Ajuda para novato...


z3r0_

Recommended Posts

Boas,

 

depois de alguns dias de leitura do fórum e como ando interessado nisto da aquariofilia, ofereceram-me um aqua de 70L! Tudo muito bem e tal... Hoje que pus o areão, não pude deixar de reparar que a água está muito turva... E sei que foi do areão, porque o aqua ainda não tem peixes e sem o areão estava cristalina. Lavei muito bem o areão antes do meter no aqua, à pouco lavei o filtro interno com água e deixei-o a filtrar... Isto é normal e a turbidez desaparece, ou devo colocar outro produto qualquer?

 

A outra dúvida é se posso aplicar AquaSafe da Tetra e o bionitrivec da Sera ao mesmo tempo para após 24 horas colocar a minha fauna.

 

Obrigado pelo tempo dispensado!

 

Márcio

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.É perfeitamente normal a água estar turva.Tens é que ler mais um pouco,principalmente sobre o ciclo do ozoto.Em 24h não faz o ciclo.Podes e deves meter ambos os produtos,principalmente o nitrivec para iniciar o ciclo do ozoto e depois ir metendo um pouco de comida todos os dias para alimentar a colónia de bactérias do filtro.Convém medires a amónia e nitritos para saberes quando o ciclo está terminado e após isso podes meter os peixes em segurança :Fade-color nunca mais que 2 a 3 por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sim, por lapso o areão foi colocado depois da água...

 

Obrigado pelas respostas, acham que devo fazer uma TPA de 10% para aliviar a turbidez ou não valerá a pena?

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas esclarecedoras...

 

Hoje, sábado coloquei o Aquasafe da tetra, amanhã domigo vou colocar o bionitrivec da sera e segunda-ffeira ponho cerca de 3 peixes... Até aqui tudo bem ou nem por isso?

 

Que tipo de peixes recomendam para ser os primeiros, corydoras, plecos ou outro tipo qualquer mais resistente?

 

Obrigado!

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete já o nitrivec para iniciar o ciclo do ozoto.Mal esteja terminado ai sim metes os peixes em segurança.Volto a dizer como disse atrás,lê sobre o ciclo do ozoto senão vais ter mortes.Tem calma para não fazeres asneiras.

Opta por ancistrus,o pleco fica muito grande.Já falaram de 50cm mas depende do aquário.Quase 30cm tem o meu ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá denovo,

 

queria pedir mais um pouco de ajuda por favor... Como me indicaram, ontem coloquei o nitrivec e o aquasafe, e hoje domingo reparo que a água ainda está um pouco turva/baça... Deixo ficar ou faço TPA?

 

Outra pergunta é se não existe algum truque caseiro para as ventosas do filtro interno e do aquecedor aderirem melhor ao vidro, é que todos os dias o meu filtro desce uns largos centímetros da parede do aquário e fica torto e o aquecedor descola-se completamente do vidro... :bs_quesexclaim:

 

Qualquer ajuda é benvinda....

 

Obrigado mais uma vez...

 

Cumps!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantém para já o filtro em funcionamento sem TPA.

 

Considera a TPA apenas de 20% Semanalmente e efectua-a como a terás de fazer no futuro.

 

Em relação às ventosas, não tenho nenhuma fórmula mágica, apenas me certifico que as superfícies do vidro estão limpas e as ventosas igualmente e aplico. No caso do aqua já ter água basta efectuares uma limpeza com um raspador ou simples cartão multibanco e depois aplicar as ventosas ... não vejo que mais se possa fazer. (Aqui coloco em causa a qualidade das mesmas ...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado...

 

Quanto às ventosas também estou a perder um pouco a paciência, ainda perco o amor a uns euros e compro um filtro e aquecedor novos...

 

Obrigado mais uma vez...

 

Cumps!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra pergunta é se não existe algum truque caseiro para as ventosas do filtro interno e do aquecedor aderirem melhor ao vidro, é que todos os dias o meu filtro desce uns largos centímetros da parede do aquário e fica torto e o aquecedor descola-se completamente do vidro... ;)

 

Segura-os com uma pedra ou qualquer outra coisa que lhes possas encostar! Provavelmente já o tentas-te, mas caso contrário tem em atenção a grelha de entrada do filtro, não a tapes em demasia.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os dedos limpa bem as ventosas ou com um pano que não tenha sido usado em nada depois mergulhas e só depois é que pressionas bem no vidro e em principio deve colar bem a não ser que as mesmas tenham defeito,caso seja material novo que tenham oferecido podes ir á loja reclamar se for usado,olha já não é mau ser dado e funcionar :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Primeiro que tudo bem vindo ao mundo da aquarioflia.

 

Acho que devias ler isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 para começares a inteirar-te de todo o processo pelo qual deve passar qualquer aquário, para que este tenha sucesso.

 

Alguma dúvida, apita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

então é o seguinte... Hoje fui à loja e comprei os meus dois primeiros peixitos... Foram 2 corydoras porque não havia grande oferta de outros peixes na loja... Desde que os meti no aqua, com toda a "etiqueta" andam impec's. Só reparei à pouco que um deles é cego de um olho... Baptizei-o de camões :lol:

 

Agora quando recomendam que posso colocar mais peixes, é que estes dois estão muito sós...

 

Obrigado de novo!

 

Cumps!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer parecer indelicado mas para que queres as nossas opiniões?Indicamos-te o bom caminho e em 2 dias metes 2 peixes?Ciclo do ozoto não é preciso?Ainda queres adicionar mais sem o ciclo :lol: volta a ler tudo de novo porque deves ter falhado a algo pelo meio.Para já não compres mais nenhum,já não é nada mau se eles não morrerem.Deixa fazer o ciclo e então podes adicionar 2 por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permite-me discordar, mas eu deixei fazer o ciclo. Esteve a fazer o ciclo durante 5 dias, eu apenas pedi ajuda inicialmente para saber se podia colocar os dois produtos ao mesmo tempo, porque bem antes de os colocar já tinha o aquário a ciclar. E foi me recomendado aqui no fórum por outro utilizador que os podia por. Neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=116711

 

E para não haver erros li todo o manual que indicam a toda a gente e ainda lí na íntegra o manual que se localiza num site que não consigo precisar, mes é algo a haver com thekrib.

 

Espero que tenha esclarecido, e não pareceste indelicado, houve foi um mal entendido.

 

Obrigado!

 

Cumps!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mediste a amónia e nitritos e está a 0 então o ciclo está feito,caso contrário...Não está.Agora já tens os peixes e não há nada a fazer.Bom era medires a amónia e nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

z3r0_

 

O tempo que leva o ciclo a completar-se varia de caso para caso. O Bio Nitrivec acelera o processo ao permitir uma colonização do filtro mais rápida, mas se não tiveres já alguma amónia estas simplesmente morrerão de fome (não tenho a certeza absoluta quanto a isto pois diferentes bactérias apresentam processos alternativos para obtenção de energia, mas sem moléculas orgânicas não vão longe).

 

O mais certo quando queres introduzir peixes o mais rápido possível é fazer como te disseram e controlar a concentração de amónia, nitrito e nitrato. Pessoalmente não o fasso. Dou tempo ao tempo, utilizo G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis como primeiro colono e certefico-me que faço bastantes TPAs para não as intoxicar. Ao contrário dos restantes, não estou tão pessimista, não penso que vaz perder algum peixe, mas controla-te para não comprares mais nenhum, certifica-te que fazes bastantes TPAs e está atento para caso os peixes te pareçam apáticos e ofegantes fazeres uma de 50%.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu realmente falo como se os outros soubessem o que sei e provavelmente pareço muito vago. Ismenio, obrigado pela ajuda a clarificar o período normal para o estabelecimento do ciclo. Tenho apenas a acrescentar que podes ter um pico de amónia e nitrito logo no primeiro dia, bastando adicioná-los à água. Não sei é ao certo quanto tempo levam bactérias a reduzirem esses níveis ao aceitável, mas assim que começarem a diminuir significativamente tens a colónia estabelecida, podes fazer uma bruta TPA e introduzir os animais. Não é algo comum de se fazer, mas, caso seja absolutamente necessário, acelera o estabelecimento do ciclo como podes calcular.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vou fazer uma actualização das informações...

 

Aqui ficam os inquilinos:

 

Corydoras

dsc02924fu5.jpg

 

Este sei que é um Pangio, agora qual não sei, se alguém puder dar uma dica agradeço...

dsc02930fr4.jpg

 

E o Bótia Striata, que anda sempre agarrado ao filtro...

dsc02940ar0.jpg

 

 

Quanto aos valores do aqua, aqui ficam:

 

NO3 - 0 mg/L

NO2 - 1 mg/L

GH - <3ºd

KH - 3ºd

pH - 6.8

 

Quanto à amónia, não tenho o teste, pois o orçamento de um estudante universitário é limitado, mas devo ainda arranjá-lo até ao fim da semana.

 

Agora a pergunta é a seguinte: Ontem fiz um TPA de 10%, mas ainda assim a água não está cristalina. O Filtro está com muitas impurezas na entrada de água e queria limpá-lo, pois está a funcionar à 2 semanas, limpo a esponja com água da torneira ou com água do aquário para não matar a colónia de bactérias? Tenho bionitrivec se for preciso para algo.

 

Agradeço sugestões, puxões de orelhas e esse tipo de coisas.

 

Amanha vou colocar umas pedras do rio para o Pangio se poder esconder, bem como as plantas que estão para chegar...

 

Cumprimentos!

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer parecer indelicado mas para que queres as nossas opiniões?Indicamos-te o bom caminho e em 2 dias metes 2 peixes?Ciclo do ozoto não é preciso?Ainda queres adicionar mais sem o ciclo :shocked028: volta a ler tudo de novo porque deves ter falhado a algo pelo meio.Para já não compres mais nenhum,já não é nada mau se eles não morrerem.Deixa fazer o ciclo e então podes adicionar 2 por semana.

 

 

Já agora aproveito para acrescentar...é ciclo do azoto meu caro...ciclo do ozoto nunca ouvi falar...

 

Para o OP, ciclo do azoto é a transformação que ocorre através da influencia de bactérias (chamadas desnitrificantes) do NH4 (amoniaco) em nitritos(NO2) e por fim nitratos (NO3), ou seja a transformação de um componente perigoso e venenoso em outro inocuo.

Se não houver uma proporção correcta da capacidade das bactérias que habitam o aquário de degradar a poluição gerada no mesmo (poluição leia-se, comida, dejectos e afins biologicos que sao factores geradores de NH4, amoniaco, que em termos leigos é simplesmente veneno para os nossos peixinhos) ocorrem situações complicadas que passam pelo mal estar geral dos peixes até á morte dos mesmos.

 

Por isso atenção,

ter utilisado Sera Nitrivec foi muito boa ideia, mas mesmo assim aconselho-te calma na adição de peixinhos, uma regra simples seria apenas alguns individuos de uma mesma espécie por semana.

 

Tudo isto claro na minha humilde opinião :(

Boa sorte com esse aquário e acima de tudo lembra-te que apesar do hobby unico que é (um hobby que lida com ecosistemas e manutenção de espécies vivas) o importante é teres gozo e amor ao teu aquário ou então não vale a pena ;).

 

EDIT: depois de ver os valores do teu aquário

 

Nao tens o ciclo do azoto devidamente iniciado, a presença de No2 mas a falta de No3, leia-se nitritos e nitratos respectivamente, indica que a cadeia do ciclo está quebrada, o ideal seria teres nitratos (no3) e pouquissimos ou nenhums Nitritos (no2), aconselho-te umas mudinhas de água (10% talvez de 3 em 3 dias) e nova adição de nitrivec.

Editado por PauloBris
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então agora fico baralhado, o Isménio diz que o ciclo está a andar e que devo estar para atingir o pico de nitritos, enquanto que o PauloBris diz que o ciclo está interrompido. Por tudo o que tenho lido até agora, e acreditem que tenho lido quase todos os tópico de água doce, acho que o Isménio tem razão. Vou fazer um TPA de 10% daqui a uns dias, e já comprei tetra aqua safe para não correr riscos. E também vou voltar a controlar os parâmetros todos. e posto novamente.

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.