O outro lado dos Reefs...


Recommended Posts

Olá,

 

Decidi criar este tópico para partilhar convosco alguns aquários que tenho seguido desde que me interessei pelos aquários de água salgada.

Depois de ver muitas montagens, a maior parte em fotos, e com alguma ( senão toda) influência dos aquários plantados, acabei por desenvolver um gosto particular que me guiou e inspirou na maneira como hoje vejo os aquários de recife.

 

Cada vez mais é possível verem-se e seguirem-se montagens de outros aquariofilistas que têm como filosofia a sintonia entre o bom gosto, a simplicidade, o moderno, o rigor das metodologias usadas e a beleza dos animais, conseguindo juntar tudo isso numa caixa de vidro, para seu próprio prazer e para o prazer de terceiros. Esta é também a filosofia que pretendo seguir e por isso, deixo-vos algumas montagens que acho merecerem igualmente a vossa apreciação.

 

 

Começo com o aquário de Iwan Laesser, um Austríaco que inspirou muitos em 2004 ao mostrar o seu belo aquário 100% iluminado por T5s.

 

Algum Setup do aquário:

 

Aquário de 840L

 

Iluminação:

2x54 Watt ATI Aquablue Special

2x54 Watt ATI Blue Plus

4x80 Watt ATI Aquablue Special

4x80 Watt ATI Blue Plus

 

Cálcio, Magnésio e Durezas:

Método de Balling

 

Método Probiótico:

Produtos Zeovit, Prodibio

 

Montagem de 2006

 

DSC04316.jpg

 

Mudança de layout em 2008

 

DSC05174.jpg

 

DSC05157.jpg

 

DSC05181.jpg

 

 

Para além das técnicas de hardscape usadas, este aquário agrada-me por ser um aquário praticamente exclusivo de SPS, com cores fabulosas, apesar da quantidade de peixes. Eu diria que isto é um verdadeiro desafio. Esta foi uma das primeiras montagens que vi na Net e foi o que me fez virar o gosto para os corais duros, principalmente SPS. Só mais tarde é que comecei a perceber que métodos eram os usados para suprimir as necessidades dos corais e como era possível atingir aquelas cores com tanta carga orgânica a ser excretada pelos peixes. Foi, sem dúvida, este aquário que me influenciou para o uso de T5s.

 

Mais montagens virão...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Excelente tópico e fabuloso primeiro exemplo!

Ainda possuo imensas dúvidas em relação a quais os corais a adquirir e qual o seu posicionamento e ver este tipo de exemplos é extremamente inspirador!

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, hà uns tempos atrás por carolice e também com algumas coisas que tenho vindo a aprender aqui no curso, falei com o Pedro Borges sobre as zooxanthelas simbióticas dos corais.

 

A meio da conversa falámos do método zeovit, é algo estranho, onde tu com um composto de Cobre matas grande parte das Zooxanthelas. Assim sendo, este exemplo só com T5 é um pouco "enganador" uma vez que as cores são "puxadas" não tanto pela iluminação, mas sim pelo método usado pela pessoa que o mantém. Resumindo, um coral "sobrevive" em vez de "viver". Anti-Natural? eu consideraria-o... Bons resultados? Se bem usado, claro que sim, e vê-se! Em termos de crescimento, é MUITO mais lento que o "tradicional".

 

Um dia, se for-me possível (economicamente) gostava de experimenta este método (que é muito caro...)

 

Na minha opinião, em 2 anos de crescimento, os corais não estão assim TÃO maiores! Estão sem dúvida mais bonitos, mas em termos de crescimento, poderiam estar bem maiores!

 

Um abraço ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Partilho a minha opinião com o Fernando.

 

Acho o método Zeovit muito "artificial". Vais reparar que mesmo nessas fotos, o bonito torna-se feio. Os corais parecem artificiais. Essas cores estão demasiadamente vibrantes.

 

Creio que, e segundo disseste,

têm como filosofia a sintonia entre o bom gosto, a simplicidade...
, ora parece-me a mim que o método Zeovit é tudo isso tirando a parta da Simplicidade.

 

Não o acho simples, aliás requer muita paciência do usuário. Mas, claro está, são filosofias diferentes de ver as coisas. O meu simples, é demasiadamente simples para muitos.... :P

 

 

abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rui, ainda bem que gostaste. Tenho mais algum conteúdo sobre outros aquários e outros métodos usados para colocar neste tópico.

 

Fernando, eu não disse que as cores conseguidas são dadas pela iluminação.

A iluminação apenas realça mais as cores criadas pelo método em causa, claro.

A ideia que quis transmitir foi de que se trata dos primeiros aquários em que vi uma iluminação constituída 100% por T5, com bons resultados.

Foi quando me apercebi que era possível manter corais com esta iluminação e é, portanto, uma referência nesse sentido. :)

 

Quem envereda por um sistema probiótico é porque, entre outras coisas, gosta de realçar as cores dos corais e não porque quer crescimentos, exactamente pelo facto de não ser um método com essa finalidade. Também não são apenas as cores que estão em causa. São sistemas eficientes para redução de nutrientes e maior controle sobre o que se passa no aquário. Eu vejo estes métodos como uma forma de percebermos melhor o nosso sistema, aprendermos com ele. São sistemas que podem ser " afinados" ao nosso gosto, desde manter corais com cores escuras, marrons, até corais com este tipo de coloração. Qualquer coisa de intermédio também é possível.

 

Já o anti-natural, tenho de discordar contigo. Pessoalmente, acho estes métodos tão anti-naturais como tornar plantas verdes, vermelhas. Para mim, é exactamente o mesmo. Só requer muito mais compreensão de como as coisas funcionam e como devem ser aplicadas. Porque dizes que os corais se limitam a sobreviver do que viver? Os crescimentos não continuam? Os corais não se mantêm saudáveis? Não se alimentam? Ganham doenças ou algum tipo de limitação que os compromete a algum nível, para além se alterar o tipo de alimentação? Respeito que tu e muitos outros pensem dessa forma, claro, mas também há muita gente que aprecia os resultados destes métodos e, falando por mim, gosto de ver a evolução que o nosso conhecimento sofre com a introdução deste tipo de métodos. Para mim, é mais uma maneira de obter resultados. Se calhar, há coisa de 30 ou 40 anos atrás dizia-se o mesmo em relação a manter corais duros em aquário ou há coisa de 10 anos atrás dizia-se que manter corais com T5 era impensável. Acho que o modo como encaramos o hobbie não deve ser estático, não devemos parar no tempo mas antes permitir que os conhecimentos evoluam, através da experimentação.

 

João, eu gosto de ver as cores dos corais realçadas. Já te disse isso. No entanto, não é apenas isto que uso como referência, porque isto não passa de mais uma maneira de alcançar esse objectivo. Abri o tópico com este exemplo, não apenas por este factor mas por todo um conjunto de factores: aquascaping, aspecto limpo, quantidade de peixes Vs cores dos corais, tipo de iluminação usada, forma usada para fornecer cálcio, magnésio e carbonatos, impacto causado pelas cores vibrantes.

 

Como já disse ao Fernando, o método Zeovit ou qualquer outro método que tenha como objectivo a redução de nutrientes é muito mais do que puxar pelas cores dos corais e depende de quem o usa, torná-los " artificiais" ou simplesmente com as cores um pouco mais realçadas e atractivas q.b.. É o que me atrai neste tipo de métodos. Permitir um maior controle sobre o aquário, afinando uma coisa aqui, afinando outra ali, de modo a obter os resultados que pretendo. Concordo contigo quando dizes que o método Zeovit não é simples. É um facto. No entanto, quando falei de simplicidade, não me estava a referir ao método em si ou a qualquer outro método/técnica/equipmento, mas antes no modo como o aquário nos é apresentado: a construcção do layout, a colocação dos corais, a escolha dos peixes, a escolha dos corais, os vidros limpos, os contrastes acentuados, a atenção dirigida para o layout, a leitura do mesmo. A estética e o impacto alcançados através de simples actos. :lol:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Nesse aspecto, e tendo em conta o aquário concordo contigo.

 

Escapou-me a parte de esse ser dos primeiros aquários apenas com T5 como iluminação. Veio de igual forma na sua altura, quebrar o taboo a nível da iluminação para SPS e outros corais.

 

De facto irás ter um maior controle nas "afinações" possíveis de se fazer a um aquário. Sabes que falar em Zeovit, em PT não é muito usual, como nunca teve a aceitação como por exemplo os nossos vizinhos Espanhóis, daí talvez seja criado há volta deste método, um taboo.

 

Agora, em relação ao coral ser saudável, não será totalmente verdade. Se lhes estás a tirar grande parte das zooxanthelas, o coral deixará de se alimentar de forma fotossintética, e apenas se alimentará daquilo que tu lhe dás. Todos os corais têm o período de alimentação fotossintética, e o período de alimentação, chamemos-lhe carnívora, em que o coral expande os pólipos há procura de ZooPlankton. Assim sendo estás a alterar a forma natural de alimento de um coral.

