Mais um aprendiz


ClaudioReis

Recommended Posts

Boas a todos.

Chamo-me Claudio e entrei agora neste mundo fantástico da aquariofilia. Mas como ainda sou um bocado "nabo" nestas andanças, registei-me aqui para poder ser ajudado em algumas (muitas) dúvidas... :bad-words:

 

Acabei de montar ontem o meu aqua, sendo que é composto pelo seguinte:

 

Aquário Aquapor Spor 61.50x37x39 (56Litros)

Aquecedor Aquamatic Plus 75W

Filtro Aquapor AQ300

Subtrato Sera Floredepot

Bioareia vulcanica

1 Tronco + 2 peça de efeito (comprados numa loja própria)

3 tipos de Plantas (aqui desculpem-me a ignorância mas não sei dizer o nome)

 

Fiz um tratamento à água com Aquasafe da Tetra e hoje coloquei bacterias vivas (API Stress Zyme).

 

Ainda não fiz nenhum teste à água, queria deixar mais para o fim da semana, até para deixar "acentar" tudo...

 

Para já o que acham, estou a andar bem? Pois quero fazer tudo com muita calma e sem stress.

 

Abraço,

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao "vicio". Para já a sugestão que te posso dar é que leias o básico aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380.

Para já parece-me que estás a ir bem.

 

Boa sorte

 

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cláudio.Parabéns pelo teu interesse numa aquariofilia responsável :D

Para já estás a fazer tudo bem,vai é acrescentando todos o dias flocos para alimentar a colónia de bactérias que se irá estabelecer no filtro.Os testes convém o da amónia e nitritos,que é para saberes quando terminou o ciclo do azoto.Já leste sobre isso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem vindo.....

 

Podes começar a adicionar alguma (pouca) comida para as bacterias...

 

Deixa o aquario ciclar, como tu mesmo disseste queres ir com calma, e este hobbie requer muita paciencia....

 

Cumprimentos

Álvaro

Visite o meu aquario.....

 

500 lts para os meus Discus!!!!!

 

Clique aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.

 

Em relação ao ciclo de azoto já li e penso que compreendi...

Posso então acrescentar um pouco de comida, mesmo já tendo colocado as bacterias vivas, certo?

 

Já agora formulo outra pergunta. A água encontra-se um pouco (pouco mesmo) turva, é normal no inicio isso acontecer ou já deveria está limpida?

 

Obrigado mais uma vez!!

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente normal a água,dá-lhe um dia e fica limpa.Os flocos deves adicionar que é para haver amónia no aquário e assim alimentar a colónia nitrificante do filtro :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, novamente. Hoje fiz pela 1ª vez os testes à água do meu aqua.

 

PH - 7.0

NO2 - 0

NO3 - 0

NH3/NH4 - entre 0,25 e 0,50 (estes valores não são bons o que se estará a passar? ou é mesmo assim derivado ao ciclo de azoto) #food

 

Já agora que testes devo fazer mais? :shocked028:

 

Obrigado.

Editado por ClaudioReis
nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já podes parar de medir o pH,é evitado estares a gastar o teste :thumbup3:

O NH3/NH4 está bem,é sinal que a amónia está a aumentar e que o ciclo teve inicio.Agora é ir adicionando comida e esperar :?: que termine o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Claudio, bem vindo.

Quanto aos valores que mencionaste penso que nao tens razoes para te alarmares pois ja deves ter adicionado comida á agua nao foi?

Olha ha quem aprove, há quem desaprove mas para ajudar ao ciclo, passadas para ai 2 semanas coloquei um limpa vidros no aquario, na minha opiniao sem duvida que ajudou, convem caso decidas adicionar algum escolheres especies adequadas, que sejam resistentes e que depois nao cresçam muito (devido ao tamanho do teu aquario).

 

Agora convem leres bastante, informares-te, quanto mais melhor e assim irás entender sempre os passos a dar, duvidas haverá sempre, mas quanto mais informaçao conseguires adquirir, melhor .

 

Um abraço e força nesse aquario :thumbup3:

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas respostas/ajudas :thumbup3:

 

Então siginifica que estou no bom caminho... :(

 

Saberei quando o ciclo termina quando os valores estiverem a 0, certo? Poderá demorar +/- quanto tempo?

 

Em relação à colocação de um limpa vidros já estava nos meus planos, vou então esperar mais 1 semanita...

 

Já agora, as minhas plantas estão um pouco frágeis (com algumas manchas e outras (Cabomba caroliniana e Egeria najas) parecem "queimadas", disseram-me que podia ser falta de ferro. Ontem acrescentei um pouco de Fertilizante Sera Florena, fiz bem?

 

Mais uma vez obrigado.

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas respostas/ajudas :thumbup3:

 

Então siginifica que estou no bom caminho... :(

 

Saberei quando o ciclo termina quando os valores estiverem a 0, certo? Poderá demorar +/- quanto tempo?

 

Em relação à colocação de um limpa vidros já estava nos meus planos, vou então esperar mais 1 semanita...

 

Já agora, as minhas plantas estão um pouco frágeis (com algumas manchas e outras (Cabomba caroliniana e Egeria najas) parecem "queimadas", disseram-me que podia ser falta de ferro. Ontem acrescentei um pouco de Fertilizante Sera Florena, fiz bem?

 

Mais uma vez obrigado.

 

 

Ola Claudio,

Geralmente o ciclo termina apos os valores atingirem um pico e depois voltarem a estabilizar, no meu aquario demorou cerca de um mes mas o melhor mesmo é leres o topico do ciclo do azoto que está lá tudo muito bem explicado.

 

Quanto ás plantas, isso tambem me aconteceu no inicio devido a tres factores, o aquario ainda estar a ciclar, as plantas terem sido recem plantadas e excesso de horas de luz, assim que baixei o tempo de luz elas começaram a melhorar. Se nao tiveres teste de ferro podes sempre levar uma amostra da tua agua á tua loja habitual que eles costumam fazer testes e dizem-te se estás ou nao com falta de ferro na agua.

Tambem uso o Sera Florena, passo a publicidade mas so adiciono a dosagem indicada para a minha litragem quando faço as TPA, nao convem adicionares fertilizante nem comida demais pois esse excesso + excesso de luz vai-te fazer com que te surjam algas no aquario.

 

Espero ter ajudado.

Paulo

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo termina quando existir um pico de amónia,seguido do de nitritos e irá ficar a 0 e de seguida os nitratos irão subir.Ai sim,quando tiveres a amónia e nitritos a 0 e nitratos a subir é sinal que terminou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma vez...

 

Cheguei agora a casa e reparei que o tronco do meu aqua tem "revestido" uma (desculpem a expressão) nhanha, e alguns pedaços na rocha, o que será?

 

Já agora aproveito para dizer que já tenho habitantes no meu aqua... CARACÓIS :cry: apareceram do nada!!!!

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma vez...

 

Cheguei agora a casa e reparei que o tronco do meu aqua tem "revestido" uma (desculpem a expressão) nhanha, e alguns pedaços na rocha, o que será?

 

Já agora aproveito para dizer que já tenho habitantes no meu aqua... CARACÓIS :cry: apareceram do nada!!!!

Segundo as ultimas teorias, nao aparece qualquer tipo de vida do nada :P Desculpa lá a brincadeira mas nao resisti.

Estás no bom caminho, os caracois apareceram porque as plantas traziam ovos ou já caracois pequenos. Embora muitos achem inesteticos, no meu aquario sempre os tive e estando dentro de um numero aceitável, acho que são mais uma variedade a aumentar a diversidade no aquario.

Esses caracois poderão aumentar de numero devido à comida que estás a adicionar para alimentar as bacterias do ciclo (presumo que estejas a por um pouquito de cada ves por dia). Se tal acontecer podemos falar disso noutra altura pois existem muitas tecnicas para tratar disso (de preferencia sem auxilio a produtos quimicos)

A nhanha no tronco tambem nao é nada de estranhar, quando adicionares o limpa vidros ele deverá comer essa nhanha (acho eu) se entretanto nao desaparecer sozinha. Tambem podes sinfonar a nhanha quando fizeres as TPA's.

Até agora, pelo que li, estás a ir pelo melhor caminho. Continua assim e podes sempre contar com a ajuda aqui do pessoal.

Se um dia destes te der na cabeça, aparece por aveiro num dos encontros periodicos do N.A.D.A.

Abraço e boa aventura.

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma vez...

 

Cheguei agora a casa e reparei que o tronco do meu aqua tem "revestido" uma (desculpem a expressão) nhanha, e alguns pedaços na rocha, o que será?

 

Já agora aproveito para dizer que já tenho habitantes no meu aqua... CARACÓIS :cry: apareceram do nada!!!!

 

 

Ola Claudio boa noite,

 

essa camada branca no tronco costuma aparecer quando o aquario é montado, aconselhava-te a retira-lo esfrega-lo bem, (eu quando me aconteceu usei uma escova de dentes) e mete-lo uns bons minutos submerso em agua fervida, quanto aos caracois, retira-os, costumam aparecer por vezes depois de se adicionarem plantas, devem vir com estas.

 

Uma das tecnicas usadas tambem é colocar uma folha de alface no fundo durante a noite e na manha seguinte retira-la, em principio se houverem mais caracois no aquario devem estar a banquetear-se com a alface :P

 

Só mais uma coisa em relaçao ao tronco, quando isso me aconteceu, tive que repetir o processo que te descrevi pelo menos duas vezes pois apos a primeira a camada branca voltou a surgir e uma maneira rapida com que a fiz desaparecer foi colocar um pouco de musgo (atado) por cima das zonas onde essa substancia aparecia, parece que sendo essas areas privadas de luz, a camada nao se desenvolve, passado cerca de um mes retirei de la o musgo e ela nunca mais apareceu.

 

Cumprimentos

Paulo

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas... vou, para já, então retirar o tronco e voltar a lavá-lo. Em relação aos caracóis para já são uns 4 minusculos agarrados ao vidro... vou testar a folha de alface.

 

 

Se um dia destes te der na cabeça, aparece por aveiro num dos encontros periodicos do N.A.D.A.

 

Nuno Pinto, eu por acaso trabalho em Aveiro :thumbup3: , quando houver um encontro informa-me.

 

Abraço

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Claudio.Sobre o tronco deixa-o estar que não faz mal,qualquer ancistru,otto,caracol,camarão trata disso quando meteres os habitantes.Vais tirar do aquário,ferver etc e depois quando o meteres no aquário voltas ao mesmo por isso poupa-te ao trabalho e deixa estar.De resto estás a ir no bom caminho,os caracóis o npinto já te disse tudo.

 

Se quiseres pertencer ao N.A.D.A. envia-me MP.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, após uma semana da montagem do meu aqua, hoje voltei a fazer os testes e os valores foram o seguinte:

 

PH - 7,0

 

NO2 - 0

 

NO3 - 0

 

NH3/NH4 - entre 2 e 4

 

Não tenho acrescentado nada ao meu aquario, excepto um pouco de comida e hoje voltei a acrescentar bacterias vivas.

 

O que dizem?

 

Está tudo dentro do normal?

 

Não tenho pressas (claro que já gostaria ter peixes, mas...CALMA, certo? :P )

 

cumprimentos

 

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito e coloco umas fotos do meu aqua tiradas no sábado.

Hoje a água já não está tão "amarelada"...

 

Foto geral do aqua (desactualizado :lol: )

 

aquario01.jpg

 

 

Já agora gostaria de ter opiniões sobre o meu aqua :tapfoot:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':doofywave:' />

 

Um abraço

 

Cláudio Reis

Editado por ClaudioReis
Uma ajuda com as fotos. DC
nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, após 3 semanas de pausa, o meu aqua já ciclou... e também já sofreu algumas alterações a nivel estético e plantado (assim que poder coloco novas fotos).

 

Coloquei a minha equipa de limpeza que é a seguinte:

 

2 Corydora bronze

2 Botia palaço

1 ancistrus

 

mais uma semanita (+/-) vai o restante "pessoal", que a principio será:

 

1 casal de guppys (1 macho 2 femeas)

1 a 2 Limpa algas chines (penso que é assim o nome)

3 a 4 tetra neon ou zebra

 

Agora o que dizem, é muito "pessoal" ou aceitável para o aquario?!?

 

digam a vossa justiça, pois como novato...

 

Abraços

 

Cláudio Reis

Editado por ClaudioReis
nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando apareceres no encontro do N.A.D.A. a malta dá-te pessoalmente na cabeça mas para já,pesquisaste sobre os peixes?Era 2 por semana,não assim.Para não falar que os bótias ficam com uns 30cm ou mais :P se não fosse isso nem era muito mau e com esse pH até que serve para os guppies se bem que se subisse um pouco não fazia nenhum mal :whocares:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas, mas... eu sei tens razão :P mas a ansiedade falou mais alto e... lá cometi mais uma "asneirada".

 

Em relação aos botia estava a pensar só em 1 ex. (pois tinha caracois no aqua e também gosto dos botia), mas li que eles gostam de mais companhia e acabei por comprar 2 ex. :whocares: ...

 

Em relação ao PH ele até desceu um pouco 6.8 na última medição que fiz antes de colocar os peixes, como posso fazer subir só um bocado?!?!

 

Abraço

 

Cláudio Reis

 

PS: Em relação ao encontro se não houver nada contra lá estarei com todo o gosto (possivelmente irão as minhas duas "cachopas")

Editado por ClaudioReis
nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leva a família toda quantos mais melhor :?

Mas se gostas dos caracóis e dos bótias tens problemas,os bótias comem os caracóis :? e novamente eu depois dou-te na cabeça por não pesquisares.

Subir o pH = pedras calcárias , conchas

descer o pH = troncos , turfa , CO2

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exprimi-me mal... eu não gosto de caracóis (só no prato :) ) gosto sim dos bótia...

 

Eu sei que pedras calcarias e conchas fazem subir, mas a minha questão é a quantidade... é por "tentativas"?!

Isto é, coloco e meço o PH... pois tudo varia do tamanho/quantidade, certo?

 

Mais uma vez desculpem a "ignorância" mas, temos que aprender...

 

Abraços

 

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é por tentativas,metes umas 3 ou 4 e esperas um dia e medes e passado uma semana voltas a medir só para rectificar e esse valor deve estar estável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.