iluminação!!!


Piteu

Recommended Posts

Boas eu quero comprar uma lâmpada para plantados mas tive a pesquisar e já vi que os wats não tem nada a ver com o crescimento mas sim os Kelvin. queria saber se é verdade se uma lâmpada de 15wats com 10000k é ideal para um aqua de 60cm comp.40cm altura.30cm largura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu quero comprar uma lâmpada para plantados mas tive a pesquisar e já vi que os wats não tem nada a ver com o crescimento mas sim os Kelvin. queria saber se é verdade se uma lâmpada de 15wats com 10000k é ideal para um aqua de 60cm comp.40cm altura.30cm largura

 

Acho que pesquisas-te mal.....pesquisa mais.....

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os W numa forma que se perceba facilmente é a força de luz que a lampada tem... e a Temperatura de cor (kelvins) é a cor do espectro, ou seja, a cor da luz que vai desde o amarelado ao branco azulado... entre os 4200k a 8000k

 

A de 10000k não é má... mas deve ser utilizada juntamente com outros espectros como 4200k, 6500k ou 8000k.

 

Se for para funcionar apenas 1 lampada recomendo a de 6500k..

 

Referes 15w para 40cm de altura e 70LT de água.. o que é muito pouco, mesmo para as plantas mais faceis...

 

Deves fazer um upgrade para no minimo de 30w a 40w... o ideial seria mesmo perto dos 50w como por ex: 3x 15w

 

O membro sergiocaneca pode te dar uma ajuda nisso... fala com ele!

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo o que sei 10mil Kelvin faz com que os 15 wats entrem na agua como se não estivesse lá agua, se eu meter uma de 10mil Kelvin e meter uma de 30 wats é capaz de queimar as folhas das plantas já que os Kelvin serve para que a luz trespassa a agua facilmente...

Ou não faz mal nenhum:§?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo o que sei 10mil Kelvin faz com que os 15 wats entrem na agua como se não estivesse lá agua, se eu meter uma de 10mil Kelvin e meter uma de 30 wats é capaz de queimar as folhas das plantas já que os Kelvin serve para que a luz trespassa a agua facilmente...

Ou não faz mal nenhum:§?

 

É verdade que espectros altos penetram melhor a água... mas não é como tu falas... como referi se apenas mantiveres lampadas de 10000k só te irá dar problemas... pois não tens um amplo espectro que as plantas podem usar!

 

40w a 50w não te irá queimar as plantas... :sunbathing:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que espectros altos penetram melhor a água... mas não é como tu falas... como referi se apenas mantiveres lampadas de 10000k só te irá dar problemas... pois não tens um amplo espectro que as plantas podem usar!

 

40w a 50w não te irá queimar as plantas... :sunbathing:

 

GodLike eu nao responderia melhor.....

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

eu tenho um aqua só com uma calha de 15w desgraçadas das plantas

a lampada original branca de 6000 k dava um ara demasiado lixiviado ao aqua

entretanto apos falar com varias casa todas me aconselharam 10000k

como nao encontrei no dia que sai á rua pra gastar €€€€€ e encontrei uma sera blue sky royal , adorei o aspecto branco mas com um certo ton azulado

as plantas ficaram com um belo ar de verdinho vivo e os peixes até reluzem mas a lampada tem 12000k e um espectro de muitos verdes e azuis

axam k me vai dar problemas?

crescimento das plantas?

é que eu com a lampada original estava com bastantes problemas elodias a perder folhas e valisnerias a ficarem transparentes e todas a ficarem acastanhadas

sera que com a nova lampada vai piorar?

nota o meu aqua tem substrato da tetra e tenho usado o ferropol da jbl para as alimentar

helllllllppp me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um aqua só com uma calha de 15w desgraçadas das plantas

a lampada original branca de 6000 k dava um ara demasiado lixiviado ao aqua

entretanto apos falar com varias casa todas me aconselharam 10000k

como nao encontrei no dia que sai á rua pra gastar €€€€€ e encontrei uma sera blue sky royal , adorei o aspecto branco mas com um certo ton azulado

as plantas ficaram com um belo ar de verdinho vivo e os peixes até reluzem mas a lampada tem 12000k e um espectro de muitos verdes e azuis

axam k me vai dar problemas?

crescimento das plantas?

é que eu com a lampada original estava com bastantes problemas elodias a perder folhas e valisnerias a ficarem transparentes e todas a ficarem acastanhadas

sera que com a nova lampada vai piorar?

nota o meu aqua tem substrato da tetra e tenho usado o ferropol da jbl para as alimentar

helllllllppp me

 

Boas tens muitos kelvins, só tens agora essa lâmpada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tens muitos kelvins, só tens agora essa lâmpada?

 

infelizmente o meu aqua só permite uma lampada de 15w t8

 

mas em casa tenho:

a de origem branca com 6500 k axo eu

uma aqua glo tem uns 18 000 k e o aqua fica quase as escuras

esta da sera blue sky 12000

e uma sun glo que diz ser igual ao esprectro do sol

vim agora da avipeixe onde o pessoal simpatico disse me

experimenta a meter a sun glo e reduz para 8 horas de iluminação!!!

vamos a ver o resultado, inclusive disseram me que a sun glo ao fim de um mes de uso perde aquele efeito amarelado ( que eu não gosto, fica com aspecto de aquario para lagartos do deserto...) e que vai ficando mais branca

acabei de trocar a blue sky pela sun glo e realmente nota se que tem muito mais iluminação

 

vamos a ver se resulta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelizmente o meu aqua só permite uma lampada de 15w t8

 

mas em casa tenho:

a de origem branca com 6500 k axo eu

uma aqua glo tem uns 18 000 k e o aqua fica quase as escuras

esta da sera blue sky 12000

e uma sun glo que diz ser igual ao esprectro do sol

vim agora da avipeixe onde o pessoal simpatico disse me

experimenta a meter a sun glo e reduz para 8 horas de iluminação!!!

vamos a ver o resultado, inclusive disseram me que a sun glo ao fim de um mes de uso perde aquele efeito amarelado ( que eu não gosto, fica com aspecto de aquario para lagartos do deserto...) e que vai ficando mais branca

acabei de trocar a blue sky pela sun glo e realmente nota se que tem muito mais iluminação

 

vamos a ver se resulta

 

Ok. mas olha que o problema também é da fraca luz que tens experimenta fazer um dye;) eu passei o meu agora para a 18 k vinha mais duas de 20 watts costou a fazer mas deu resultado e foi barato fui aos chineses e eles tinham la lol. e o espectro é bom é de 6700 k :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. mas olha que o problema também é da fraca luz que tens experimenta fazer um dye;) eu passei o meu agora para a 18 k vinha mais duas de 20 watts costou a fazer mas deu resultado e foi barato fui aos chineses e eles tinham la lol. e o espectro é bom é de 6700 k :D

 

Piteu desculpa lá mas o k é um dye !?!!! explica me la isso que ainda sou loiro nesta materia

 

olha entretanto meto aki foto da ultima troca de plantas, tenho adicionado o ferropol ainda não tenho algas mas ja só encontrei um resto de planta a boiar quando normalmente tinha sempre uns 3 ou 4 todos dias, parece que melhorou....

entretanto tenho uma "praga" de moly´s estive 2 dias fora hoje cheguei a casa tinha +/- 30 molyzitos

 

http://s869.photobucket.com/albums/ab251/machuqueiro/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piteu desculpa lá mas o k é um dye !?!!! explica me la isso que ainda sou loiro nesta materia

 

olha entretanto meto aki foto da ultima troca de plantas, tenho adicionado o ferropol ainda não tenho algas mas ja só encontrei um resto de planta a boiar quando normalmente tinha sempre uns 3 ou 4 todos dias, parece que melhorou....

entretanto tenho uma "praga" de moly´s estive 2 dias fora hoje cheguei a casa tinha +/- 30 molyzitos

 

http://s869.photobucket.com/albums/ab251/machuqueiro/

 

É cenas feitas por ti de modo a melhorares etc por exemplo modificares a tua calha ja é um diy;)

Editado por Piteu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É cenas feitas por ti de modo a melhorares etc por exemplo modificares a tua calha ja é um diy;)

 

então ja fiz uma

coloquei dentro da calha um reflector da jbl cortado á medida, melhorou bastante a luz :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então ja fiz uma

coloquei dentro da calha um reflector da jbl cortado á medida, melhorou bastante a luz :thumbup3:

 

Lol vai a secção diy que tem lá muitas coisas feitas pelos membros que te darão jeito;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais