co2 quimico


Recommended Posts

ois

Andava a "passear" pela net e encontrei algo de interessante, só que como não estava bem esplicado lembrei-me de perguntar se aqui alguem já tinha feito algo parecido. Todos nós já ouvimos falar de co2 caseiro, este tambem é caseiro, só que é quimico, ou seja:

em vez de usarmos o nosso amigo fermento, açucar e bicabornato de sódio, usamos agua misturada com bicabornato de sódio e depois deixamos pingar sobre esta mistura um substancia acida tipo vinagre ou outro ácido, o efeito seria tipo do ENO, o gás libertado CO2.

 

Agora vêm as perguntas

:lol: já alguem experimentou isto?

:lol: será melhor que o CO2 que usamos?

:lol: Terá a mesma duração e "força"?

 

Bem questão levantada, fico á espera das vossas respostas e ideias e, se alguem já experimentou se poder explicar como fez.

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será melhor que o CO2 que usamos?  

Terá a mesma duração e "força"?  

 

É CO2, portanto, a mesma coisa.

Quanto à duração, depende da quantidade dos químicos que usares.

 

:lol:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Muito interessante sim senhora. Mas agora até que ponto será melhor que o dito CO2 caseiro, produzido por bactérias, não sei. Vamos por passos:

já alguem experimentou isto?
- Eu nunca experimentei nada assim, tou muito contente com o sistema "normal" :lol:
será melhor que o CO2 que usamos?

- Não sei o que queres perguntar com isto... Plo que entendi, perguntas se os gases libertados em ambos os casos, serão diferentes e se haverá algum que seja melhor... Se assim for, então, a meu ver, não tens que te preocupar com isso. Ambos os gases são totalmente idênticos: CO2 e mais "nada".

Terá a mesma duração e "força"?

- A mesma duração não tem de certeza. Isto utilizando iguais massas/quantidades de fermento e ácido e bicarbonato. As bactérias desde que tenham açúcar continuam a produzir CO2 "sempre" ao mesmo ritmo. Agora uma reacção puramente química, ainda para mais uma ácido-base (que são das mais rápidas de se dar), mal se atinja o equilíbrio mais nenhum CO2 é libertado. No ínicio terás uma grande quantidade de CO2, que não consegues controlar tão bem quanto as bactérias, que se esgotará rapidamente, pelo menos é a análise que eu faço.

Resumindo e concluindo, as bactérias são melhores (pelo menos é a minha opinião) por serem mais baratas, mais simples de utilizar, e fornecerem CO2 a um ritmo "constante". O CO2 "químico" no início torna-se bom, mas esgota-se rapidamente. Mas como é óbvio, tem tudo a ver com as quantidades que usamos.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Cumps. Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 caseiro, produzido por bactérias

 

Utilizamos leveduras, ou seja, fungos e não bactérias.

 

:lol:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu pergunto se seria melhor, queria perguntar se duraria mais, mais facil de controlar a injecção...

 

Eu já li sobre esse método num site inglês e o problema que se colocava nesse site era precisamente a dificuldade em controlar o fluxo de vinagre para obter uma produção constante de CO2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Já andei a fazer umas experiências com esse sistema, que devido a alguma falta de tempo não cheguei a levar até onde gostava.

 

Apenas gostaria de chamar a atenção que é necessário tomar bastante cuidado com essa fórmula de geração de CO2 através do vinagre, pois gera CO2 por violenta reacção directa, de uma forma muito mais curta e intensa que o processo da levedura.

Ou o bicarbonato e o vinagre são adicionados um ao outro de uma forma muito lenta e gradual, ou será necessário dispor de uma garrafa capaz de suportar uma pressão muito elevada e com volume razoável para armazenar o gás produzido.

Posso afirmar que nas tais experiências que fiz, com pequenas quantidades (para um pouco menos de meio litro de mistura, através de um processo de mistura rápida e total dos produtos) cheguei a ler no manómetro que instalei, perto de 10 bar de pressão cheers no interior de uma garrafa metálica! Só que a quantidade de gás armazenada era pequena, dava para pouco tempo. A garrafa tinha apenas um litro de capacidade e ao contrário do método de fermento, o processo de geração de CO2 não tinha continuidade, terminava praticamente após o boom inicial. :D Cheguei à conclusão que teria de arranjar outras formas de ir adicionando os reagentes ou então conseguir uma garrafa maior, coisa em que não estava interessado pois queria um sistema que fosse reduzido em termos de espaço ocupado. Continuo por isso a usar o vulgar método de fermentação.

 

Espero que estes resultados te ajudem e que tenhas cuidado caso te aventures a pesquisar mais. Se assim for não te esqueças de ir informando das novidades. 8)

 

Cumps

 

Carlos Silva

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação:  

CO2 caseiro, produzido por bactérias  

 

 

Utilizamos leveduras, ou seja, fungos e não bactérias.

 

As minhas desculpas... Nunca tive biologia :wink:

 

Fiquem bem.

 

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.