Procedimento correcto?


NeroBaco

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Começei há tempos com a fertilização diária de NPK, ferro da seachem e seachem excel, semanalmente micros da ferropol da JBL.

 

Aqua

33L;

luz PLL 36 W,

CO2 caseiro

 

Fauna: (bem sobrelotado e com peixes adaptados para diferentes parâmetros,n liguem)

3 guppies (mais 30 alevins acabados de nascer)

3 néons

3 tetras nariz de fogo (ou de bêbado, n sei bem se é =)

1 colisa

2 corys albinos

3 CAE

 

Flora:

Higrophylas, tenho dois tipos mas não sei bem como se chamam

Rotala green

Cabombas

Anubia

Valisnéria

 

Agora o que interessa:

 

Tenho feito medições e fertilizações diárias e eis o que sucede:

 

A não ser após às TPAs, os Nitratos encontram-se sempre com valores altos, 25 ppm, fosfatos um pouco baixos (comparando com o valor de nitratos), 1.7, 1.8 ppm, também não é fácil medir mais porque a escala de cores termina aqui!!...potássio não tenho maneira de medir

 

Fertilizações que tenho feito, com o objectivo de chegar ao ratio de 0.1P:1N:10K:

Nitrato: 0 adicionado

Fosfatos: 5ppm, tentando alcançar os 2,5 ppm

Potássio: 30 ppm por dia. o ratio fica por alcançar :naughty: será suficiente?

 

Dada a sobrelotação do aqua percebem-se os nitratos (julgo eu), os fosfatos estando baixos irá haver um desequilíbrio nos macros e portanto algas, o Potássio não estando nas quantidades ideais não permite o ideal consumo de nitratos...é isto que se passa?

 

Agora as ajudas aclamadas:

potássio aumento? (um dia destes acaba-se o KCL caseiro ;) )

fosfatos:objectivo 2.5ppm?e como medir se a escala só chega aos 1.8?complicado...

 

Valisnérias listadas de preto e muitas plantas com crescimento de folhas novas enrugadas, e algumas tranparentes?aumento os micros para 2 x´s por semana?

 

Isto primeiro que se atinja um equilíbrio do aqua... :snipersmile:

Cumps e desculpem o testamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1.7, 1.8 ppm, também não é fácil medir mais porque a escala de cores termina aqui!!...

 

Se o teste de fosfatos for da SERA tem lá a explicar que se adicionares 5 ml de água destilada e 5 de água do aquário terás metade do valor final ou seja: se te dava por exemplo 2.0 mg/l com metade de água destilada e outra metade do aquário passarás a ter a cor de 1 mg/l mas lês como 2 mg/l. se mesmo assim não chegar podes por por exemplo 8 ml de destilada e 2ml do aquário. Tá la tudo explicado no teste, isto se for da sera! Se for de outra marca acho que também funciona da mesma maneira, em todo o caso outros que se pernunciem!!!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teste de fosfatos for da SERA tem lá a explicar que se adicionares 5 ml de água destilada e 5 de água do aquário terás metade do valor final ou seja: se te dava por exemplo 2.0 mg/l com metade de água destilada e outra metade do aquário passarás a ter a cor de 1 mg/l mas lês como 2 mg/l. se mesmo assim não chegar podes por por exemplo 8 ml de destilada e 2ml do aquário. Tá la tudo explicado no teste, isto se for da sera! Se for de outra marca acho que também funciona da mesma maneira, em todo o caso outros que se pernunciem!!!

 

 

Obrigado pela dica! O teste é da JBL, não sei se tem esse pormenor explicado, no entanto é uma questão de experimentar e ver...quando ao procedimento da fertilização, estou no bom caminho ou estou a fertilizar incorrectamente?

 

Cumprimentos :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica! O teste é da JBL, não sei se tem esse pormenor explicado, no entanto é uma questão de experimentar e ver...quando ao procedimento da fertilização, estou no bom caminho ou estou a fertilizar incorrectamente?

 

Cumprimentos ;)

...isso deixo para outros mais entendidos....

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais