neons timidos/parados


arknot

Recommended Posts

Olá, como tenho no perfil, tenho um aquario de 60L onde tenho 5 neons, 1 betta macho, 1 colisa laila, 2 plattys femea.

 

No aquario tenho alguns locais onde os peixes se podem abrigar da luz, caso queiram, mas o problema é que um dos neons está sempre escondido, só saindo para comer.

Os outros 4 neons andam sempre no fundo do aquario, nunca subindo nem sequer até meio.

Quando é para comer, eles só comem o que começa a descer e nunca mas nunca sobem para ir comer os flocos que estão à borda da água.

 

O que será que se passa com eles para andarem sempre assim tão parados? O ph é de 7 +/-.

Será que preciso de arranjar mais 5 para fazer um cardume maior?

 

Já li muitos topicos sobre neons mas nunca encontrei nada que me indicasse a resposta :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

temp 25º

 

então quer dizer que se meter mais uns 5 eles ficam mais exploradores, viajando então por todo o aquario e ganhando mais confiança?

 

Já agora, enquanto não ganham, devo colocar alguns flocos já molhados para descerem mais para os neons comerem enquanto não sobem e aprendem a comer ao cimo da agua, ou espero que aprendam a vir comer como os outros peixes? É que não posso colocar muita comida à tona da agua porque senão os platys comem aquilo tudo...

 

Obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te dizer por exepriência propria que os meus neon's só veem ao cimo da água comer quando é larva de mosquito, porque eles são doidos por isso, de resto passam o tempo no fundo, a maioria das vezes a jogar "á apanhada" uns com os outros no meio do plantado. Se for outro tipo de comida eles ficam á espera que a mesma chegue a meio do aquário para a "atacarem"! Neste momento tenho um cardume de 10! Deverias fazer o mesmo! :huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem assim maxxedison, já tive muitos neons em aquários diferentes, plantados e sem ser plantados e os neons são normalmente os primeiros a dar o alarme de que á comida no aquário, tal como a restante família Tetra, parecem “balas” a vir comer ao cimo.

 

Arknot perguntei-te a temperatura porque aqui á tempos tive o mesmo problema, vim a descobrir que o termóstato tinha avariado e depois de a temperatura voltar ao normal, também eles voltaram á normalidade, mas este não é o teu caso, contudo acho que podes ter alguma deficiência no aquário, testes á agua, já fizeste?

 

 

Cumprimentos.

 

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu só faço testes de ph e de amonia e tá td normal.

Que tipo de testes falas? É que já tive um aquario mais pequeno, onde só tinha tres neons, e eles iam comer ao cimo da agua, estes não gostam de nadar para cima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba não se ensina os peixes a comer, eles aprendem isso sozinhos :D , se não o fazem como deveriam, então é porque algo está mal, será que estão assustados por estarem em número inferior ao que deviam? É uma hipótese, mas eu já fiquei uma vez só com 2 neons num aquário e eles comiam na mesma.

 

Há quanto tempo os tens? Pode ser um problema de ambientação?

Quanto aos testes e á temperatura se dizes que está tudo certo, não será por aí.

 

Cumprimentos.

 

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dois dos neons já os tenho comigo à 4 meses, e os 3 novos que já estão no aquario à 3 semanas.

 

Se calhar ainda é pouco tempo ou então querem mesmo mais companhia... É que eles estão bem de saude, as listas deles tem boa cor.

Quando houver mais neons na loja vou-lhes arranjar mais 5 amigos, para ver se faço um grupo de 10 então e a ver se os gajos ficam mais confiantes.

 

Achas que é o melhor a fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim calharam-te neons “mariquinhas” :D, faz um cardume de 10 que eles ficam mais seguros, não sei se sabes mas os neons têm habitualmente um “batedor” (é o gajo que vai á frente ver o que se passa), como não estão a funcionar como cardume, ficam á nora, penso eu.

 

Cumprimentos.

 

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem assim maxxedison, já tive muitos neons em aquários diferentes, plantados e sem ser plantados e os neons são normalmente os primeiros a dar o alarme de que á comida no aquário, tal como a restante família Tetra, parecem “balas” a vir comer ao cimo.

 

Arknot perguntei-te a temperatura porque aqui á tempos tive o mesmo problema, vim a descobrir que o termóstato tinha avariado e depois de a temperatura voltar ao normal, também eles voltaram á normalidade, mas este não é o teu caso, contudo acho que podes ter alguma deficiência no aquário, testes á agua, já fizeste?

 

 

Cumprimentos.

 

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

Tens toda a razão João, quando dizes que são vorazes e muitas vezes os primeiros a alimentarem-se, mas no meu caso em particular, depende da alimentação, se for larva de mosquito, não há ninguém que chegue primeiro á comida que eles, mas por exemplo tenho tubifex e só depois de se desfazer na água, os primeiros são as cory's depois o betta e os bocados que se vão soltando e vão para meio do aquário é que eles se lançam com toda a sua velocidade. Atenção que é a primeira vez que tenho tetra neon e adoro ver o jogo da "apanhada" entre eles, mas como disse é a minha primeira experiência com neons e especialmente com a familia Tetra!

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 10 num aquário de 60L, acompanhados por 1 betta, 4 cory's e alguns caracois penso que 4 neritinas (nectarinas como diz a minha mulher :tapfoot: ) e mais uns quantos que vem com as plantas! AH! E um camarão da madeira...já me ia esquecendo do desgraçado! ;)

Um abraço, qualquer coisa diz, somos da mesma zona! :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado =)

 

Vou tambem meter os 10 neons a ver se espevitam, pq senão não tem piada nenhuma... parecem peixes de fundo

 

 

 

 

Pode ser por varios motivos:

 

1-Temperatura

 

2-O Betta pode estar assustando seus neons

 

3-Poucos neons acrecente mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

a temperatura de 25º é muito alta para os neons?

 

o meu betta gosta mais de dormir que andar a chatear os peixes... só as vezes a colisa é que se mete com ele e leva umas dentaditas nas barbatanas, mas nada de mais

 

na loja onde costumo comprar os peixes de momento não tem neons e não sabem quando vão ter. talvez no sabado, espero mesmo que com 10 neons eles já se mexam mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

dos caracideos mais utilizados por nós os mais calmos são mesmo os neons, não estranhes se eles não correrem pelo aquario.

os mais activos são os tetras negros, esses sim correm o aqua de uma ponta a outra.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

dos caracideos mais utilizados por nós os mais calmos são mesmo os neons, não estranhes se eles não correrem pelo aquario.

os mais activos são os tetras negros, esses sim correm o aqua de uma ponta a outra.

Podem não ser dos mais enérgicos, mas quando em cardume até que têm as suas “brincadeiras”, agora a dúvida do arknot não é essa, a preocupação dele é não virem comer ao cimo e aí também acho estranho pois nunca tive que chamar os neons para virem comer.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem não ser dos mais enérgicos, mas quando em cardume até que têm as suas “brincadeiras”, agora a dúvida do arknot não é essa, a preocupação dele é não virem comer ao cimo e aí também acho estranho pois nunca tive que chamar os neons para virem comer.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

tens razão :thumbup3: sorry os meus assim que chego perto com a embalagem da comida so falta saltarem fora de agua, a unica difença é que tenho o ph a 6.8.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno M. Lopes:

se calhar a diferença alem do PH tambem deve ser a quantidade de neons.

 

qual o melhor? arranjar os neons todos da mesma especie ou misturar neon tetra com neon negro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pequenos cardumes sentem-se melhor apartir de 8 elementos no minimo, e 1 ou 2 tetra imperadores tambem podem ajudar na formaçao de um cardume.

 

eu neste momento tenho 11 neons chinês e 2 imperadores, há dias em que os imperadores lideram a frente fazendo o cardume o seguir para traz e para a frente, como tens outros dias em que eles estao mal despostos e perseguem o cardume ;)

 

qualquer das duas maneira , fazem-nos andar todos juntos e activos para traz e para a frente hehehe biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola,

 

Eu tenho 6 neos negros e 6 neons rosa (em tempos 10 de cada) e também tenho verificado que andam muito parados, principalmente os rosa. O batedor dos neon rosa que dantes andava sempre a comandar o cardume agora fica sempre junto ao areão debaixo das plantas juntamente com os restantes neons. Apenas quando a luz do aquário se apaga é que eles ganham alguma vivacidade, o que dá a entender que se sentem encomodados com a luz (coisa que dantes não acontecia).

 

Quanto a comerem é a mesma coisa que referiram. Com a luz acessa não os vejo a vir à superfície, esperam que a comida caia. Com a luz do aquário apagada e apenas a luz do quarto ligada é que eles buscam a comida à superfície e começam a passear pelo aquário mas de maneira independente, cada um para seu sitio.

 

Já agora a iluminação do meu aquário é constituida por duas lampadas 2x40W.

Editado por xaps
Link to comment
Partilhar nas redes sociais