Ajuda


Joao_pm

Recommended Posts

Não sei se é aqui que deve estar o tópico mas não sabia muito bem onde colocar, por isso peço desculpa se estiver mal.

 

O meu pH está mais ou menos a 6.7 ou 6.8, finalmente consegui ter o pH como eu queria, já andou uns tempos com o pH mais que 7, e outro com o pH abaixo de 6.5, mas finalmente consegui meter em 6.7 ou 6.8.

A questão é que para fazer este ajustamento retirei o CO2, ou seja, para melhorar a questão do pH, piorei a das plantinhas...

Que me aconselham para eu ter o CO2 na mesma a bombar, sem alterações no pH?

A água da torneira sai a 7.3 ou 7.4 e com o tronco baixa para 6.7 ou 6.8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em ves de teres o co2 metes acadama no fundo, e assim elas ficam todas contentes e tu tb porque nao andas semp a preocuparte com o ph,

Se fosse para min era assim, mas tamben nao tenho outra sugestao espera por alguem que tenha outra ideia.

 

Espero ter ajudado.

 

cmps.

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu retirei o meu CO2, agora tenho as plantas em cima da Akadama e não morre nenhuma, a luz tambem tem importância, acham necessário fertilização? no meu caso safo-me com o adubo dos peixes, nem aspiro muito junto aos pés das flores, elas aproveitam esses nutrientes.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o ph varia muito dos tipos de peixes,há peixes em que esse ph é o ideal...

 

Luísa, aqui o adubo é um pouco diferente da terra, as "necessidades" dos peixes, depositadas no fundo podem provocar surtos de amónia, o que até mata peixes e plantas...

 

Eu tenho um substracto muito bom para quem não quer ir para aqueles belos aquarios Elos e ADA... chama-se Flourite (agora a marca já nã sê :sad2:) e é bom, assim mais para o natural, mas a akadama também é boa... aliás é utilizada em plantas que exigem muito, como os bonsais.

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho akadama no fundo!

Mas era só mais um mimo às minhas plantas.

Para os peixes que tenho não faz diferença estar até no 6.5 ou 6.4. Já vi nas fichas e eles gostam.

Mas gostava de manter nos 6.8 porque os meus danios zebra gostam de pH 6.8 e os outros também não se importam nada!

Mas acho que a solução é mesmo nao meter o CO2, visto que tenho akadama. Não tenho notado muita diferença nas plantas.

Embora não crescam tanto têem na mesma as suas cores!

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o co2 faz descer mete algo que o faça subir por exemplo pedras calcarias..

 

equilibra assim a balança do ph até ficar a teu gosto !

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz o teste do vinagre :) metes umas gotas na pedra se fizer efervescência é porque aumenta o ph..

 

rocha vulcânica tinha ideia que só aumentava o cobre...

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que confusao de posts e de ideias. Vou tentar ajudar um pouco organizando.

1º dependendo dos peixes, o pH até 6 é considerado optimo para as plantas.

2º O CO2 desce o pH, rochas calcárias sobe o pH (incluindo as conchas ou areia de coral) A rocha vulcânica não altera o pH. Troncos e turfa descem o pH.

3º A agitação na agua nao sobe nem desce o pH, simplesmente ajuda a dissipar o CO2 da água. Logo acaba por neutralizar o efeito do CO2 no pH. Ou seja, se o pH desceu por causa da adição de CO2, acaba por subir de novo. Mas se tiverem agua sem adição de CO2 e agitarem ou colocarem as bolhinhas a funcionar, o pH nao se altera significativamente.

4º a bomba de ar tem um efeito pior que a agitação provocada por um filtro na quantidade dissolvida de CO2 na agua. Se estao a adicionar CO2 e depois agitam a agua com uma bomba de ar, acabam por estar a desperdiçar CO2 pois dissipa-se imediatamente.

5º O CO2 só aumenta o desenvolvimento das plantas se o resto tambem estiver presente: Luz, Macronutrientes e micronutrientes. Nao vale de nada aumentar a quantidade de uma das partes se as outras se mantiverem iguais. Se houver desequilibrio so vão ajudar a proliferação de algas.

6º Adicionar akadama nao tem nada a ver com adicionar CO2 ou nao. Acadama fornece apenas alguns dos nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas e nao Carbono (presente no CO2 ou alguns fertilizantes recentes que tem carbono para plantas que ainda nao sei qual o composto)

7º Mais perigoso que o pH estar a 7,5 ou a 6 é andar a variar. Podem ter peixes que diz na ficha que são para pH 7 em aquarios com pH 6 mas se alterarem o pH de 6 para 7 num dia eles morrem. Igualmente o andarem a alterar a dureza da agua com rochas calcarias. Eu sou apologista que 1º estabilizamos o aquario com tudo lá dentro. Medimos os parametros e so depois é que se coloca a fauna o mais adequada para os valores que temos. POis se nao for assim passamos o tempo a acertar parametros com custos, quer de dinheiro, quer de peixes que acabam por morrer.

 

Espero nao ter dado nenhuma calinada grave, mas até eu fiquei confuso com algumas coisas que se disseram neste topico. Baralha-se muito os conceitos e tiram-se conclusoes com demasiada facilidade sem se procurar a verdadeira justificação dos acontecimentos.

 

Se pesquisares um pouco nos topicos inamoviveis vais encontrar bons guias de iniciação em que sao explicados conceitos basicos e outros avançados para a montagem de vários tipos de aquarios.

Abraço e espero que tudo te corra bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.