Os meus ancistrus


José Garcia

Recommended Posts

  • 3 meses depois...

podes-me dizer o nome desse ancistrus e informaçoes sobre ele?e que tenho 1 igual e as informaçoes que me deram na loja era que nao crescia muito...quero so confirmar, andei a presquiar nos loricarideos aqui no forum e so neste topico e que encontrei uns iguais ao meu ancistrus. :computer003:

 

agradeço desde ja a quem me responder! :sign_welcome:

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes que se fala muito sem saber.

 

no momento mantenho um macho adulto e uma femea juvenil. eles ignoram-se. O objectivo era inverso... também tenho um rubbernose pleco, que é parecido com os ancistrus, e também ignoram-se.

 

os ancistrus são Ancistrus cf. cirrhosus, em adultos eles perdem essa coloração e tornam-se acastanhados. Eles crescem como é obvio bem mais que na imagem, mas não crescem tanto como os plecos. O que não significa que não cresçam, ficam do tamanho de uma mão de pessoa adulta.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes-me dizer o nome desse ancistrus e informaçoes sobre ele?e que tenho 1 igual e as informaçoes que me deram na loja era que nao crescia muito...quero so confirmar, andei a presquiar nos loricarideos aqui no forum e so neste topico e que encontrei uns iguais ao meu ancistrus. :P

 

agradeço desde ja a quem me responder! :)

 

São Ancistrus cf. cirrhosus, com coloração juvenil, eu tenho um cardume de 5 cá em casa ainda não sexados... quando adultos os machos tornam-se territoriais, mas são suficientemente gregários para num aquário grande poderem viver em comunidade, desde que tenham um tronco (complemento alimentar) e uma gruta (esconderijo, reprodução) e desde que as fontes de alimento sejam também suficientemente dispersas (os meus já não gostam muito de afocinhar todos na mesma folha de alface, ou pedaço de pera, e têm à volta de 3/4 cm), e pelo menos uma por peixe (por exemplo, uma rodela de courgette por adulto, etc...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois li esse pormenor para reduzir possiveis tensoes, eu uso pedras e funciona na mesma. Eu já vi também vários machos jovens adultos num aquario, sem problemas, ficavam a rodear o tronco. Coisa mais espetacular.

 

A minha juvenil jestá a deixar esta coloração preta, e já está a acastanhar... tem o tamanho de um dedo humano.

 

se bem que eles, em adulto, mudem de coloração de vez em quando. Na minha ideia é camuflagem. penso que a marca mais característica está na ponta da cauda, pois a coloração varia no próprio peixe.

 

a decoração (troncos e pedras) é importante para poder apreciar o peixe, pois circulam mais por lá que nos vidros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas!voces sao os maiores! :thumbup3:

ja agora posso meter qualquer tipo de tronco?a excepto pinheiro e eucalipto, pelo que houvi dizer.sao so estes que nao se pode meter ou ha mais alguns?quais os seus efeitos na agua?

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes por videira, carvalho e aqueles comerciais... ha umas outras madeiras, mas não muitas. algumas madeiras apodrecem dentro da água, alem do problema dessas como o eucalipto.

 

em termos de DIY penso que a videira é a melhor e mais versatil, mas pode ser que arranges um bom ramo de carvalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas!voces sao os maiores! :unsure:

ja agora posso meter qualquer tipo de tronco?a excepto pinheiro e eucalipto, pelo que houvi dizer.sao so estes que nao se pode meter ou ha mais alguns?quais os seus efeitos na agua?

 

 

Existem uma série de troncos apropriados e já preparados para uso num aquário, e são inclusive benéficos à dieta dos Ancistrus spp., contudo se preferires podes sempre utilizar como referes:

 

- a videira como disse o quo (geralmente as raízes pois esteticamente são bastante apelativas);

- oliveira também faz uns troncos giros (este já testei);

- carvalho (tem um teor elevado em taninos, o que pode ser mau pois tinge a água durante muito tempo, mas pelo contrário é apreciado pelas espécies das chamadas águas negras)

- de uma forma geral as podas das árvores de fruto, (já testei alpercegueiro) , embora com diferentes formas de tronco, nem sempre as mais apelativas

 

Tens é que ter o cuidado de os tratar até que a água não saia amarelada/acastanhada...

 

ou tens os comerciais, a preços muito variados dependendo da variedade, e muitas vezes da forma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais