Como subir o PH?


jpserra

Recommended Posts

Boa Noite a todos! tenho um aquário com ciclideos e o problema está no demasiado baixo valor do ph.. neste momento entre os 7.4 e 7.6... eu ja ouvi falar dos buffers caseiros mas há uma coisa que eu não percebo.. qual o papel de cada um dos elementos (bicarbonato de sódio, sulfato de magnesio e sal).. gostaria que me explicassem a sua função. e já agora, será possivel usar apenas bicarbonato de sodio para fazer subir o ph? terá alguma consequêcia? é preciso usar os tres elementos conjugados?

 

Abraço, Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui encontras muita informação acerca desse assunto

 

 

mas podes começar por colocar algumas pedras calcárias e depois medes a ver como está.

 

Bufers e etc não aconselho!

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui encontras muita informação acerca desse assunto

 

 

mas podes começar por colocar algumas pedras calcárias e depois medes a ver como está.

 

Bufers e etc não aconselho!

 

Obrigado, vou tentar seguir alguns exemplos desse site. de qualquer maneira, se eu adicionar bicarbonato de sodio o ph não vai subir? a questão é se não fará mal aos peixes..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente o Ph do teu aquário não precisará de ser subido. Se usares bicarbonato de sódio poderás subir um pouco o Ph e se não for usado em excesso não é prejudicial para os peixes.

Quanto às pedras calcárias não acredito que na prática produzam alguma mudança sensível no Ph. Se em contrapartida usares um areão calcário talvez obtenhas algum resultado, a superfície de contacto com a água será muito superior ao das pedras calcárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente o Ph do teu aquário não precisará de ser subido. Se usares bicarbonato de sódio poderás subir um pouco o Ph e se não for usado em excesso não é prejudicial para os peixes.

Quanto às pedras calcárias não acredito que na prática produzam alguma mudança sensível no Ph. Se em contrapartida usares um areão calcário talvez obtenhas algum resultado, a superfície de contacto com a água será muito superior ao das pedras calcárias.

 

pois, foi a ideia que tive das pedras calcarias.. talvez aquelas lajes muito porosas usadas na agua salgada façam algum efeito.. mas concordo com a areia de coral.. o problema é que o aqua ja esta montado e com areia de silica.. (inerte) que não estica nem encolhe o ph.. lol fou tentar usar o bicarbonato de sodio..

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Adicionei rocha calcária (sensivelmente com 1 Kg) no meu nano e noutro aqua de Ciclideos - 3 bocados de coral morto com aprox. 1,5Kg / 2Kg.

 

Após vários testes (sensivelmente 2 meses passaram nos Ciclideos) e so noto Aumentos (excessivos) no Gh.

 

Tanto o Ph como o Kh se mantiveram.

 

O mesmo se passa no Nano...

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos e, boa Aquariofilia !

 

:mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

resta saber de que biótopo estás a falar??! Africanos do Malawi, Tanganyika, Vitória..... americanos???!! Apenas referes ciclídeos e como compreendes é muito vasto.... podes inclusive não ter de mexer no pH/KH!

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais