Recommended Posts

Pessoal,

eu já procurei muito no forum e percebi que há muitas divergências quanto ao tipo de tronco a ser utilizado e o "tratamento" que se tem que dar a ele antes de colocá-lo dentro do Aqua, então resolvir abrir esse tópico para que vocês coloquem suas experiências com os troncos.

 

Eu aconselho algo assim:

 

ARVORE DE ORIGEM: ](laranjeira, exemplo)

 

SECAGEM:

Modo utilizado: (ao sol, exemplo)

Tempo necessàrio: (dois dias, exemplo)

 

FORMAS DE "ESTERELIZAÇÃO": (Ferver por quantas vezes e por quanto tempo?, exemplo)

 

PROBLEMAS POSTERIORES: (aparecimento de fungos, exemplo)

 

OBS.: (indicações ou contra indicações de utilização de qualquer material ou método já visto ou utilizado e o motivo, exemplo)

 

Todas as opiniões (desde que sobre o tópico) são bem vindas. FOTOS SÃO MUITO BEM VINDAS

Editado por Diogo Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pesquisares?Tópicos é coisa que não falta por ai com a mesma pergunta,sem tirar nem por.

 

Boas, os varios tipos de tratamento,

 

Tratamento com cloro ativado

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água;

2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido;

3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro.

Tempo requerido de tratamento: 18 dias

 

 

Tratamento com sal grosso

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;

2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias

 

 

Tratamento com imersão em água da rede de distribuição

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira);

2. Trocar a água a cada três ou quatro dias.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias

 

 

Tratamento com imersão em água quente

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo;

2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar;

3. Trocar a água a cada três ou quatro dias.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias

 

 

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;

2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas;

3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2;

4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pesquisei, mas não achei nenhum condençado e falando os tipos de madeira aconseilhaveis para a utilização.

Como esse seu também não fala o tipo aconselhavel a se usar

Editado por Diogo Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas também há bastantes tópicos onde diz que não se podem utilizar madeiras resinosas.

 

A madeira de citrinos pode ser usada, no entanto algumas pessoas defendem que esta liberta determinados agente tóxicos na coluna de água.

 

Na pesquisa, um bocado daqui, outro dali, e a informação que se quer é encontrada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu to montando o meu primeiro aqua, o meu tronco de aroeira ta ainda na fase de tratamento faz uns dez dias que ele ta em um tanque, vo esperar o tronco afundar para por no aquario.

para tratar ele é só colocar no sol, um dia.

e depois colocar em um tanque,balde e etc... e esperar afundar.

 

OBS: num precisa colocar cloro sal nem nada não só por ele na agua.

Editado por allanmayron

em breve o meu primeiro aquario =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a dizer que depois de cortares o tronco é so preciso por ao sol um dia? lol

 

 

Acho que já está mais que explicado as várias formas de tratar os troncos, inclusive pesquisar mais algumas... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizei um "tronco" de castanheiro (e mais ramo do que tronco). Como ele estava verde descasquei-o e de seguida pu-lo no forno por mais ou menos 30 minutos mais ou menos cuidado para nao queimar. Depois foi so por num balde com agua 1 semana de maneira a que afunda-se. Ele esta bom e ainda nao ganhou fungos nem nada, ja la vao 3 semanas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

allanmayron Postado Hoje, 02:43 PM

Eu to montando o meu primeiro aqua, o meu tronco de aroeira ta ainda na fase de tratamento faz uns dez dias que ele ta em um tanque, vo esperar o tronco afundar para por no aquario.

 

Ao que apenas tirarou e colocara para secar e em seguida no aqua: o tronco não opodreceu ou deu fungo não??

 

---------------------------------

 

alcaide Postado Há 15 minutos

Eu tnho um tronco de laranjeira no meu aqua que foi assado no forno e em 3 horas estava pronto...

 

Ao rapaz da laranjeira: A sua agua nao ficou ácida ou com os padrões alterados, devido a utilização de uma arvore citrica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.