CORYDORA PALEATUS - URGENTE


Lígia Carvalhal

Recommended Posts

Tenho um aquário com 6 corydoras paleatus e 6 tetra neons pretos. Uma das corys apareceu com íctio a semana passada e comecei o tratamento com Costapur. No 1º dia deitei metade das gotas indicadas e no 3º dia repeti a dose. Como os pontos brancos desapareceram e os outros habitantes pareciam bem, não repeti no 5º e 7º dias, pois o medicamento indicava que só nos casos mais graves se deveria repetir as doses. Ao 5º dia fiz uma TPA de 20%. Hoje (7º dia após o início do tratamento), a mesma cory voltou a aparecer com alguns pontos brancos nas barbatanas, e alguns dos néons também. Desta vez aumentei a temperatura em 2º graus (habitualmente está a 25º) e voltei a deitar as gotas de Costapur.

 

Como houve reincidência da doença, agradecia a vossa opinião sobre:

 

1. A que temperatura posso pôr a água, tendo em conta que estas corys não suportam temperaturas altas;

 

2. Quantos dias deverei fazer o tratamento, 1º e 3º ou também 5º e 7º; receio que seja demasiado.

 

3. Quando deverei fazer de novo TPA's e de que percentagem.

 

Obrigada

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes elevar a temperatura até aos 28ºC durante uma semana, sem grandes problemas. Isso vai aomentar o matabolismo das corys, pelo que deves aumentar um pouco a ração diaria.

As TPAs, deves faze-las 75% diariamente, com agua à mesma temperatura, durante uma semana.

Se fizeres essas TPAs e as corydoras se alimentarem, escusas de utilizar medicamentos.

 

Cmprts,

Luis.Dais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís

 

Vou aumentar a temperatura para os 28º. Quanto às TPA's, esqueci-me de dizer que o aquário é de 60 cm, tem só 45 litros. TPA's diárias de 75% dá 30 litros, o que quer dizer que vou tirar todos os dias quase toda a água do aquário. É isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A nivel do medicamento não o conheço mas tens que tomar em atenção que alguns medicamentos quando administratos podem matar a colónia de bacterias do filtro prejudicanto assim a estabilidade do aquario. Tens o peixe separado de todos os outros ou estás a fazer o tratamento mesmo ao aquário comunitário !? a nivel dos 75 % de água penso que o luis tem razão, temos que tirar um pouco mais de 50 % da água para tentar eleminar a bactéria que neste caso é o ictio e aumentar a temperatura gradualmente.

 

Cumps.

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís

 

Vou aumentar a temperatura para os 28º. Quanto às TPA's, esqueci-me de dizer que o aquário é de 60 cm, tem só 45 litros. TPA's diárias de 75% dá 30 litros, o que quer dizer que vou tirar todos os dias quase toda a água do aquário. É isso?

Oi,

 

Tira 2/3 da agua. O areão não conta.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais