Ajuda para novato...


z3r0_

Recommended Posts

Tudo depende de como sai a água da torneira.Se tivesse 50ppm de NO3 não significaria que o ciclo estaria completo,pois aqui sai assim da torneira :discuss_gathering: mas falta ai um pormenor bastante importante que é a amónia.Eu acredito que o ciclo esteja a andar.Mas com inquilinos apostaria em TPA's e adicionar após a TPA o Nitrivec para reforçar a colónia nitrificante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto.Se ele não meter alimento para a colónia nitrificante as bactérias podem morrer e ai parar o ciclo.Mas não me parece ser o caso,visto ele já ter lá 2 corys.Alimento não falta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nada expert.

Tenho aquario à 4 meses e só ha practicamente 3 é que tenho de água quente.

 

Nunca fiz os testes de amonia, de nitritos, nitratos etc.

 

Ate hoje so o de pH.

Nunca me morreu nenhum peixe!

O que fiz? Tinha 2 peixes de água fria, no aquario a ciclar.

Tiveram mais ou menos 1 mês lá.

As vantagens?

Tive a certeza que o ciclo estava feito. Nao morreu nenhum dos peixes.

E sobretudo porque passou mais de 1 mês até ter o aqua a funcionar apenas com peixes de água quente.

É claro que se queres ficar ja com tudo feito numa semana....

Secalhar isso nao fica muito bem feitinho pois claro.

Nao deves ter pressa, pressa é o grande inimigo da aquariofilia. Também ja a tive. E todos temos sempre. Mas há que controlar.

Se tens disponibilade financeira para os testes, porque nao esperar? E fazer tudo direitinho? Vais ter aquario durante tanto tempo, qual a pressa em ter o aqua completamente pronto em mais ou menos 1 semana ou 2 ?

As TPA's sempre fiz 20% semana ou 25%.

Quanto ao ciclo, eles têm razao e deves seguir o que eles dizem ; )

 

(penso que as corys nao vao morrer)

 

Espero ter ajudado.

 

Vai actualizando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou forçado a perguntar.

Que fizeste aos peixes de água fria?Aguentam na água quente até morrerem,ou já os meteste fora porque já fizeram a sua parte (ciclo do azoto)?Eu não sou nada adepto de andar a meter peixes para fazer o ciclo.Se há produtos e até mesmo só flocos faz isso,porque arriscar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

voltei a fazer o teste completo e aqui ficam os resultados. Concluo que o ciclo está a andar, pois os nitritos já estão a subir, bem como os nitratos. Adicionei 4 pés de Fetos de Java e ontem fiz um TPA de 10Litros.

 

NO3 - 100mg/L

NO2 - 10mg/L

GH - <3ºd

KH - 0ºd

pH - 6.4

 

Estou assustado com o valor dos nitritos, isto é normal?

 

Como achei os nitratos bastante altos fui fazer o teste à água da torneira, e aqui ficam os resultados:

 

NO3 - 0mg/L

NO2 - 0mg/L

GH - <3ºd

KH - 0ºd

pH - 6.5

 

Obrigado pela ajuda!

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã chega o limpador de areão. Apenas dou 1 daqueles flocos que se afunda por dia. Ainda hove volto a fazer um tpa, não vou ganhar para o aquasafe da tetra, quanto à amónia como faço anos na quarta, pode ser que chovam alguns euros para comprar o teste...

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a fazer um TPA de 15Litros!

 

EDIT: TPA 15L feito, adição de aquasafe da tetra para neutralizar cloro! Adição de água quente para não produzir alterações de temperatura. Peixes todos activos e a comer bem, supostamente bem de saúde. Recomendam adição de bionitrivec para colónia de bactérias?

 

Entendam que apenas quero o melhor para os meus peixes, se cometi algum "crime" em termos de aquariofilia era por pensar que estava a fazer o melhor para eles e não para inflingir sofrimento. As acções que tomo são ponderadas e racionais e vão de encontro a tudo o que tenho lido aqui acerca de aquariofilia!

 

Cumprimentos!

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizo o Quick Test da Sera! Mede pH, KH, gH, NO3 e NO2.

 

O problema é que estes testes e todos os outros são caros como o raio!

 

Obrigado Isménio!

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cometeste erro mas não foi por falta de aviso,é que fartamos-te de dizer para teres calma mas agora não adianta o que interessa é minimizar a asneira.

Faz com o Isménio te disse,TPA de 15L todos os dias para ver se o pico da amónia é mais suave e os peixes não sentem tanto.Adiciona as bactérias para ir reforçando o filtro e cuidado com a temperatura porque as corys não são muito adeptas de temperaturas altas.Se as tens só a eles podes optar por uma temperatura mais amena,tipo uns 26º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após TPA de 15L e adição de bionitrivec aqui ficam os valores:

 

NO3 - 50 mg/L

NO2 - Entre 1 e 5 mg/L

GH - <3ºd

KH - 3ºd

pH - 6.5~6.6

Temperatura - 26.5ºC

 

 

Amanha deve chegar o limpador de areão e vou limpar o aquário, logo seguido de TPA de 15L com adição de aquasafe e bionitrivec no fim.

 

Essa ideia de cortar as fitas é esplêndida! Duram o dobro!

 

Agora vou rumar ao estudo que amanhã há exame de Fenómenos de Transferência! ;)

 

Cumprimentos e obrigado!

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que esperar antes de fazer os testes,não podes fazer a TPA e de seguida os testes senão os valores não serão os correctos.Espera umas 3h ou então de preferência mede no dia seguinte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

fica uma actualização aos testes feitos:

 

NO3 - Entre 10 e 25 mg/L

NO2 - 0 mg/L

GH - <3ºd

KH - 3ºd

pH - 6.4

Temperatura - 26 ºC

 

Suponho que o ciclo foi terminado... Já não tenho nitritos. Eu sei que falta o teste da amónia, mas a ver se o vou comprar o mais rápido possível. Recomendam que faça uma TPA?

 

Como ontem foi dia de anos aqui do "je" ofereceram-me um betta. Agora tenho reparado que o bótia striata volta e meia vai investigar a barbatana linda do betta, tenho medo que lhe comece morder. Acham que devo devolver o bótia à loja?

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, mas também me sinto orgulhoso de mim próprio por ter conseguido ciclar sem perder nenhum peixito. Devo muito a este fórum isso é inegável Sei que fiz alguns erros, mas não se tornaram em erros graves.

 

Agora reparo que o filtro está todo sujo por dentro. E sei que mais semana menos semana vou ter que o limpar, agora põe se o eterno problema. Se o limpar bem, perco a colónia de bactérias e lá se vai o ciclo, se não o limpar a filtração vai ficar comprometida, mantendo a água do aquário poluída. O melhor mesmo não será comprar outro, e por a funcionar ao mesmo tempo para criar bactérias e depois limpar este?

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há necessidade disso.Em cada limpeza ao filtro limpas uma parte a fundo.Numa vez a esponja azul,noutra passas por água as cerâmicas para tirar o lixo maior e noutra a lã filtrante,eu até opto mesmo por trocar a lã filtrante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jorge, mas o meu filtro não é desses, é interno e apenas têm uma esponja e um compartimento com carvão activado! Daí que tenha pensado em adquirir outro filtro. E por falar em filtro, nunca meis me deu problemas a nível de escorregar do vidro...

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes pegar no carvão e trocar por cerâmicas :bs_quesexclaim:

Mesmo sendo interno dá para meter em cima uma esponja azul e depois lá filtrante e depois cerâmicas e depois se quiseres novamente esponja azul.Eu fiz isso num meu bastante pequeno.O carvão é bom se tiveres a tirar medicamentos do aquário porque de resto acho mais aconselhável as cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em águeda existe ao pé da Marques de Castilho,segundo me disseram :naughty:

Mas se eu tiver por cá algumas cerâmicas eu levo no sabado e o mesmo da esponja :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.