algas em todo lado


helderfilipegarrido

Recommended Posts

Boas, gostava que alguém me explicasse o porquê de tantas algas castanhas agarradas as plantas e musgo no meu aquario.

Fiz o teste de fosfatos e deu 2mg/l e nitratos deu - de 0,5mg/l, e o PH ta a 7, GH 7, KH 3, iluminação 12 h dia, segundo o teste os fosfatos tão altos o que fazer pa baixar?

Faço tpas de 25% semanalmente, e tenho CO2 de botija tb 12h dia

Editado por helderfilipegarrido
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostava que alguém me explicasse o porquê de tantas algas castanhas agarradas as plantas e musgo no meu aquario.

Fiz o teste de fosfatos e deu 2mg/l e nitratos deu - de 0,5mg/l, e o PH ta a 7, GH 7, KH 3, iluminação 12 h dia, segundo o teste os fosfatos tão altos o que fazer pa baixar?

Faço tpas de 25% semanalmente, e tenho CO2 de botija tb 12h dia

 

Tipo os fosfatos tão altos e os nitratos baixos daí algumas algas, e também tens um foto periodo muito alargado, encorta isso para 7-8h/dia chega perfeitamente...

 

Para baixar os fosfatos faz mais TPA's... Aumenta os nitratos também...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Faltam alguns dados, tipo à quanto tempo tens o aquario montado. Se tens muitos peixes, etc

Para um aquario bem plantado a relação de NO3/PO4 deve ser de 1/10. Por ex. 10 ppm NO3=1ppm de PO4

O tempo de CO2 deve corresponder ao tempo de iluminação.

A qualidade de iluminação tambem interfere com o aparecimento de algas. Se as plantas nao crescem, nao consomem os nutrientes...entao aparecem as algas.

Devias fazer uma pesquisa nó forum dentro da área das plantas. tens vários topicos onde explicam passo a passo esta conversa toda das necessidades das plantas aquaticas e como manter o equilibrio.

Cumprimentos e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Faltam alguns dados, tipo à quanto tempo tens o aquario montado. Se tens muitos peixes, etc

Para um aquario bem plantado a relação de NO3/PO4 deve ser de 1/10. Por ex. 10 ppm NO3=1ppm de PO4

O tempo de CO2 deve corresponder ao tempo de iluminação.

A qualidade de iluminação tambem interfere com o aparecimento de algas. Se as plantas nao crescem, nao consomem os nutrientes...entao aparecem as algas.

Devias fazer uma pesquisa nó forum dentro da área das plantas. tens vários topicos onde explicam passo a passo esta conversa toda das necessidades das plantas aquaticas e como manter o equilibrio.

Cumprimentos e boa sorte.

 

boas, então explica-me uma coisa o que queres dizer com qualidade de iluminação, 1 watt por litro? se for isso não, tenho talvez metade o aquário tem 670 litros e ta cheio de plantas e já tem 4/5 anos,as algas não me deixam o musgo respirar estraga-me tudo.... e o tempo de iluminação tb achas que devia reduzir para 8h?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maldita "regra" de 1w / l não se aplica em nenhum aquário muito menos nos aquários de maiores volumes.

 

Os lumens e os espectros e tempo de duração das lâmpadas são muito importantes versus a quantidade de massa vegetal numa determinada área.

 

O tempo de iluminação eu reduzia, mas de forma gradual, hoje meia hora, amanhã mais meia hora etc etc até ficar entre as 8 - 9 horas diárias sempre constantes (no mesmo horário).

 

Algas castanhas devem ser Brown Algae (Diatoms)

 

Uma das causas poderá ser a velhice das lâmpadas. Podes ver mais informações aqui -> guitarfish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário tinha substrato fertil?

 

Se tinha...já não tem. Já gastou

 

Podes meter pastilhas enterradas no areão.

 

Fertilizar na coluna de água.

 

 

E como foi dito, a velhice das lampadas.... claro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais