ar com intervalos de meia em meia hora.

 

Aqui estão os valores das medições:

 

16 Fevereiro:

8:30 - PH 7.0

13:30 - PH 6.8

18:30- PH 6.4 - KH 3 a 4

CO2 - 2 bolhas por seg.

 

17 Fevereiro:

8:30 - PH 7.2

13:30- PH 7.0

18:30- PH 6.6 - KH 4

CO2 - 1 bolha por seg.

 

18 Fevereiro:

8:30 - PH 7.4

13:30 - PH 7.0

18:30 - PH 6.8 - KH 4

CO2 - 1 bolha por seg.

 

Será que o problema está no CO2? deveria manter 2 bolhas por segundo? a ver se ele estabiliza em valores mais baixos?

 

Em baixo deixo o Setup do Aquario e na minha assinatura está um video para que possam ter uma ideia.

Agradeço a todos desde já a vossa atenção e respostas banana rock

 

 

Setup :

 

-Aquario 100x30x45.

135 litros brutos.

PH - 6.8 a 7.2

KH - entre 3 e 4

Temp. 26º

 

-Substracto:

Base - 2 sacos de substrato fertil ( não me lembro da marca )

Cobertura - Areão Preto + areia branca

 

-Hardscape:

6 Pedras de Xisto

8 Pedras Calcárias

1 Tronco DIY

 

-Iluminação:

Caixilhos e galeria em PS

Sistema de iluminação incorporado na galeria com Reflectores T8 1x 25W (LampadaAquaglo 18000K)

2 lampadas DIY T4 2 x 20 W- 6000K cada uma

10 horas de iluminação diária.

 

-Filtragem:

Biobox 2 com Esponja, Lã, Resinas, Lã e Cerâmicas Filtrantes

Bomba debito 600 L/h - Ligado 24 horas por dia.

 

-Bomba de Ar:

Sera 275 - ligada apenas quando as luzes desligam em periodos alternados de meia hora

 

-Aquecimento:

HYDOR Aquecedor 300 Watts

 

-CO2

Kit JBL Profi2

Botija JBL ProFlora de 0.5 Kg

Valvula Solenoide

Valvula Anti Retorno

Controlador de PH JBL Test Set permanente

Difusor de CO2 em espiral da JBL. - 1 bolha por segundo

 

-Flora

-Anubia barteri nana

-Anubia barteri nana petit

-Cabomba Caroliniana

-Echinodorus "Aquartica"

-Echinodorus Red Diamond

-Hemianthus Micranthemoides

-Monosolenium Tenerum

-Riccia Fluitans

-Glossostigma Elatinoides

-Taxiphyllum Barbieri (Vesicularia)

-Christmas Moss

-Flame Moss

-Rotala

-Fetos

-Valisneria

 

Fauna:

- 11 Neons

- 3 Neons Cobre

- 2 Neons Negro

- 3 Iriatherina Werneri

- 3 Danios Zebra

- 9 Guppies

- 3 Mollys Balão

- 4 Brachygobius Xanthozona (Abelhinhas)

- 1 Gyrinocheilus Aymonieri (Limpa Vidros)

- 4 Camarões Red Cherry

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Face à utilização que fazer do CO2, os valores parecem-me perfeitamente normais. Acho que estás a pensar ao contrário 8) (no bom sentido). Digo isto porque se o CO2 liga de manhã, é natural que nesse momento o pH esteja mais alto pois passou a noite desligado e com a bomba de ar a funcionar. Assim é perfeitamente normal haver um "valor máximo" de pH quando o CO2 liga e um "valor mínimo" quando desliga.

 

Espero ter ajudado em algo banana rock

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, quando se desligam as luzes e o co2 e se liga a bomba de ar, o pH vai subir, acontece o contrário quando as luzes se ligam + co2, o pH começa a descer, os picos máximos como o Vang referiu e quanto a mim muito bem, são no ligar e desligar do co2.

 

Agora oscilações de pH como tens aí não devem fazer lá muito bem, tanto tens leituras de pH 6.4 como de 7.4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Face à utilização que fazer do CO2, os valores parecem-me perfeitamente normais. Acho que estás a pensar ao contrário ;) (no bom sentido). Digo isto porque se o CO2 liga de manhã, é natural que nesse momento o pH esteja mais alto pois passou a noite desligado e com a bomba de ar a funcionar. Assim é perfeitamente normal haver um "valor máximo" de pH quando o CO2 liga e um "valor mínimo" quando desliga.

 

Espero ter ajudado em algo 8)

 

 

banana rock mmmmh provavelmente é isso, eu é que estou a pensar ao contrario

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, quando se desligam as luzes e o co2 e se liga a bomba de ar, o pH vai subir, acontece o contrário quando as luzes se ligam + co2, o pH começa a descer, os picos máximos como o Vang referiu e quanto a mim muito bem, são no ligar e desligar do co2.

 

Agora oscilações de pH como tens aí não devem fazer lá muito bem, tanto tens leituras de pH 6.4 como de 7.4

 

 

Sim faz todo o sentido o vosso raciocinio, acham que deva intervalar ainda mais o tempo da bomba de ar? liga-la menos tempo? ou ligar o CO2 a outro temporizador individual para que faça pequenas injeçoes durante a noite? talvez assim a concentração de CO2 seja um pouco maior e nao aconteçam oscilações tao grandes de PH nao?

 

Obrigado pelas vossas respostas

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem acho q é um comportamento normal. A bomba de ar dissipa o CO2 (pH sobe)

Nao me parece que essa variação de pH seja problematica, eu um dia destes vou fazer uma experiencia ainda mais complicada. Um aquario com simulação das estações. Embora os peixes de origem tropical sofram pouca variação na temperatura, a mesma varia sempre do dia para a noite, das estações das chuvas para as outras. Mesmo o pH sofre variações durante o dia/meses. Nunca vi esse projecto, mas é mais um que está na gaveta.

Agora que ja divaguei muito. Reafirmo a minha opinião que é um comportamento normal essa variação de pH

Cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno, esse teu projecto de simular as estações parece-me bem interessante, contudo acho que é um projecto bem mais complexo do que se possa pensar no inicio pois os climas tropicais penso que teem apenas duas estações, verão e inverno, as amplitudes de temperaturas acho que ate nao sao dos principais factores mas sim niveis de humidades do ar, epocas de monçao etc, penso que os valores da água irão depender de mais factores que apenas luz e temperatura :mrgreen: bem mas sem duvida que é uma ideia bastante interessante e se a levares para a frente vou sem duvida acompanhar o desenvolvimento ;)

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falo "um dia" será daqui a bastante tempo...

talvez um dia experimente so com uma amplitude de temperaturas, para ver o comportamento de plantas e animais. Mas isso só tem significado num aquario bastante grande e de biotipo.

Mas quando o fizer vou colocar aqui tudo para as opinioes.

abraços.

desculpa lá paulo_chinak por ter esta conversa off-topic no teu topico.

Boa sorte com o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, actualizando o tema do meu problema penso que tenho que tomar medidas e mudar alguma coisa pois estas oscilaçoes no pH acabaram por fazer uma vitima, um camarão nao aguentou :thumbup3:

 

Fui á loja para comprar uma ampularia e expliquei o que me estava a acontecer pois todas as manhas o pH andava agora nos 7.4, sugeriram-me para experimentar deixar o CO2 ligado durante a noite tambem mas com menos bolhas, para tentar equilibrar um pouco estas subidas.

 

Como vem ai o fim de semana vou aproveitar para fazer mediçoes mais rigorosas e ver o resultado desta alteração, assim posso monitorizar se os valores nao descambam.

 

Vamos la a ver se será desta :eusathink:

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.