Recommended Posts

Publicado

Comecei agora com um novo aqua, coisa que desde a infância tinha esquecido (ao que os filhos obrigam...)

Aqua de 80x35x40 76 L filtro interno (Ceramica, substrato, esponja,lã), bomba 400 L/h Aquecedor 100W, 1 lampada (50 w??).

Fundo areão silica 2-4 mm + Substrato p/plantas.

Já plantado (vallisneria, anubias,Elodea,Hygrophila, Ceratopteris, +2 ??) cerca de 15 plantas total.

Neste momento montado e a ciclar (3 semanas a aturas os diabinhos que querem um peixe...).

Gostaria de ter Colisas lalia (fiquei deliciado com as que vi na loja). Alguém me pode indincar se são dificeis para o inicio?

Posso ter mais de um casal? Quais os peixes que recomendam como companheiros e se devo evitar alguma especie.

Agradecia a ajuda

Dare Devil

Publicado:

Dare Devil

O que encontrei sobre a Colisa lalia é que exige um ph perto de 6.8, fora isso deixo aqui um excerto:

" As Colisas devem ser mantidas em casal e para evitar pequenas brigas entre machos, só deve colocar mais que um casal em aquários grandes. A sua reprodução não é difícil, requer um pouco de paciência e nem sempre se consegue à primeira. No entanto pode-se seguir as seguintes instruções: tanto o macho como a fêmea devem de ter perto de um ano, deve-se usar um pequeno aquário (~50cm de comprimento), com 15 a 20 cm de altura de água, DENSAMENTE plantado, com água envelhecida e um sistema de filtragem que não mexa muito com a água e principalmente não absorva o ninho construído. As condições da água devem de ser iguais ao do aquário original, no entanto deve-se aumentar a temperatura para cerca dos 29º ou 30º. Após a introdução do casal no aquário, alimentar com comida viva ou tubifex. O macho iniciará a construção do ninho de bolhas na superficie da agua, por esta razão deve-se ter em atenção o sistema de filtragem! Não vá este aspirar o ninho nem movê-lo com as correntes geradas. Após a verificação e aprovação do ninho por parte da fêmea, o macho obriga-a a libertar os pequenos ovos, enroscando-se totalmente na fêmea. Após a fecundação convém retirar a fêmea do aquário, pois o macho tornar-se-á bastante agressivo em defesa do ninho. Dentro de dois ou três dias as pequenos Colisas nascerão. "

Boa sorte com as colisas

Santo António

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Publicado:

Boas Dare devil !!!!

Pelo que entendi está mesmo só interessado em manter e não fazer criação certo ?!! Se é assim pode coloca los num aqua comunitário sem qualquer tipo de problemas, mas tendo em atenção ( como já foi referido) que se deve colocar apenas um casal, para evitar lutas !!!!

Concordo consigo as colisa, são peixes extremamente bonitos e com um temperamento excelente para quem está a reiniciar se no hobby :shock: !!!

No entanto aconcelho o a pesquisar um pouco na net, informação a cerca desta espécie, acerca dos parametros da água em que deve ser mantida etc , porque apesar de ser compativel em termos de comportamento com praticamente todas as espécies, é incompativel em termos de parametros da água, etc. !!!

Boa sorte para o novo aqua!!!

Abraços

Fiquem bem