Primeiro Reef, Ajuda.


Bruno

Recommended Posts

Boa Noite

 

Ja tenho aquarios de agua doce desde de miudo, mas no momento que comecei a ver os vossos aquarios fiquei com o bichinho para montar um nano reef.

Dai venho pedir a vossa ajuda para me guiarem da melhor forma.

 

Este e setup que tenho em mente comprar. o movel vou buscar amanha ao ikea.

Aquario:60Ax60Cx45L mandar a vazer a medida, porque e a unica area disponivel que tenho livre.

Escumador Deltec 600MCE, o que acham?

Calha Jebo jm200c 1x150w hqi blue+2x24w t5 blue ?

Bombas Circulacao SunSun Jup 102 5000lh ou jup101 3000lh?

Aragonite Natures Ocean Bio-Activ 9kg e suficiente?

 

Cumps

Bruno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Ja tenho aquarios de agua doce desde de miudo, mas no momento que comecei a ver os vossos aquarios fiquei com o bichinho para montar um nano reef.

Dai venho pedir a vossa ajuda para me guiarem da melhor forma.

 

Este e setup que tenho em mente comprar. o movel vou buscar amanha ao ikea.

Aquario:60Ax60Cx45L mandar a vazer a medida, porque e a unica area disponivel que tenho livre.

Escumador Deltec 600MCE, o que acham?

Calha Jebo jm200c 1x150w hqi blue+2x24w t5 blue ?

Bombas Circulacao SunSun Jup 102 5000lh ou jup101 3000lh?

Aragonite Natures Ocean Bio-Activ 9kg e suficiente?

 

Cumps

Bruno Monteiro

 

Olá Bruno,

 

Vou contribuir com a minha modesta opiniao....

Aquário - se conseguires mais largura/profundidade tanto melhor. Um cubo de 60cm era preferivel.

Escumador - Não conheço pelo que não posso opinar

Calha iluminação - Não tenho referencias sobre a mesma.

Bombas circulação - São silenciosas. Tenho ambas num aqua de 120x50x40. No inicio coloquei 2 de 5.000l/h, uma em cada lateral viradas para a superfície e mesmo assim ainda remexiam o areão. Optei por colocar apenas uma de 5000 e uma de 3000. tenho uma circulação boa mas sem cavar o areão.

Areão - Apenas para tua referencia digo-te que tenho 25 kg de areão de coral e apenas deu para uma camada de +/- 4cm.

 

Abraço e boa sorte com o projecto.

 

AF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Esse setup parece-me muito bom. O escumador é dos melhores, a iluminação excelente, as bombas eficientes e a aragonite adequada para areão de 3cm de altura perfeitamente recomendado. Habitualmente nos salgados recomendam-se aquários compridos, largos e não muito altos. De qualquer forma, se essas dimensões são as disponíveis no espaço e os 60cm de altura não incomodarem para a manutenção do aqua, é sempre bom o volume de água extra. :Fade-color

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossa ajuda, o tamanho como vos disse estou limitado, porque ja tenho 1 aquario de 100x60x40 plantado e com discus e este ira ficar ao seu lado, no futuro quando mudar para uma casa maior ai sim irei montar duas piscinas,lol , daquia meia hora vou me por a caminho do ikea em espenha sevilha, sai me mais barato do que ir a lisboa. Prometo vos por fotografias da montagem e todo o seu processo de evolucao, e claro sempre com muita humildade a espera do vosso contributo para o meu inicio nos salgados.

 

Cumps

Bruno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, cheguei a pouco de espanha, movel ja esta, segunda feira vou pedir para fazer o aquario, esta semana tenho a mulher e filha fora de casa, por isso posso me dedicar a 100 por cento. Ainda nao mandei vir a calha ou o escumador, estou a espera de mais opinioes dos experts na materia.

Encontrei um escumador Deltec 600 mce no ebay por 130 libras estou indeciso em comprar em segunda mao ou novo, o que acham?

Desculpem nao por acentos nas palavras que escrevo e devido ao teclado ser ingles.

 

Cumps

Bruno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O MCE 600 se tiver muito uso, está a precisar de uma revisão na bomba, e em todas as borrachas do escumador, costumam fazer barulhos.

 

A calha irá dar-te problemas futuros, aliás creio que 98% das calhas JEBO vendidas em PT já deram problemas.....

 

No que requer há iluminação ( tipo e quantidade de lâmpadas ), acho que ficas bem servido.

 

Em relação há circulação, optava por 2 x 3000 lts/h.

 

Não vejo no teu SetUp o uso da Sump, esqueceste-te ou é-te impossível ter ? Caso fosse possível ter, era vantajoso em todos os aspectos.

 

Em relação ao substrato, eu usei no meu a variante Samoa Pink, que é muito boa. Poderás optar por outras, sendo que a Sugar Size, acho-a fina de mais, e qualquer peixe que remexa demasiado no fundo, nunca irás ter a água completamente cristalina.

 

Abraço e bom começo.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O MCE 600 se tiver muito uso, está a precisar de uma revisão na bomba, e em todas as borrachas do escumador, costumam fazer barulhos.

 

A calha irá dar-te problemas futuros, aliás creio que 98% das calhas JEBO vendidas em PT já deram problemas.....

 

No que requer há iluminação ( tipo e quantidade de lâmpadas ), acho que ficas bem servido.

 

Em relação há circulação, optava por 2 x 3000 lts/h.

 

Não vejo no teu SetUp o uso da Sump, esqueceste-te ou é-te impossível ter ? Caso fosse possível ter, era vantajoso em todos os aspectos.

 

Em relação ao substrato, eu usei no meu a variante Samoa Pink, que é muito boa. Poderás optar por outras, sendo que a Sugar Size, acho-a fina de mais, e qualquer peixe que remexa demasiado no fundo, nunca irás ter a água completamente cristalina.

 

Abraço e bom começo.

 

Boas, Joao obrigado pelos conselhos, ontem estive a pesquisar e vou optar por uma sump, tenho tado a ver c fazer uma, porque nao tenho qualquer tipo de experencia, o escumador nao sei qual comprar agora, para colocar na sump, a iluminacao se souberes uma melhor que possas recomendar agradecia, de momento estou a tratar um discu de uma amigo meu , numa cuba que montei hoje,estive na casa dele assim que vi o peixe deume imensa pena tinha cerca de uns 6 discus todos morreram,este que o trouce hoje para a minha casa ainda esta vivo mas muito mau estado, ja estive a tentar tirar um diagnostico mas nao esta facil, por hoje vou deixar o discu se ambientar , so pus fishtamin da sera e 4 folhas da amendoeira , amanha vou comecar tratamento com flagyl.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Existem várias calhas no mercado que são de longe melhores que a JEBO. É uma questão de marcas. Vai pesquisando.

 

Se realmente consegues ter Sump, melhor. Mais litros, mais trocas gasosas, mais espaço !

 

Escumadores tens de igual forma um leque muito variado.

 

A ver para o teu Aqua.:

 

- Deltec AP600

 

- Bubble Master160

 

- Aquamedic Multi SL

 

- Red Sea C-skim 1200 ou o Berlin X2

 

- Perfect Reef 150

 

 

Enumerei-te alguns dos que acho que te irão dar alguma margem de manobra, o que é sempre essencial.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Existem várias calhas no mercado que são de longe melhores que a JEBO. É uma questão de marcas. Vai pesquisando.

 

Se realmente consegues ter Sump, melhor. Mais litros, mais trocas gasosas, mais espaço !

 

Escumadores tens de igual forma um leque muito variado.

 

A ver para o teu Aqua.:

 

- Deltec AP600

 

- Bubble Master160

 

- Aquamedic Multi SL

 

- Red Sea C-skim 1200 ou o Berlin X2

 

- Perfect Reef 150

 

 

Enumerei-te alguns dos que acho que te irão dar alguma margem de manobra, o que é sempre essencial.

 

Abraço

 

Boas obrigado pela ajuda, vou tentar me decidir esta a noite qual o escumador, enquanto ao aquario aumentei para os 80Cx60Ax46.5L , o movel so tinha 60 de base, como nao tenho a familia em casa(mulher e filha)Barulho tico tico, pos maos a obra e aumentei a area do movel, o que me preocupa a mim e saber o equipamento necessario para a montar a sump, joao se for possivel me ajudares agradecia ,as medidas que posso ocupar por baixo do movel sao uns 50Cx35Ax30L ja com alguma espaco a volta.

 

Cumps

Bruno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então já tens a medida da Sump. ;)

 

Depois de veres qual o escumador a adquirir, pensa-se na disposição da Sump, pois de entre os escumdores, existem os de Re-circulação, que necessitam de ser alimentados ou pelo retorno ou por uma bomba há parte, e existem os " auto alimentados" em que uma bomba faz ambas as coisas.

 

Depois disso, pode-se projectar a sump da melhor maneira.

 

Equipamentos em sí, será apenas a bomba de Retorno, no aqua é que terás que fazer algumas modificações para fazeres a coluna seca, se ainda não fizeste o aqua ou mandas-te fazer, planeia tudo em papel primeiro e só depois avança para poupares nos erros....

 

Abraço

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então já tens a medida da Sump. :techi:

 

Depois de veres qual o escumador a adquirir, pensa-se na disposição da Sump, pois de entre os escumdores, existem os de Re-circulação, que necessitam de ser alimentados ou pelo retorno ou por uma bomba há parte, e existem os " auto alimentados" em que uma bomba faz ambas as coisas.

 

Depois disso, pode-se projectar a sump da melhor maneira.

 

Equipamentos em sí, será apenas a bomba de Retorno, no aqua é que terás que fazer algumas modificações para fazeres a coluna seca, se ainda não fizeste o aqua ou mandas-te fazer, planeia tudo em papel primeiro e só depois avança para poupares nos erros....

 

Abraço

 

joao vou tentar ainda hoje fazer o desenho para veres se esta correcta a sump, ja escolhi todo o material a calha mandei fazer na ramerezi 1 hqi 150w 2xt5 blue com 80 cm achas boa escolha?

Muito obrigado por ainda haver alguem desposto a ajudar.

 

 

Um abraco

Bruno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas este foi todo a material que mandei vir da undershop. o que achas?

 

1 x Densimentro 26cm + cilindro de medição

(entrega imediata) 17,75EUR

1 x Escumador Beast 1200P 247,93EUR

1 x Aquabee UP 2000 59,51EUR

2 x Nanostream 6025 103,16EUR

10 x Rocha morta Reef Plates kg 64,40EUR

1 x Tropic Eden Tonga Reefflakes 13,6 kg 42,14EUR

2 x Passamuros 1/2' para furo de 30mm 15,48EUR

1 x Tubo flexivel 1/2 14cm

 

 

Cumps

Bruno Momteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas este foi todo a material que mandei vir da undershop. o que achas?

 

1 x Densimentro 26cm + cilindro de medição

(entrega imediata) 17,75EUR

1 x Escumador Beast 1200P 247,93EUR

1 x Aquabee UP 2000 59,51EUR

2 x Nanostream 6025 103,16EUR

10 x Rocha morta Reef Plates kg 64,40EUR

1 x Tropic Eden Tonga Reefflakes 13,6 kg 42,14EUR

2 x Passamuros 1/2' para furo de 30mm 15,48EUR

1 x Tubo flexivel 1/2 14cm

 

 

Cumps

Bruno Momteiro

 

1 x Escumador Beast 1200P 247,93EUR

 

Pensoque fizeste mal escolher este escumador...o Deltec MCE600 é melhor! Além disso, conseguias um Deltec APF600 em 2ª mão por 250€ ( http://www.algareef.com/index.php/topic,232.0.html ).

 

Penso que devias cancelar esta compras, mas isso será contigo.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o quinzico, encontras melhor escumador usado e a bom preço!

 

Quando ao aquário, eu preferia fazer apenas um furo e coluna seca exterior do que coluna seca interior e ainda perderes €€ e espaço no aquario, para daqui uns tempos quereres mudar para um aqua maior...

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o quinzico, encontras melhor escumador usado e a bom preço!

 

Quando ao aquário, eu preferia fazer apenas um furo e coluna seca exterior do que coluna seca interior e ainda perderes €€ e espaço no aquario, para daqui uns tempos quereres mudar para um aqua maior...

 

 

Enquanto ao escumador ja cancelei a compra, o aquario ainda nao mandei fazer, mas vou optar pela a idea de fazer coluna seca por fora.

 

Tenho tado a tentar negociar um deltec apf 600 por 250 euros no algareef forum.

Mas material em segunda mao fico sempre com um pe atraz. Pode sempre ter sido modifcado ou trocado pecas.

O que acham o escumador do Henrique Silva?

 

Deltec APF 600

 

Deltec APF 600 This skimmer is the bigger brother of the AP600 model. The APF generates more air accordingly handles a higher water throughput. The cup and pipework on the APF are larger to cope with the extra waste output.

 

346,00 EUR

Cumps

Bruno Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu futuramente hei-de trocar o meu por um desses, se tivesse € agora e não precisa-se de adquirir mais nada ja era meu, mas como tenho algumas prioridades o meu MCE600 bomba muito bem e chega e sobra por agora.

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu futuramente hei-de trocar o meu por um desses, se tivesse € agora e não precisa-se de adquirir mais nada ja era meu, mas como tenho algumas prioridades o meu MCE600 bomba muito bem e chega e sobra por agora.

 

Olá Bruno,

 

até agora só tive 1 pequeno problema com artigos em 2ª mão, mas nada que não se conseguisse resolver. Os escumadores da Deltec são tão simples que dificilmente se fazem alterações.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.