Novo aqua-terrário de bombinas


Recommended Posts

Boas,

 

Recentemente adquiri um casal de Scaphiophryne marmorata que me fez montar mais um terrário, levando à mudança de casa das bombinas.

 

Montei este aqua-terrário num tanque de 60x40x40, que tinha servido de casa às kassinas e que estava destinado a um biótopo para Sesarma bidens, mas à primeira vista das S. marmorata, mudei de ideias.

 

 

Está plantado apenas com musgo (comprado na praça na época do natal) e uma espécie de Cryptanthus que ainda não identifiquei pelo mau estado em que as comprei (estavam verdes e secas e só agora começaram a adquirir cor) na zona terrestre, e Taxiphyllum barbieri e eleocharis acicularis na zona aquática.

 

As zonas terrestres foram feitas em caixas tipo tupperware, que foram "disfarçadas" utilizando silicone castanho e "óstias" de poliestireno espandido tipo esferovite - desta vez achei que escurecer espuma de poliuretano iria levar mais tempo que o que tinha disponível pelo que optei por esta ténica mais grosseira

 

Aqui ficam as fotos

 

 

Chamo-lhe "O shire", tentei montá-lo à imagem de uma paisagem terrestre de planícies. Penso que quando o musgo crescer e compactar vai ficar interessante. Foi a minha primeira montagem em que tentei trazer técnicas de aquascaping para "landscaping"

 

30-12.jpg

 

shire2.jpg

 

shire1-1.jpg

 

E os habitantes já bem instalados

 

Image9-3.jpg

 

Image10-1.jpg

 

Image11.jpg

 

Espero que gostem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao,

 

Muito interessante o teu projecto.

 

Gostei de ver!

 

Tens alguma filtragem na agua?

 

Pergunto isso por causa da pelicula branca, que para a fotografia deu um efeito espectacular, tipo nevoeiro á beira rio ao amanhecer... :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é o musgo do presépio?

 

Boa utilização.

 

Eu não posso ver estas coisas...

 

Qualquer dia a Maria proíbe-me de vir ao forum...

 

Já me apetece montar um desses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ norby

 

Ainda bem norby, bem bastam as chatisses do dia a dia...

 

Venho aqui para aprender, actualizar, brincar...e rir...claro.

 

Abraço.

 

 

@ Joaoavo

 

Tens um fogger a criar essa neblina?

 

Podes explicar melhor? preço. etc.

 

E quando puderes, mais umas fotos...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Peço desculpa pela demora, mas tenho chegado a casa a estas horas.

 

Em relação as perguntas, o musgo utilizado é mesmo daquele que se compra para o presépio, na altura a minha namorada comprou e eu "gamei" um bocado do tapete e utilizei nos meus terrários todos, e até agora está a dar-se bem.

 

Essa neblina é feita com o fogger. Meto-o dentro de água e ele gera o nevoeiro por vibração de uma membrana (do tamanho de uma moeda de cêntimo). A eficácia está dependente da dureza e sujidade da água, o ideal será utilizar água destilada. Mas aquilo dissipa água a uma velocidade de 100 mL em 30 minutos mais ou menos, por isso colocá-lo num recipiente à parte era trabalhoso. Por isso optei por meter na própria água do terrário e os resultados são satisfatórios.

O preço ronda os 40€ pelo menos para os da Exoterra. Creio que há uns mais baratos no chineses mas não procurei, porque com o tempo é necessário trocar a membrana e pelo menos sei que os da exoterra vendem em separado e para além disso foi-me oferecido. :)

 

Se estão com vontade de montar um, força, é bastante simples e manter bombinas é muito fácil. Os únicos cuidados prendem-se com a alimentação, precisam de comida viva e de um suplemento vitamínico/cálcio. A limpeza do terrário que eu realizo resume-se a uma troca total de água semanal e a troca de substrato de mês a mês ou de 2 em 2 meses. Tenho um filtro na água que so ligo umas horas ao fim do dia, porque elas preferem águas paradas.

 

Aconselho-as vivamente

 

PS-coloco mais fotos amanhã

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Recentemente adquiri um casal de Scaphiophryne marmorata que me fez montar mais um terrário, levando à mudança de casa das bombinas.

 

Montei este aqua-terrário num tanque de 60x40x40, que tinha servido de casa às kassinas e que estava destinado a um biótopo para Sesarma bidens, mas à primeira vista das S. marmorata, mudei de ideias.

 

 

Está plantado apenas com musgo (comprado na praça na época do natal) e uma espécie de Cryptanthus que ainda não identifiquei pelo mau estado em que as comprei (estavam verdes e secas e só agora começaram a adquirir cor) na zona terrestre, e Taxiphyllum barbieri e eleocharis acicularis na zona aquática.

 

As zonas terrestres foram feitas em caixas tipo tupperware, que foram "disfarçadas" utilizando silicone castanho e "óstias" de poliestireno espandido tipo esferovite - desta vez achei que escurecer espuma de poliuretano iria levar mais tempo que o que tinha disponível pelo que optei por esta ténica mais grosseira

 

Aqui ficam as fotos

 

 

Chamo-lhe "O shire", tentei montá-lo à imagem de uma paisagem terrestre de planícies. Penso que quando o musgo crescer e compactar vai ficar interessante. Foi a minha primeira montagem em que tentei trazer técnicas de aquascaping para "landscaping"

 

30-12.jpg

 

shire2.jpg

 

shire1-1.jpg

 

E os habitantes já bem instalados

 

Image9-3.jpg

 

Image10-1.jpg

 

Image11.jpg

 

Espero que gostem

 

Boas.

Eu não percebo nada de rãs mas o habitate esta muito bem conseguido.

Gosto muito

Parabens

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.