FRONTOSA - ajuda por favor


manuelp

Recommended Posts

Olá amigos

 

Já tentei obter ajuda no tópico das doenças mas ninguém responde...também já tentei pesquisar mas não encontro a solução.

 

Apareceu uma especie de furunculo ou verruga por cima do olho direiro do meu Frontosa macho e não sei como o tratar. Tem +- 2mm e é esbranquiçado. O que devo fazer???

 

Alguém me pode ajudar??????? não quero perder este peixe porque o tenho há 3 anos e gosto muito dele.

 

obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos

 

Já tentei obter ajuda no tópico das doenças mas ninguém responde...também já tentei pesquisar mas não encontro a solução.

 

Apareceu uma especie de furunculo ou verruga por cima do olho direiro do meu Frontosa macho e não sei como o tratar. Tem +- 2mm e é esbranquiçado. O que devo fazer???

 

Alguém me pode ajudar??????? não quero perder este peixe porque o tenho há 3 anos e gosto muito dele.

 

obrigado a todos

 

 

Se meteres umas fotos ajudava, mas pela descrição deve ser tipo um parasita externo, eu uma vez apareceu-me num peixe o que fiz foi tirei o peixe do aquário e retirei aquilo com muito cuidado e o peixe safou-se, no meu caso era um bixinho tipo uma carraça mas aquática assim esbranquiçada\transparente como tu dizes. Adquiriste algum peixe recentemente? Esta dedoção que estou a fazer pode estar totalmente errada, mas umas fotos ajudava a descobrir o problema...

 

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta...mas o aqua está igual há vários meses, nem plantas nem peixes novos. os parametros da água estão bons...não sei o que será.......não parece um parasita parece mais um furunculo ou um fungo esquisito..quanto às fotos no fds vou colocar o peixe numa aqua mais pequeno e pedir ao meu irmão para tirar umas fotos........até lá será que alguém sabe o devo fazer??? preciso mesmo de ajuda porque adoro aquele peixe

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel,

 

Se não sabesmos do que se trata é dificil fazer recomendações.

A única que tenho para te dar é separar o peixe dos restantes. Caso se venha a confirmar ser um ectoparasita, convém fazer uma desparazitação a todo o aquário. Os parasitas podem encontrar-se enquistados e no teu caso podem ter desenquistado e aproveitado alguma pequena ferida que nesse local existisse (na maioria dos casos é conviniente/necessário fazer sempre um tratamento ao aquário, mesmo que colocando o peixe afectado em quarentena. Não nos podemos esquecer que é um sistema fechado!).

 

Vai "googlando" por doenças, pode ser que descubras algo.

 

Boa sorte,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos

 

Já tentei obter ajuda no tópico das doenças mas ninguém responde...também já tentei pesquisar mas não encontro a solução.

 

Apareceu uma especie de furunculo ou verruga por cima do olho direiro do meu Frontosa macho e não sei como o tratar. Tem +- 2mm e é esbranquiçado. O que devo fazer???

 

Alguém me pode ajudar??????? não quero perder este peixe porque o tenho há 3 anos e gosto muito dele.

 

obrigado a todos

não sei se te ajuda se for?

Notas Científicas

Tratamentos terapêuticos convencionais no controle do ectoparasita

Ichthyophtirius multifiliis em jundiá (Rhamdia quelen)

Paulo César Falanghe Carneiro(1), Marianne Schorer(1) e Jorge Daniel Mikos(1)

(1)Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), BR 376, Km 14, Caixa Postal 129, CEP 83010-950 São José dos Pinhais, PR. E-mail:

paulo.carneiro@pucpr.br, marianne_schorer@uol.com.br, jdmo2@pop.com.br

Resumo – O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de tratamentos convencionais no controle da infestação

do ictio no jundiá (Rhamdia quelen). Vinte alevinos (3–6 cm) foram estocados em 28 aquários (10 L) durante

192 horas e submetidos aos seguintes tratamentos: controle, formalina comercial (0,2 mL L-1), permanganato de

potássio (1,3 mg L-1), sulfato de cobre (0,63 mg L-1), sal comum (10 g L-1), verde de malaquita (0,05 mg L-1) e

elevação da temperatura para 32°C. O sulfato de cobre, o sal e a elevação da temperatura reduziram o número de

parasitas ao final do experimento, podendo ser utilizados como substitutos do verde de malaquita no controle do

ictio no jundiá.

Termos para indexação: ictio, banho terapêutico, temperatura.

Conventional therapeutic treatments on the control of the parasite

Ichthyophtirius multifiliis in Rhamdia quelen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel

Já respondi na sala das doenças…se espalhas o mesmo tópico por várias salas fica difícil de acompanhar…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel

Já respondi na sala das doenças…se espalhas o mesmo tópico por várias salas fica difícil de acompanhar…

 

Um abraço, até breve

 

 

Tens razão mas como ninguém respondia na outra sala, tentei nesta porque aqui sempre existe pessoal que tem Frontosas e poderia ajudar mais facilmente.....é que não quero mesmo perder o peixe e preciso de ajuda urgênte....seja como for agradeço a atenção das pessoas que estão a participar!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel acredita que mais do que já te disse para fazeres, só mesmo depois de ver uma foto que dê para ter uma ideia exacta do problema da Frontosa.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais