ferilizaçãoNPK


NeroBaco

Recommended Posts

Boas, tenho uma pequena dúvida,imaginem o seguinte cenário:

 

Pretendo fertilizar o meu aqua com NPK caseiro.

Dadas as diluições que fiz obtive que (fictício):

- 1 ml de nitrato de potássio aumenta-me 5 ppm de N;

- 1 ml de fosfato de potássio aumenta-me 0,5 ppm de P;

- 1 ml de cloreto de potássio aumenta-me 5 ppm de K.

 

Logo e sabendo que o aqua necessita diariamente de 20 de K, 10 de N e 1 de P, fertilizo todos os dias com :

 

4 ml de KCL

+

2 ml de Fosfato de potássio

+

2 ml de NO3

 

Tudo de uma só vez?é assim?

 

 

~Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho uma pequena dúvida,imaginem o seguinte cenário:

 

Pretendo fertilizar o meu aqua com NPK caseiro.

Dadas as diluições que fiz obtive que (fictício):

- 1 ml de nitrato de potássio aumenta-me 5 ppm de N;

- 1 ml de fosfato de potássio aumenta-me 0,5 ppm de P;

- 1 ml de cloreto de potássio aumenta-me 5 ppm de K.

 

Logo e sabendo que o aqua necessita diariamente de 20 de K, 10 de N e 1 de P, fertilizo todos os dias com :

 

4 ml de KCL

+

2 ml de Fosfato de potássio

+

2 ml de NO3

 

Tudo de uma só vez?é assim?

 

 

~Muito obrigado

Boas !!

Estás a deduzir que tens tudo zerado no teu aqua certo ? Não te esqueças que os valores nunca são 0. Convem testares a agua primeiro e depois segundo as tuas contas adicionas o que for preciso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!

Estás a deduzir que tens tudo zerado no teu aqua certo ? Não te esqueças que os valores nunca são 0. Convem testares a agua primeiro e depois segundo as tuas contas adicionas o que for preciso.

 

Cumps

 

 

Pois e tá mesmo a zeros, tanto nitratos com fosfatos....algas com força!!!

Pois a minha dúvida era se podia adicionar essa quantidade de uma x só ou se seria maléfico aumentar os níveis dos macros assim de um momento para o outro...vou fazer a diluição dos sais e vou colocando aos poucos, sendo que a minha intenção e atingir um nível de fertilização que seja totlamente consumido pelas plantas certio?sendo que esse estado é dificil de atingir e vao haver sempre excessos, as TPA´s servem como reset's semanais de nutrientes certo?

 

muito obrigado pela ajuda

Editado por NeroBaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e tá mesmo a zeros, tanto nitratos com fosfatos....algas com força!!!

Pois a minha dúvida era se podia adicionar essa quantidade de uma x só ou se seria maléfico aumentar os níveis dos macros assim de um momento para o outro...vou fazer a diluição dos sais e vou colocando aos poucos, sendo que a minha intenção e atingir um nível de fertilização que seja totlamente consumido pelas plantas certio?sendo que esse estado é dificil de atingir e vao haver sempre excessos, as TPA´s servem como reset's semanais de nutrientes certo?

 

muito obrigado pela ajuda

Ola de novo !!!

Bem desde já digo que acho o resultado dos testes estranho, pois as algas surgem principalmente por existirem fosfatos e nitratos na agua !! Só se for dos micros... mas continuo a achar estranho teres 0. Tas a fertizar com o quê?

Podes fazer aos poucos e vês como vai evoluindo até atigires 1 ppm de P , 10 ppm de N e 20 aproximadamente de k .

 

Sim as TPA´s servem como reset, mas como tens esses valores a 0 não fará sentido fazeres TPAs neste momento.

 

Qual é a marca dos testes que usas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo !!!

Bem desde já digo que acho o resultado dos testes estranho, pois as algas surgem principalmente por existirem fosfatos e nitratos na agua !! Só se for dos micros... mas continuo a achar estranho teres 0. Tas a fertizar com o quê?

Podes fazer aos poucos e vês como vai evoluindo até atigires 1 ppm de P , 10 ppm de N e 20 aproximadamente de k .

 

Sim as TPA´s servem como reset, mas como tens esses valores a 0 não fará sentido fazeres TPAs neste momento.

 

Qual é a marca dos testes que usas ?

 

 

Algas devem-se ao excesso de micros, quase de certeza...tenho Sera flordepot à 2 semanas e deve tar a libertar uma quantidade maluca de micros, e dada a falta de macros:algas com força...penso eu :)de momento não estou a fertilizar com nada, mas vou comecar a fertilizar com NPK..então a ideia é não comecar a fertilizar logo com a quantidade ideal que quero no aqua mas sim aos poucos até atingir esse nível correcto?porque se adicionásse tudo de uma so vez, provocaria um boom de algas...certo?acho que é este o pensamento

 

Teste da JBL para fosfatos e da Sera para Nitratos..novos..muitas plantas e bastantes algas...filamentosas pretas tipo cabelo e verdes tambem!!

 

Obrigado, cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isso é normal... se a montagem é recente... é normal aparecerem algas enquanto as plantas não se adaptam por completo...

 

Tb pode estar a ser libertado nutrientes do solo fertil e estes mesmos não estão a ser devidamente consumidos por falta de outros como Macros..

 

O que aconselho é TPAs 50% para fazer um reset... (mesmo que esteja a zero os macros... o reset servirá para retirar excessos libertados do solo fertil)

 

E depois da TPA fertiliza Macros NO3= 5 PO4=0.5 K= 10... depois vais fazendo testes para apurares o consumo real das plantas... caso seja necessário elevar os valores (depende da quantidade e dos tipos de plantas) aumenta para NO3=10 PO4= 1 K= 20

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!!

Bem se a montagem é recente faz toda a diferença.. tens de dar tempo para que as plantas até que elas se adaptem. Quando lhe deres com os macros as algas desaparecem, podem não desaparecer todas mesmo depois de morrerem mas poda as folhas infectadas e resolves o assunto.

 

Paciência e calma vais precisar

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas devem-se ao excesso de micros, quase de certeza..

 

são estas certezas fáceis que levam a erros...

 

eu sei que não é excesso de micros que te causa algas. Isto, mesmo sem ver o teu aquário, porque simplesmente, excesso de micronutrientes...não causa algas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são estas certezas fáceis que levam a erros...

 

eu sei que não é excesso de micros que te causa algas. Isto, mesmo sem ver o teu aquário, porque simplesmente, excesso de micronutrientes...não causa algas.

 

Ola Just_me,

podes dizer em que te baseias quanto fazes tal afirmação?

 

Toda a bibliografia que tenho lido até agora diz exactamente o contrario... principalmente e particularmente no que toca ao ferro.

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são estas certezas fáceis que levam a erros...

 

eu sei que não é excesso de micros que te causa algas. Isto, mesmo sem ver o teu aquário, porque simplesmente, excesso de micronutrientes...não causa algas.

 

 

Então mas se tenho os níveis de nitratos e fosfatos a zero, e muito provavelmente um pico de micronutrientes provenientes do substracto fértil...como apareceram as algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual bibliografia é que diz o contrário?

 

a bibliografia o que diz é que se registam algas em ambientes ricos em ferro... e a partir dai são más interpretações, repetidas, alteradas, repetidas, alteradas...etc...

 

é normal que algas se registem em ambientes ricos em ferro, afinal é preciso ferro para se formarem certas estruturas nas algas... o problema é quando se pega nisso e se infere que o ferro causa algas...

 

pico de micronutrientes do substrato fértil? não me parece.

 

hmmm, segundo dizes, utilizas sera flora depot...bem, no manual do serafloradepot, que está na pagina da sera, (http://www.sera.de/fileadmin/gbi/sera_floredepot_99.01_int.pdf) diz:

 

sera floradepot is the basis of the sera fertilizing system. It provides your aquatic plants an ideal substrate consisting of cleaned sand, trace elements, nutrient salts and other growth-promoting agents.

 

segundo eles acrescentam nutrientes (normalmete quer designar macro nutrientes) por isso duvido que isso esteja tão a zero como isso, ou não tinhas algas...

 

a primeira coisa que parece estar a ser ignorada é que uns nutrientes não substituem os outros...

 

as proteinas precisam de azoto, sem azoto não há proteinas... os hidratos de carbono precisam de carbono e hidrogénio, por muito ferro, muito o que quiserem, sem os outros não é possivel fazer certas coisas....

 

é como fazer omoletes de fiambre sem ovos mas com muito fiambre...não dá!

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como fazer omoletes de fiambre sem ovos mas com muito fiambre...não dá!

 

Brutal!

Não diria melhor :apple:

Equilibrio pessoal! É tudo uma questão de equilibrio, homeostase, nirvana, zen, como lhe quiserem chamar.

Mas o que interessa, seja qual for a palavra e seja qual for o sistema em que esta questão se põe, o desiquilibrio é que provoca a doença (neste caso as algas).

;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a bibliografia o que diz é que se registam algas em ambientes ricos em ferro... e a partir dai são más interpretações, repetidas, alteradas, repetidas, alteradas...etc...

 

Ok, jé entendi o que dizes cheers mas neste caso fará sentido?

A agua dos nossos aquas há de ter sempre alguns macro nutrientes (mais que não seja Azoto, seja sob a forma de amonia, nitritos, nitratos, etc... devido á fauna e decomposição de folhas de plantas velhas, comida, etc), por isso o simples facto de ter por exemplo ferro em demasia não potencia o aparecimento de algas indesejaveis?

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, jé entendi o que dizes :naughty: mas neste caso fará sentido?

A agua dos nossos aquas há de ter sempre alguns macro nutrientes (mais que não seja Azoto, seja sob a forma de amonia, nitritos, nitratos, etc... devido á fauna e decomposição de folhas de plantas velhas, comida, etc), por isso o simples facto de ter por exemplo ferro em demasia não potencia o aparecimento de algas indesejaveis?

 

Creio que não era por ai... o facto de haver ferro em demasia não causa algas por si só. É preciso que havendo ferro em demasia haja também falta de macro e micronutrientes, ficando as plantas carentes destes nutrientes e enfraquecidas para competir com as algas pelos recursos do aquario...

Se num aquário existirem níveis óptimos de todos os nutrientes, iluminação e fontes de carbono, mas existir excesso de ferro, não é por ai que vão aparecer grandes algas porque as plantas estão em excelente condição para consumir os nutrientes a uma velocidade muito superior às algas :bs_quesexclaim:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que as algas conseguem sintetizar o Fe apenas... sem necessitar de outros nutrientes... desde que exista luz suficiente.

 

Teres um equilibrio no aquario não é só o controle dos nutrientes... as plantas saudáveis é que irão dar bailinho às algas através das aleolopatia (acho que se escreve assim :bs_quesexclaim: ).. o controle dos NPK é que irá proporcionar umas plantas saudáveis.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal obrigado pelas respostas todas mas agora surgem mais dúvidas!!

 

 

Julgando que tinha:

 

NO3=0

PO4=0

K=?

 

Fiz ontem a minha 1º ferilização com:

 

NO3= + 3,7 ml = 5 ppm de NO3

PO4= + 0,5 ml = 0,775 ppm de P (aqui acho que poderia ter feito as contas para 1 ppm)

K= + 4,3 ml = 10 ppm de K

 

Até agora, acho que tudo bem...até que hoje fiz os testes e os resultados foram:

 

NO3= 8 ppm de NO3

PO4= 0,1 - 0,2 mg/l (ppm)

K=?

 

Bem, parece-me que oss fosfatos foram consumidos, ainda que não na totalidade, e os nitratos aumentaram!!Provavelmente fiz mal a medição dos nitratos antes da primeira fertilização...não estou a ver outra explicação...

 

No entanto surgem mais dúvidas, isto de plantas para iniciados não é fácil ;)

Com estes resultados que faço?

Deixo que os nitratos sejam consumidos e quando chegarem a 0 volto a fazer a mesma fertilização?

Quanto ao fósforo adiciono já mais fósforo?

Potássio vou adicionando na mesma quantidade?

 

A sério isto não é lá muito simples :blink: ....

 

Obrigado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tuas duvidas são perfeitamente normais. Mesmo entre quem já tem uns anos disto surgem duvidas das grandes!

 

Essa variação de 5 para 8 ppm dos nitratos é normal, porque os testes não são muito sensíveis logo as vezes dão valores ligeiramente diferentes dos reais. No caso acho que não tinhas 0 ppm na primeira medição, mas 1 ou 2 ppm que o teste não conseguiu medir.

 

Fizestes a fertilização como deve ser, e agora deves fertilizar com o que falta para atingires novamente os valores óptimos de nutrientes.

Atenção que deves manter uma relação de 1:10 entre fosfatos e nitratos, por isso se quiseres ter 1 ppm fosfatos tens de ter também 10 ppm de nitratos. Nesse caso terias de fertilizar com 2 ppm de N e 0,8 ppm de P, para ficares com os valores optimos. E adicionas na mesma K.

 

Isto so la vai com pratica, tentativa e erro. Demora tempo a acertares com a fertilização, mas nao desistas porque depois é muito recompensador!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então todos os dias adiciono a fertilização de que necessito para atingir os tais valores ideais!

 

Até que há-de chegar a uma altura em que todos os dias irei adicionar praticamente sempre o mesmo e aí já não preciso de testes...acho que já tou a perceber, no entanto se surgirem mais dúvidas, coloco-as =)

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumps

Editado por NeroBaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente...

Fui vasculhar num livro (Ecology of the planted aquarium de DianaLWalstad )que tenho aqui por casa e encontrei o seguinte:

 

(...) Enourmous areas of open ocean have limited algal growth despite relatively high nitrate and phosphate levels. (...) when investigators added iron to experimental bottles containing these algae and their natural ocean water, algal growth was stimulated.

 

Entre outra coisas a autora defende (com dados cientificos e experiencias com base cientifica) que limitando os valores de ferro podemos controlar a proliferação de algas mesmo em águas em que a presença de fosfatos e nitratos tem concentrações elevadas (e portanto descompensadas).

 

 

NeroBaco:

Com estes resultados que faço?

tentas manter os parametros entre certos limites

Deixo que os nitratos sejam consumidos e quando chegarem a 0 volto a fazer a mesma fertilização?

Como ponto de partida podes tentar mante-los estaveis por volta dos 5-10ppm (ou seja se descerem a baixo dos 5ppm adiconas suficiente para ficar o valor dentro do intervalo) com o tempo vais-te apercebendo do "consumo" do teu aquario e sabendo interpretar as plantas, e quando isso acontecer irás utilizar os testes com muito menos frequencia

Quanto ao fósforo adiciono já mais fósforo?

Eu, para já, tentaria manter os niveis de fosfatos mais eleveados a rondaros 0,5-1ppm

Potássio vou adicionando na mesma quantidade?

O potassio como e mais a olho mais vale comçares dar a menos do que a mais... ou seja vais adicionando por exemplo 10ppm dia sim dia nao, depois é ires olhando para as plantas e se começares a notar carencias começas a aumentar a dose (ou a periodicidade), caso contrario vais diminuindo progressivamente para tentares descobrir qual o valor ideal...

 

Nota que os valores que te digo para manteres sao apenas valores de referencia para seguires nesta fase inicial e para ires ganhando alguma experiencia.

 

Abraço

 

EDIT: Demorei tanto tempo a escrever a resposta que o Diogo se antecipou ;)

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que as algas conseguem sintetizar o Fe apenas... sem necessitar de outros nutrientes... desde que exista luz suficiente.

 

Teres um equilibrio no aquario não é só o controle dos nutrientes... as plantas saudáveis é que irão dar bailinho às algas através das aleolopatia (acho que se escreve assim :) ).. o controle dos NPK é que irá proporcionar umas plantas saudáveis.

 

Cumps

 

 

Ferro é um elemento da tabela periódica, colocar ou retirar protões de um núcleo, e assim mudar um elemento não é coisa que as plantas consigam fazer... são coisas que ocorrem em reactores de fusão/fissão nuclear, nas estrelas ou em isotopos radioactivos que decaem ao longo do tempo, agora...plantas não sintetizam ferro!

 

Bem, parece-me que oss fosfatos foram consumidos, ainda que não na totalidade, e os nitratos aumentaram!!Provavelmente fiz mal a medição dos nitratos antes da primeira fertilização...não estou a ver outra explicação...

 

o teu aquario é novo e para além do substrato fértil...está a passar pelo ciclo do azoto, logo, é perfeitamente normal...

 

Não necessariamente...

Fui vasculhar num livro (Ecology of the planted aquarium de DianaLWalstad )que tenho aqui por casa e encontrei o seguinte:

 

QUOTE

(...) Enourmous areas of open ocean have limited algal growth despite relatively high nitrate and phosphate levels. (...) when investigators added iron to experimental bottles containing these algae and their natural ocean water, algal growth was stimulated.

 

Entre outra coisas a autora defende (com dados cientificos e experiencias com base cientifica) que limitando os valores de ferro podemos controlar a proliferação de algas mesmo em águas em que a presença de fosfatos e nitratos tem concentrações elevadas (e portanto descompensadas).

 

o problema do ferro em água salgada é que não está muito disponivel, e portanto, sem ferro é obvio que as algas não crescem...

 

la está é tentar fazer uma omolete de fiambre sem ovos e com fiambre...não dá!

 

imagina que tinhas 1 KG de fiambre 1KG de queijo e nenhum ovo, e querias fazer uma omolete de ovos com fiambre e queijo...nao dá!

 

alguem te dava 20 ovos, já dava!

 

Conclusão, os ovos são os responsaveis pelas omoletes de fiambre e queijo.

 

e dai passa-se para se tiveres MUITOS ovos, podes fazer omoletes de fiambre e queijo, mesmo sem fiambre e queijo.

 

Entre outra coisas a autora defende (com dados cientificos e experiencias com base cientifica) que limitando os valores de ferro podemos controlar a proliferação de algas mesmo em águas em que a presença de fosfatos e nitratos tem concentrações elevadas (e portanto descompensadas).

 

e limitando os valores de azoto, e limitando os valores de fosforo, e limitando os valores de carbono, e limitando os valores de luz, e limitando os valores de ...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e limitando os valores de azoto, e limitando os valores de fosforo, e limitando os valores de carbono, e limitando os valores de luz, e limitando os valores de ...

 

No exemplo dado pela autora, é de facto real que também limitou os valores de luz, carbono e azoto, mas um de cada vez...

Na parte em que refere o ferro, as variaveis foram apenas o proprio ferro a luz e o cabono, nunca o azoto...

 

Já agora podes desmitificar as omoletas :)?? quanto te referes a ovos, fiambre e queijo o que é cada componente? quando falas em omoletas sem ovos queres com isto dizer que os ovos sao os macros (N e P)?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No exemplo dado pela autora, é de facto real que também limitou os valores de luz, carbono e azoto, mas um de cada vez...

Na parte em que refere o ferro, as variaveis foram apenas o proprio ferro a luz e o cabono, nunca o azoto...

 

O Tom Barr fez o mesmo. E sabes o que ele concluiu? O único elemento em muito excesso deixando os outros em equilíbrio que causa algas por si só é a amonia!

 

Já agora podes desmitificar as omoletas ;)?? quanto te referes a ovos, fiambre e queijo o que é cada componente? quando falas em omoletas sem ovos queres com isto dizer que os ovos sao os macros (N e P)?

 

Bela salada que para aqui vai. Não creio que ele tenha tentado atribuir significado a cada parte da omelete, mas o objectivo é dizer que as plantas não crescem sem ter tudo o que precisam. Se elas são constituídas por carbono, macros e micros e precisam de luz para os usar, se só deres micros elas não crescem, porque precisam do resto. :)

 

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela salada que para aqui vai. Não creio que ele tenha tentado atribuir significado a cada parte da omelete, mas o objectivo é dizer que as plantas não crescem sem ter tudo o que precisam. Se elas são constituídas por carbono, macros e micros e precisam de luz para os usar, se só deres micros elas não crescem, porque precisam do resto.

 

Se de facto foi isso, não podia estar mais de acordo ;)

 

Quanto a essa do Tom Barr, tenho que ir ler umas coisinhas então :) obrigado pela dica. (mas pelo ponto de vista apresentado pela Diana Walstad, parece-me que estão algumas prerrogativas em conflito...)

 

Onde eu quero chegar é... Se um aqua tiver um desequilibrio nos macro nutrientes, isso por si so cria algas, até aqui estamos e acordo. Eu só estou a dizer é que se aliado a este descontrolo nos macros tivermos tambem um excesso de Ferro, este excesso so vem é agravar o problema, não sendo "indiferente" ele existir ou não...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde eu quero chegar é... Se um aqua tiver um desequilibrio nos macro nutrientes, isso por si so cria algas, até aqui estamos e acordo. Eu só estou a dizer é que se aliado a este descontrolo nos macros tivermos tambem um excesso de Ferro, este excesso so vem é agravar o problema, não sendo "indiferente" ele existir ou não...

 

Ah! Pronto, ai estamos todos de acordo, já podemos ir beber uns copos e comer uns minuis todos para o café :character0050::scarerun:

 

 

Épa... isto de manha anda mesmo mal lol

:(

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais