iluminação!!!


Recommended Posts

Boas eu quero comprar uma lampada para plantados mas tive a pesquisar e ja vi que os wats não tem nada a ver com o crescimento mas sim os kelvins. queria saber se é verdade se uma lampada de 15wats com 10000k é ideal para um aqua de 60cm comp.40cm altura.30cm largura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na secção "plantas" podias ter mais opiniões e mais especificas.Não posso ajudar mais nisso.Eu e plantas ainda nos andamos a conhecer já que as algas as conheço á bastante tempo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem te disse que nem so os Watts interessava estava certissimo.

Quem te disse que eram os Kelvins o mais importante, pregou-te uma valente peta :sunbathing:

 

Primeiro tens de saber que há diferentes tipos de lâmpadas fluorescentes e cada lâmpada tem uma capacidade de iluminar diferente, pelo que regras baseadas em watts estão à partida erradas, apenas têm por objectivo dar-nos uma orientação em relação à potencia razoável para os nossos aquários. Dai ter surgido primeiro a regra de 1W/L e depois uma regra de calculo baseada na iluminação que Takashi Amano usava nos seus plantados e que prevê que a regra de 1W/L não é linear e que é necessário mais do que 1W/L em aquários com menos de 100L e menos de 1W/L em aquários maiores.

 

Assim sendo, e partindo do principio que estas a falar de uma lampada T8 (fluorescentes mais grossas), 18W é francamente pouco... devias apontar para pelo menos uns 70W T8 ou no caso de lâmpadas T5 (dao mais luz com menos consumo) entre 50 e 70W.

 

Mas isto depende das plantas que queres colocar... se for para plantas simples 0,5W/L com lampadas T8 chega, mas para exigentes, nunca menos de 0,8W/L T8.

 

Os kelvins é a cor da lampada... deves optar por lampadas entre 4200K e 10000K, sendo que as mais indicadas sao de 6500K.

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para completar alguma informação que já te deram, dá uma vista de olhos nestes sites:

 

Aqui

Aqui

ou Aqui

Desculpa la nao responder directamente, mas acho que esses artigos dão muita informação.

Abraço, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.