Discus doentes


phrade

Recommended Posts

Ola pessoal,

 

venho pedir a vossa ajuda e opiniões,

 

tenho 3 discus doentes, apresentam alguns sintomas que me deixam preocupado eles estão escuros, tem um muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas, as guelras brancas, olhos opacos, as barbatanas juntas ao corpo, deixo uma fotos para poderem ver melhor,

 

mg7542wh3.jpg

 

mg7543kt4.jpg

 

os 3 discus apresentavam estes sintomas, mas 2 deles já estão melhores, ate a 2 dias a traz não vi nenhum deles comer, mas hoje os 2 que já acho melhor já comeram,

 

a única alteração que notei foi há 5 dias um quebra de temperatura devido a um dos termostatos ter pifado, a temperatura baixou ate aos 22º, agora encontra-se nos 27º.

 

ontem comecei um tratamento com flagyl, esse da foto não tem apresentado melhoras nenhumas,

 

se alguém poder dar alguma ajuda agradecia.

 

cumprimentos

Editado por phrade

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha já fizeste a medição dos parametros da agua para ver se há algum problema?!? Poe os parametros aqui para que o pessoal mais experiente tenha mais informações para fazer um diagnostico corrento e te ajudar. Boa sorte ...

 

Desculpa não pe poder aconselhar mas tenho medo de dizer algum disparate quando há verdadeiros experts aqui no forum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal,

 

venho pedir a vossa ajuda e opiniões,

 

tenho 3 discus doentes, apresentam alguns sintomas que me deixam preocupado eles estão escuros, tem um muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas, as guelras brancas, olhos opacos, as barbatanas juntas ao corpo, deixo uma fotos para poderem ver melhor,

 

mg7542wh3.jpg

 

mg7543kt4.jpg

 

os 3 discus apresentavam estes sintomas, mas 2 deles já estão melhores, ate a 2 dias a traz não vi nenhum deles comer, mas hoje os 2 que já acho melhor já comeram,

 

a única alteração que notei foi há 5 dias um quebra de temperatura devido a um dos termostatos ter pifado, a temperatura baixou ate aos 22º, agora encontra-se nos 27º.

 

ontem comecei um tratamento com flagyl, esse da foto não tem apresentado melhoras nenhumas,

 

se alguém poder dar alguma ajuda agradecia.

 

cumprimentos

Boas

Tive um problema semelhante à umas semanas devido a uma TPA rápida e a uma queda de pH. Comecei com esha2000 e TPA's diárias de 15% isto durante a 1ª semana, mas só consegui melhoras significativas com sera omnipur com boa oxigenação e TPA's diárias de 15% com reposição de medicamento em relação à água retirada. Pambém adicionei sempre flagyl na comida. Para os discus mais afectados acabei por fazer um banho com permanganato de potássio durante 2h na concentração de 2 mg/L, mas tens que ter muito cuidado com quantidades e vigiar os discus durante o tratamento. Se depois da adição do PP a água mudar de violeta para castanho é porque o PP foi oxidado pela materia organica e fica inativo logo tens de aplicar nova dose, mas sempre com p+recaução. Espero ter ajudado. Alguam duvida contacta.

 

Rui Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que mania que o pessoal tem de espetar logo com o flagyl nos discus.... :) Permanganato de potássio ou sera backtopur servem para o efeito.FLAGYL é para parasitas intestinais..... :thumbup3:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que mania que o pessoal tem de espetar logo com o flagyl nos discus.... :) Permanganato de potássio ou sera backtopur servem para o efeito.FLAGYL é para parasitas intestinais..... :thumbup3:

comecei a fazer o tratamento com flagyl porque não os vi comer e como não fazia nenhuma desparasitação há algum tempo fiz agora, alem disso agora não tenho mais nenhum medicamento.

 

tive a fazer os teste agora,

 

Temperatura 26º

PH 6.8

NH4 0.2mg/l

NO3 10mg/l

NO2 (não deu para fazer, fiquei sem liquido)

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aumentar a temperatura para 28/29ºC, aumentar a oxigenação, fazer varias tpas para diminuir a amónia e banhos de PP parece-me o ideal.Talvez adicionar também um pouco de sal, 1 colher de chá para 50 litros.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aumentar a temperatura para 28/29ºC, aumentar a oxigenação, fazer varias tpas para diminuir a amónia e banhos de PP parece-me o ideal.Talvez adicionar também um pouco de sal, 1 colher de chá para 50 litros.

 

 

Em relação ao sal só chamo a atenção que se tiveres plecos é melhor não tentares já que os plecos podem morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao sal só chamo a atenção que se tiveres plecos é melhor não tentares já que os plecos podem morrer.

 

Boas

 

Os plecos? Os meus sempre aguentaram com sal.Não está a confundir com corydoras?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sal não vou colocar pois tenho corydoras dentro do aquário.

 

já aumentei a temperatura e logo vou dar um banho de PP, já agora qual a dosagem que aconselham ? 2mg/l ?

 

o PP que tenho é em pó, utilizo no meu trabalho para oxidar o Manganes existente na agua.

 

cumps

Editado por phrade

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os plecos? Os meus sempre aguentaram com sal.Não está a confundir com corydoras?

 

Não, alías o problema é o mesmo: o sal aumenta a pressão osmótica dentro das células fazendo com que a água saía. Alguns peixes conseguem controlar bem a pressão osmótica mas os plecos (todos os peixes-gato) e as corrydoras não, pelo que o uso de sal em aquarios que tenham peixes destes é perigoso.

 

Obviamente tudo depende da quantidade se sal que tiveram que suportar mas acredita que não lhes fizeste bem nenhum.

 

Leia-se que também eu já coloquei sal no meu aqua e não tive problemas porque graças a deus foi numa proporção tão mínima que nada aconteceu, provavelmente o mesmo se passou contigo.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

o discu da foto não aguentou e morreu, os outros 2 estão bem melhores apesar de ainda terem algumas manchas no corpo, mas estão a comer muito bem.

 

agora é ver se recuperam.

 

obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais