Biotopo Tanganica


Duartelopo

Recommended Posts

Olá a todos, vou montar um aquário, um biótopo do lago tanganyika, ainda não sei as espécies, mas como isto é para ir montando, o aquário já tenho, 450 litros (150*50*60), tem uma coluna seca, e dois furos do mesmo lado, a sump é um aquário de 96 litros, com uma bomba Eheim Compact+ 5000, como os dois furos são do mesmo lado não da para por um em cada ponta, por isso em vez de por os dois juntos fica a entrada no canto e a saída a meio. A areia deve ser da Arrábida,Comporta ou Linha de Cascais, o pH sai da torneira a 7.6/7.8 mais ou menos (Lisboa/Alcântara).

Gostava de saber onde se compram as conchas para os Conchículas, originarias do lago, para ficar um biótopo o mais parecido possível. E Gostava também de saber se a areia da praia não me eleva o pH para os 9 ou mais, uma vez que ele já é alto por natureza.

O aquário é para ir montando, tudo com calma, por isso é que gostava de saber isto com tempo.

Obrigado a todos.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... quanto às conchas de Neothauma poderás encomendar numa das importações que são feitas regularmente por alguns dos patrocinadores do fórum, designadamente pela Primefish.

 

Quanto ao uso de areia de praia e subida de pH, só por si não creio que o faça, embora possa ter algum efeito tamponizador... aliás, a essa água e para tangas, aconselho-te a usar algum buffer que promova a subida do pH para cima dos 8,5. Quanto ao risco de ir acima dos 9... não tem problema nenhum se tal acontecer. É um pH adequado!

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de um buffer natural, é possivel a areia, mais as rochas calcarias fazerem de buffer natural durante muito tempo?

Mais uma coisa, tenho lido que há quem de papas caseiras, como se preparam?

Obrigado

Cumps

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostava de um buffer natural, é possivel a areia, mais as rochas calcarias fazerem de buffer natural durante muito tempo?

 

A melhor solução (é a que uso) para subir o ph e ao mesmo tempo ter um tampão natural, é colocares na sump (já que a tens é aproveitá-la) uma "cama" de areão de coral, casca de ostra e ou zeolit. Sei que estou a puxar a braza à minha sardinha, mas eu tenho para venda a um preço (acho eu) simpático!!!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118768

 

No aquário colocaria areia mas não contes com ela para ter algum efeito na quimica da água...! Por isso eu uso areia de silica, que na minha opinião é esteticamente mais bonita.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde se arranja areia de sílica? E qual a diferença para a areia da praia? É inerte? Assim a dita "cama" de areão de coral, casca de ostra e ou zeolit funcionava como buffer e tampão natural, pois não deixa o pH baixar, certo? e funciona "eternamente"?

Cump

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Onde se arranja areia de sílica? E qual a diferença para a areia da praia? É inerte? Assim a dita "cama" de areão de coral, casca de ostra e ou zeolit funcionava como buffer e tampão natural, pois não deixa o pH baixar, certo? e funciona "eternamente"?

Cump

 

A areia de silica não passa de areia usada para filtros de piscinas. Sim é inerte.

A "cama" é eterna! Claro que tudo se dissolve mas isso demora muitos anos!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar por julidochromis, cyphotilepia frontosa, neolamprologues brichardi e algum do grupo dos leleupi, escolhendo bem as espécies e não metendo da mesma espécie juntos, para não haver híbridos. Alguma destas espécies é incompatível?

Cumps, obrigado

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais