Duvidas para fazer um cubo


corsamegane

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Gostaria de fazer 1 ou 2 cubos para oferecer a um casal de discus que se formou no meu comunitário! Já tive algumas posturas mas por muito cuidadosos que os pais fossem não conseguem tomar conta de tanto peixinho, pois os cerca de 50 cardinais davam cabo de tudo!

 

O que eu gostava de saber é se é possivel fazer criação com apenas este casal num cubo de 50cm © x 50cm (L) x 35cm (A) ?

No sitio que quero colocar o aquario, só tem 48 cm de altura por isso é que não convem que o cubo passe dos 35cm de altura, senão não podia aceder ao aquario.

 

O meu medo é não ter capacidade em termos de litragem para tantos peixinhos!

Será que devo utilizar 2 cubos ou 1 cubo chega?

Eu pensei em utilizar 2 cubos, para puder colocar o casal a desovar num lado e quando os peixinhos fossem maiores colocava o casal no comunitário, e assim que eles quisessem desovar novamente tinha um cubo livre para eles!

 

Todas as opiniões são bem-vindas

 

Aqui ficam umas fotos do casal!

 

Este da frente é o jovem macho veio cumprimentar o fotografo!!

 

gallery_15836_290_1994771.jpg

 

 

 

Aqui está uma mãe 5 estelas nunca sai da beira dos ovos!

 

gallery_15836_290_2181315.jpg

 

 

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me pode dizer se posso passar as crias e o casal do aquario comunitário para o novo cubo??

Tenho medo de stressar os pais e que acabem por comer as crias!

Já alguém passou por essa expriência??

 

Os meus cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o cubo fosse de 35 de largura dava mas 35 de altura não chega para criação de discus.Mínimo 40 de coluna de agua.Já li aqui no fórum isso e já comprovei...

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que já fiz o cubo e com 35cm de altura!

Agora já não há volta a dar... ;)

 

Obrigado pela informação!

Vou aproveitar e pesquisar melhor quanto á altura mini e o porquê!

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hoje vou passar o casal e as crias para o novo aquario.

Apesar de o aquário medir 35cm de altura tenho de exprimentar! No meu aquário comunitário quando as crias começarem a nadar desaparecem todos!

Não fiz o cubo com 50cm x 50cm x 35cm, alterei as medidas para 55cm x 55cm x 35cm para puder ter mais uns litros de água... mas parece que foi trabalho em vão ;)

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos!

 

Depois deste tempo todo passado, cerca de um mês e meio, finalmente os meus discus conseguiram fazer com que alguns ovos eclodissem!

Durante todo este tempo os discus colocaram os ovos duas vezes sem sucesso, mas á terceira desova os discus fizeram um bom trabalho e nasceram mais de 80 alvins.

Hoje é o 4 dia de natação dos disquinhos :D

Afinal é possível reproduzir discos em aquários com uma coluna de água inferior a 35cm... não quero dizer que será a melhor solução, nem que se deva fazer reprodução em aquários com uma coluna de água tão baixa, mas a verdade é que é possível!

 

Quando puder coloco umas fotos para confirmar esta aventura!

Obrigado a todos pelos conselhos!

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o problema nao é eles terem os alevis num aquario desses o problema vai ser manter 80 alevins nesse aquario , eu tenho um de 50x50x50 e torna-se dificil mante-los porque eles crescem nesse caso é melhor arranjar outro aquario maior para eles desenvolverem melhor.

Editado por William
quote desnecesário

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu pelo que pesquisei sei que o meu cubo não dá para crescimento porque leva apenas 100L de água.

Gostava de passar os pais para o aquário comunitário juntamente com as crias, assim eles ficavam com mais espaço, mas mesmo assim julgo que não seria o suficiente, já estou mentalizado que vou precisar de um aquário só para fazer crescer a pequenada!

 

Ainda não tenho fotos mas vou tentar tirar algumas macro para colocar aqui.

 

Até breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

 

Aqui deixo duas fotos de uma nova ninhada, estes tiveram sorte pois nasceram colados ao termostato.

 

 

Aqui está a mãe.

gallery_15836_290_81749.jpg

 

 

Aqui está o pai.

gallery_15836_290_281440.jpg

 

Infelismente não tenho mais fotos em condições.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem belos pais que tu ai tens parabens, espero que consigas salvar todos desse cardume, ja agora aproveito e faço tb aqui uma pergunta ,eu tenho um aquario de 1m*40cm*40cm será que dá para por lá o meu casal de discus para criação ou será muito apertado

 

parabens continua com calma ok um abraço

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Darkfixe penso que podes fazer criação nesse aquário.

Mas atenção a manutenção não pode ser esquecida.

Outro problema é conseguir fazer com que os peixes crescam, é que com o tempo tens de arranjar mais espaço para as crias pois elas crescem rápido e nessecitam de muita água.

Eu tenho muito tempo livre e para já consigo manter os peixes no meu cubo mas daqui a pouco tenho de passar as crias para um aquário maior porque não conseguiria tratar da manutenção com tantos peixes num cubo de cerca de 100L.

 

Obrigado pelos comentários!

 

Até breve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais