C02 start da Sera


Recommended Posts

vi a venda numa loja este sistema de fabricação de Co2 da Sera,por apenas 25 €, que se chama CO2 Start

 

acho que o C02 é libertado atraves de umas pastilhas de co2 que são introduzidas num recepiente de plastico que é colado ao vidro do aquario,que acham deste sistema,è fiavel? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quanto á eficácia do sistema...não sei, muitas das vezes é mais importante um aparelho que distribua correctamente o gás pelo aquário do que propriamente o sistema que o produz.

Em vez de gastares 25 euros, porque não tentas um sistema de CO2 caseiro? :lol:

Existem numerosas receitas, tanto no fórum como na net... :oops:

 

Básicamente precisas de:

-Garrafa ou garrafão

-Água

-Fermento de padeiro (leveduras vivas/liofilizadas)

-Açucar

-Tubagens e difusor

-Testes pH/kH para saber a % de CO2 dissolvido (não essencial)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

É só isso que é preciso?
Sim. 8)

Juntas a água, o fermento e o açucar dentro de uma garrafa, fazes umas ligações com tubos de ar e juntas um pequeno difusor numa das extremidades...voilá...dentro de alguns minutos tens as leveduras a transformar o açucar em energia, libertando CO2. :P

 

co2.jpg

 

Não é necessária nenhuma bomba?

 

Se tiveres a garrafa bem rolhada e isolada, a pressão realizada pela respiração das leveduras é suficiente para que o gás saia da garrafa e entre no aquário. 8):P

 

E qual é o mecanismo de regulação da quantidade de CO2 que entra no aquário?

 

Para regular a pressão do gás podes usar um regulador de pressão (uma peça de plástico pequenina), á venda em todas as lojas de peixitos.

Mas atenção! A injecção de CO2 requer alguns cuidados, nomeadamente o registo de pH-kH com regularidade e/ou muita atenção á respiração dos peixes! 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

=> Ingredientes:

 

Garrafa de plástico de 2 litros

 

Tubo de ar

 

 

Silicone

 

Fermento de Padeiro (Ex. Fermipan)

 

 

Açúcar

 

Bicarbonato de Sódio

 

 

Água

Pedra Difusora

 

 

 

=> Preparação

 

Furar a tampa de uma garrafa (garrafa esta que deve ser bem lavada antes de ser utilizada nesta receita) de 2 litros, bem no centro, de forma a que permita a passagem justa (muito justa) de um tubo de ar (daqueles que se usam nas bombas de ar).

 

A distribuição do tubo de ar deve ser feita de forma a colocar cerca de 6cm de tubo do lado que fica dentro da garrafa. A dimensão da outra parte do tubo varia consoante a distância entre o aquário e a garrafa. Depois de colocar o tubo é necessário vedar, através do silicone, a ligação do tubo com a tampa como se pode ver na imagem em baixo. Deixar secar bem.

 

 

 

Colocar 1,3 litros de água, sem cloro, num recipiente. Seguidamente dissolver bem 1 chávena e meia de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e finalmente uma colher de chá de fermento de padeiro na água. Colocar a solução dentro da garrafa, após o que a mesma deve ser fechada, com a tampa furada com o tubo de ar. O tubo não deve ficar em contacto com a solução dentro da garrafa, se isso se verificar deve-se então cortar o tubo de forma a que isso não aconteça.

 

É conveniente que a garrafa esteja a uma altura igual, ou superior ao nível da água do aquário, caso contrário deverá adquirir uma válvula de segurança de forma a evitar o efeito sifão. O outro lado do tubo deve ser colocado dentro do aquário, o mais perto do fundo possivel, de forma a que o CO2 seja mais facilmente absorvido. De forma a obter bolhas o mais pequenas possiveis recomendo a utilização de uma pedra difusora.

 

Ao fim de uma hora, ou pouco mais, começam a surgir as primeiras bolhas de CO2 no aquário.

 

O tempo de duração do CO2, com os valores para a garrafa de 2 litros, é de cerca de 4 semanas. Ao fim desse tempo (quando já não sairem mais bolhinhas através da pedra difusora) basta repetir a mistura dos ingredientes para obter mais CO2.

 

=> Quantidades para outras garrafas:

 

Garrafa de 1,5 litros: 1 litro de água, 1 chávena de chá de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento de padeiro.

Garrafão de 5 litros: 3 litros de água, 2 chávenas de chá de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento de padeiro.

 

=> Observações:

 

Quando se pretende aplicar CO2 num aquário devem-se efectuar medições de pH e do próprio CO2 para acompanhar a evolução da situação.

Também é preciso ter em atenção que não deverão existir bolhinhas de ar no aquário (provenientes de equipamento de filtragem) pois estas irão "empurrar" o CO2 para fora do aquário.

 

retirado de http://joaocb.planetaclix.pt/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para regular a pressão do gás podes usar um regulador de pressão (uma peça de plástico pequenina), á venda em todas as lojas de peixitos.

Mas atenção! A injecção de CO2 requer alguns cuidados, nomeadamente o registo de pH-kH com regularidade e/ou muita atenção á respiração dos peixes!  :shock:  

 

Essa peça de plástico é daquelas que se põe nos tubos de ar para regular a quantidade de bolinhas de ar que são injectadas nos aquários com as bombas de ar? Se bem me lembro, rodava-se uma coisa e assim regulava-se a quantidade de ar que borbulhava pela pedra difusora...

 

Quanto aos cuidados a ter com a injecção do CO2, podes ser mais específico? Suponho que não convenha o pH descer muito, não é? E o CO2 também não pode estar em excesso, senão, mato os peixes, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante o dia, o co2 nunca está em excesso porque as plantas dão conta dele! O problema é de noite! Tem 3 hipóteses:

 

1- Se vires que os peixes não têm problema, deixas estar tudo como de dia.

2- Se vires que os peixes ficam com respiração ofegante e vêm muito à superfície, tiras a pedra do co2.

3- Se vires que os peixes ficam com respiração ofegante e vêm muito à superfície, montas eu sistema automático com uma bomba de ar, que funcione enquanto a luz está desligada.

 

São as soluçoes! Eu opto pela terceira e última hipótese!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelos esclarecimentos,mas eu já conhecia esse sitema caseiro de Co2,mas a minha questão inicial não foi essa. :twisted:

 

Eu só pus este tópico aqui pra me esclarecerem sobre esse produto da Sera,e agradecia que alguem que soubesse, me desse informações sobre esse sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só pus este tópico aqui pra me esclarecerem sobre esse produto da Sera,e agradecia que alguem que soubesse, me desse informações sobre esse sistema.

 

É caríssimo em relação à solução caseira, é menos eficaz que a solução caseira, as recargas são dispendiosas e esteticamente retira naturalidade ao aquário.

 

Opte por uma solução caseira, consulte o seguinte tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394

 

Note que a injecção de CO2 tem consequências: cuidado com o nível do pH, tenha o cuidado de não injectar durante a noite, não bloqueie a saída de CO2 da garrafa (perigo de rebentamento), etc.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.