ajuda nitritos incontroláveis


Recommended Posts

boas companheiros preciso de ajuda em 2 anos é a primeira vez que me acontece é o seguinte, no fim de semana passado limpei o filtro do meu aqua até aqui tudo bem mas na segunda vi um peixe doente e meti o tratamento no aqua todo ,mas na quarta feira achei a água muito turva não sei porquê e troquei cerca de dez por cento da agua ,ontem recebi umas visitas e ao mostrar o meu aqua reparei que os peixes estavam ofegantes,fiz o teste dos nitritos e até me passei estavam no maximo, tornei a fazer outra troca de 10 por cento +/- ,hoje ao chegar a casa tornei a fazer o teste dos nitritos e estavam iguaizinhos ,mais uma troca e desta vez comprei um frasco de nitrivec e meti meio frasco agora á noite fui fazer o teste e novamente os nitritos lá estavam estou em pânico,haverá alguma coisa que eu possa utilizar para baixar os nitritos uma vez que só amanhã vou comprar toxivec uma vez que aqui não nesta loja não há, agora mesmo com esta tourada toda fui encontrar dois alevins perdidos a um canto do aqua ora á um que ainda tem o saco vitelito mas eu sinceramente não sei o que será tenho platys corydoras arco-iris curviceps uns bebados us tetra-buenos aires que poderá ser ,desculpem a extensão do texto mas não sei o que fazer obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me que se foi á vida a colónia de bactérias.Essa água turva parece-me disso mesmo,da colónia morta.Lavaste o quê do filtro e com que água?Esses alevins deve ter sido de alguma platy que abortou com essa mudança brusca nos parâmetros da água.Diz ai o setup que ajuda imenso.Mas agora é todos os dias TPA de 10% até estabilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me que se foi á vida a colónia de bactérias.

 

Acho que te cheira e muito bem... quanto menos mexidas melhor... ve se arranjas Cycle da Nutrafin e uma ajuda para formar nova colonia...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também pensei no mesmo ora bem o meu aqua tem 1.50,40,50, e tenho um filtro externo de 800l/h e um de cascata de 400 l/h e estava a injectar co2 caseiro os peixes que tenho são os acima referidos e dois bótias palhaço um deles com 20 21 cm 3 plecos e duas raposas voadoras estes já tão comigo a dois anos tenho também plantas naturais e umas pedras a um canto desde que tenho aqua só tenho contrlodado o ph na casa dos 7 e os nitritos que nunca me deram chatisses mas eu por acaso lavei as porcelanas devo ter estragado tudo :shocked028: agora em relação aos alevins já tive alguns nascimentos de platys e não eram tão pequenos como este nem tinham saco pelo menos eu nunca vi de qualquer maneira obrigado pela dica mas não se os meus meninos aguentam já só andam ao de cima de água é aborrecido afinal são seres vivos enfim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para remediar um pouco podes adicionar aqueles frascos de bactérias para tentar "atalhar" para a colonização de bactérias.

Nao disseste como é que lavaste o filtro.

Embora andem prai campeões que dizem que metem agua da torneira directamente para o aquario, que fazem TPA's de 50% sem acondicionador. Eu pessoalmente prefiro perder mais 5 minutos e andar descansado do que andar a atalhar e andar sempre de coração nas mãos. Isso tudo para dizer que lavo sempre o filtro com a agua que retiro da TPA's, ou seja agua que saiu do aquario. As bactérias que se encontram no filtro sofrem o mesmo que o resto dos seres vivos do aquario. Ou seja, morrem se as sujeitares a parametros de água muito diferentes.

Se tiveres daqueles filtros externos com varios estágios, nunca laves todos de 1 vez.

- Exemplo de asneira: um membro do forum lavou o filtro com agua a ferver. Passa-se 30 dias a fazer o ciclo para estabelecer uma boa colónia de bactérias e depois mata-se tudo com um passo mal pensado.

- Mais um exemplo de asneira, um membro com o aquario bem populado de peixes resolve trocar de filtro, ou seja o ciclo voltou quase ao dia zero (nao é o dia zero pois muitas das bactérias encontram-se espalhadas tambem no substrato e na água)

 

Desculpem estar a usar os exemplos de alguns membros, nao levem a mal pois acho que pode acontecer a qualquer um. Mas acho que os exemplos maus tambem podem ser usados para ajudar a perceber as coisas.

 

Podem achar estranho, mas decerto nao serei o unico, o maior gosto que eu tenho é de fazer aquelas manutenções diárias/semanais pois é uma oportunidade de disfrutar do aquario sem parecer que estou a "cabular". Cada momento que passo a podar as plantas, alimentar os peixes e a fazer TPA's é uma satisfação para mim. Nao sou aquariofilista para mostrar aos amigos, nem para ganhar dinheiro com a venda de peixes ou plantas. Sou aquariofilista porque me dá gozo.

 

Vou usar uma frase do meu outro hobby mas acho que se aplica aqui também.

Motociclismo: "Aquele que demora mais tempo a chegar ao destino foi o que passou mais tempo a andar de mota"

Cumprimentos e desculpem mais um dos meus testamentos.

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a minha asneira foi ter lavado as ceramicas com água da torneira ainda não tinha pensado nisso basta tirar um regador de água do aqua e lavar o filtro ,eu por acaso costumo trocar a fazer as tpas directamente da torneira á mesma temperatura,mas introduzo logo a seguir condicionador ,anti-cloro ,algumas bactérias e controlo o ph e os nitritos não digo que é correcto mas em 2 anos nunca tive chatisses mas pronto claro agradeço a sinceridade e acho que não é nenhum testamento todos podemos servir de exemplo para o bem ou para o mal de realçar que também só tenho áqua porque gosto muito de animais e nada me dá mais gosto que ve-los com se tivessem no seu habitat obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tambem já fiz a mesma asneira, mas ainda fui a tempo de meter os peixes todos no meu outro aquario.

Também fiquei com a agua toda turva depois de lavar o as ceramicas. Não tem mais nenhum aquario ciclado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a minha asneira foi ter lavado as ceramicas com água da torneira ainda não tinha pensado nisso basta tirar um regador de água do aqua e lavar o filtro ,eu por acaso costumo trocar a fazer as tpas directamente da torneira á mesma temperatura,mas introduzo logo a seguir condicionador ,anti-cloro ,algumas bactérias e controlo o ph e os nitritos não digo que é correcto mas em 2 anos nunca tive chatisses mas pronto claro agradeço a sinceridade e acho que não é nenhum testamento todos podemos servir de exemplo para o bem ou para o mal de realçar que também só tenho áqua porque gosto muito de animais e nada me dá mais gosto que ve-los com se tivessem no seu habitat obrigado

Eu noutro topico do "genero" usei uma analogia um pouco violenta mas que serve para se perceber um bocado.

"Só por eu andar a 200 kms hora nos arredores de uma escola e ainda nao ter matado nenhuma criancinha, nao quer dizer que esteja a agir correctamente"

Como te expliquei, tiro muito prazer da manutenção do meu aquario (54Litros brutos). Sei q é pequeno, mas ao menos conheço cada cm3 dele e tem a medida exacta para disfrutar dele e fazer a manutenção dele como merece sem me sacrificar nem ter de "atalhar".

Estou agora a montar um cubo de 35 cms. já vai em 3 meses e ainda nem tem agua... tal é a lentidão. Deve ser a minha costela alentejana a fazer efeito eheheh.

cumprimentos e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não só tenho este vou ter que ter muita sorte e esperar que salve alguns peixes mas é stressante ao fim de dois anos pimba tou sujeito a ver tudo ir á vida mas amanha vou comprar o nutrafin cycle para ver se isto se compõe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai uns peixes bem "interessantes",nunca pensaste numa casa "decente" para eles?Todos eles crescem mesmo bastante.Esses 40 de largura em breve serão apertados e por sinal são bem "porcalhões",o meu pleco quase com os seus 30cm anda numa fase de só fazer porcaria e mandar-me a mim limpar os vidros :photo:

Para já aconselharia parar imediatamente com o CO2 e se possível acrescentar uma bomba de ar,visto eles andarem ofegantes.Depois TPA de 10% todos os dias,podes optar por deixar em repouso a água durante 36h e depois meter no aquário ou usar qualquer um destes condicionadores Sera Aquatan,Tetra Aquasafe,Stress Coat,Seachem Prime,são bem bons ou então de outra marca.Mas aconselho vivamente é acrescentar bactérias ao filtro,por exemplo Sera Nitrivec agora é o Sera Bio Nitrivec,BIOSTART da AQUAPE,Stress Zyme,são todos boas opções.

Não adianta chorar pelo erro mas sim aprender com ele :photo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem é só isso.. é do tipo muitas vezes vamos atrás do que os outros dizem... contudo não estou a acusar ninguém :)... eu tb já passei por isso e gastei muito dinheiro, e hoje percebo que gastei muito dinheiro desnecessário!

 

Se formos rigorosos não precisamos de quase produtos nenhuns... até o condicionador se torna quase dispensável, se fizermos sempre TPA moderadas, o cloro é quase nulo... e 1x por mes meter condicionador... mas apenas para eliminar acomulação de metais pesados!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso instintivamente parei com o co2 e meti uma cabeça motorizada a mandar oxigénio e a movimentar a água no que diz respeito aos meus grandalhoes já andei a pensar dá-los mas de cada vez que penso em mandar o meu palhaço embora não tenho coragem é muito engraçado e foi dos primeiros peixes que adquiri ainda pequeno hoje tem pra ai 20 e poucos cm é mesmo grande e tem um comportamento espetacular toda a gente cá em casa gosta do bicho enfim como foi dito deu para aprender muita coisa com a asneira que fiz agora é esperar que tudo volte á normalidade, só mais uma questão não desacreditando a opinião dada acima será que aqueles dois alevins que por lá andavam serão platys é que eu nunca vi platys com o saco vitelino, de qualquer maneira obrigado a todos pelas ajudas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como te entendo.Até te digo mais foi por causa do meu pleco e do meu falecido telescópio que fiz o meu aquário de 300L,senão talvez tivesse ficado pelo de 60L (ou talvez não o fizesse tão rápido) mas agora vejo o pleco com alguns 30cm e não sou capaz de o dar,por causa dele já ando a imaginar onde meter um aquário de 1000L.Se gostas tento do bótia porque não fazeres tu um aquário para ele?Compras vidro e fazes o aquário,aproveitas encomendas ao estrangeiro e mandas vir filtro,termostato :) com calma vais lá e ficas com uma casa bem boa para ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro também só dei a minha opinião... não sou a voz da razão...

 

E claro que cada caso é um caso... dai eu apenas expressar uma opinião e não afirmar... pois o que eu faço nos meus aquas sei eu bem... agora os outros se descurarem as TPA já é diferente... dificilmente controlam os niveis Toxicos

 

Agora imagina se fosses dono de uma marca não era preferivel teres 3x produtos para situações diferentes, e facilmente podias ter apenas 1x que fizesse tudo... mantendo claro o controle no mercado sobre a qualidade de outras marcas.

 

?? :)

 

Eu faço TPA directamente da torneira à varios anos.. e nunca notei nada derivado ao cloro... mas faço TPA de 30%... se fizesse de 50% já podia ser diferente

 

cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que se possa fazer sem produtos mas em aquários bastante maturados e com TPAs baixas e não ao inicio como alguns fazem.Mas claro cada aquário é um aquário e tudo varia,desde as TPA's á limpeza do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço TPA directamente da torneira à varios anos.. e nunca notei nada derivado ao cloro...

 

 

Idem!!! :)

 

Tenho é o cuidado de encher muito lentamente para não haver choques térmicos, mas é só isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço TPA directamente da torneira à varios anos.. e nunca notei nada derivado ao cloro... mas faço TPA de 30%... se fizesse de 50% já podia ser diferente

 

Tenho é o cuidado de encher muito lentamente para não haver choques térmicos, mas é só isso!

 

Eu tambem nunca tive problema com os tpa´s... Nesta altura do ano que esta mais frio apenas ligo o esquentador, e nunca tive problema algum... Quer mude 20% ou mesmo 50%, apenas adiciono um pouco de Cycle por precausao... Chegam mesmo a ir para a frente da mangueira curtir a onda...

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Idem!!! :doofywave:

 

Tenho é o cuidado de encher muito lentamente para não haver choques térmicos, mas é só isso!

 

Se tiverem os esquentadores mais recentes com sonda de temperatura na saida dá para regular a temperatura :eusathink:

 

Paulo eu acho que podias experimentar por o cycle de lado... penso que seja bactérias certo.. e tb reduzir um pouco a % das TPA para 30%.

 

abraço

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo eu acho que podias experimentar por o cycle de lado... penso que seja bactérias certo.. e tb reduzir um pouco a % das TPA para 30%.

 

Sim e de bacterias... mas apenas adiciono um pouco em dose reduzida so por precausao... quanto aos tpa´s faço cerca de 25% 1 vez por semana e 1 vez por mes (manutençao geral) de 50% ...

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.