 

Existem sim, filosofias diferentes para abordar um aquário de água salgada. Existem pessoas que tentam recriar ao máximo o ambiente natural de um recife, e existem outras pessoas que tentam explorar ao máximo a potencialidade de um recife.

 

Ambos estão correctos, seguindo a sua filosofia, e é deste tipo de "pesquisas" que a Aquariofilia avança.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas,

 

Lembrei-me que nunca mais dei continuação a este tópico e achei que era interessante continuar a partilhar mais alguns aquários...

 

Agora, em relação ao coral ser saudável, não será totalmente verdade. Se lhes estás a tirar grande parte das zooxanthelas, o coral deixará de se alimentar de forma fotossintética, e apenas se alimentará daquilo que tu lhe dás. Todos os corais têm o período de alimentação fotossintética, e o período de alimentação, chamemos-lhe carnívora, em que o coral expande os pólipos há procura de ZooPlankton. Assim sendo estás a alterar a forma natural de alimento de um coral.

 

João, o facto de alterares a forma de como um coral se alimenta não quer dizer necessariamente que o coral não está saudável, desde que suprimas as necessidades alimentares do mesmo sem alterares o seu metabolismo. As zooxanthelas servem o grande propósito de fornecer carbohidratos ao coral através do processo fotossintético. Num ambiente ultra-pobre em nutrientes, as zooxanthelas deixam de conseguir fornecer carbohidratos ao coral porque não há nutrientes para a fotossíntese ocorrer e, como tal, o coral expele-as porque deixa de ser vantajoso para o mesmo. Se forneceres esses carbohidratos através de aditivos, o metabolismo do coral mantém-se.

 

O período de alimentação nocturno e o modo como é feito mantém-se inalterado porque parte do próprio coral ( não é influenciado pela redução de nutrientes na coluna de água) e é onde este vai buscar igualmente importantes nutrientes para o seu desenvolvimento como as proteínas e seus subprodutos.

 

Existem sim, filosofias diferentes para abordar um aquário de água salgada. Existem pessoas que tentam recriar ao máximo o ambiente natural de um recife, e existem outras pessoas que tentam explorar ao máximo a potencialidade de um recife.

 

Ambos estão correctos, seguindo a sua filosofia, e é deste tipo de "pesquisas" que a Aquariofilia avança.

 

Concordo inteiramente contigo.

 

 

Entretanto, gostava de deixar mais dois aquários que se baseiam na filosofia Japonesa: muita luz rica em vários espectros, escumação agressiva e DSB.

 

Rainbow Lagoon do Sr. Hiroyuki

 

rainbow2.jpg

 

rainbow4.jpg

 

rainbow-lagoon1.jpg

 

rainbow3.jpg

 

 

Setup:

 

Aquário: 150*120*60 ( Comp*Larg*Alt)

Iluminação: 7 x Reflectores circulares de 250W; 10 x Superkarus Spotlight de 150W; 6 x T8 de 20W; 3 x T8 de 30W; 6 x 3W LEDS

Circulação: Closed loop com 2 x Sanso de 3000L/H cada; 2 x Sea Swirl Wave Makers de 2081L/h cada

Escumador: ETSS 2000 becket indicado para 11350L

 

Reactor de cálcio: KNOP HD-S dupla câmara com 7kg de mídia em cada câmara

Reactor de Kalk: KNOP

 

Aditivos: Grotech Tech III com ABC da Grotech

 

 

Outro aquário japonês:

 

jap3.jpg

 

Infelizmente não tenho o Setup deste aquário mas facilmente se vê à primeira vista que pelo menos dois dos princípios são os mesmos: muita luz e DSB.

Mais uma vez, gosto particularmente das cores dos corais e das grandes colónias mas também do uso de peixes supostamente " não reef safe" que conferem ainda mais cor e singularidade aos aquários. A iluminação é sempre constituída por projectores principais de alta potência ( 250W para cima) mas, ao contrário dos aquários europeus e americanos, os japoneses preferem usar spotlights de HQI como complemento de cor ao invés das T5. Isso permite-lhes obter um CRI superior, bem como direcionar a luz para realçar a cor dos corais que se adequam ao espectro utilizado.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filosofia japonesa de japoneses quem tem €€€ ou yenes neste caso, que lá a electricidade não é barata como forma de incentivar a eficiencia...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais